Robert Mueller ameaça intimar Trump caso recuse ser interrogado

The White House / Wikimedia

O Procurador Especial do Departamento da Justiça dos EUA, Robert Mueller

O procurador especial que está a investigar a alegada ingerência russa nas presidenciais de 2016 ameaçou intimar o Presidente dos EUA, caso este se recuse a ser interrogado.

De acordo com o Washington Post, Robert Mueller ameaçou a equipa jurídica do Presidente dos EUA com uma intimação caso este se recuse a responder às suas perguntas.

A ameaça terá acontecido a 5 de março, na última reunião entre o procurador especial que está a investigar a alegada ingerência russa nas eleições presidenciais de 2016 e os advogados de Donald Trump.

Um dos advogados que liderava a equipa jurídica do chefe de Estado, John Dowd, e que se demitiu duas semanas depois deste encontro, foi uma das pessoas que revelou a conversa ao jornal norte-americano.

“Isto não é um jogo. Estão a atrapalhar o trabalho do Presidente dos EUA”, disse na altura.

Segundo o Observador, depois desta reunião, a equipa de Mueller concordou em conceder mais informação sobre as perguntas que seriam feitas em caso de interrogatório, o que envolveu dar aos advogados do Presidente uma lista com as 49 questões que o procurador gostaria de fazer a Trump.

Esta lista, que foi inicialmente publicada pelo New York Times, já provocou a ira do Presidente dos EUA que, no Twitter, considerou “vergonhoso” que as questões sobre a “caça às bruxas russa” já tenham chegado aos media.

Nenhuma pergunta sobre ingerência. Parece-me muito difícil obstruir a justiça num crime que nunca aconteceu!”, acrescentou Trump na mesma rede social.

Robert Mueller foi contratado há um ano pelo Governo norte-americano para investigar a alegada ingerência russa nas eleições que deram a vitória a Donald Trump em novembro de 2016 e as possíveis ligações entre a sua campanha e o Kremlin.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

André Ventura: "Rui Rio nunca será primeiro-ministro" sem o Chega no Governo

André Ventura diz que Rui Rio nunca será primeiro-ministro se o Chega não entrar no Governo. Quanto às presidenciais, espera ir a uma segunda volta com Marcelo Rebelo de Sousa. Em entrevista ao programa 'Hora …

Bélgica permite ajuntamentos de quatro pessoas no Natal, desde que no jardim (mas só um pode ir à casa de banho)

Após semanas com números de números muito elevados, no que diz respeito a infeções e mortes por covid-19, o governo belga já tomou decisões para o Natal e permitiu o ajuntamento de quatro pessoas para …

Base militar romana encontrada em campo de milho na Sérvia

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma base militar romana num terreno de milho na Sérvia. Os investigadores fizeram a descoberta a cerca de um metro de profundidade sob o milheiral. Os especialistas estavam a trabalhar na …

Novas tabelas do IRS. Salários e pensões até 686 euros isentos de retenção na fonte

O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS em 2021 vai aumentar para 686 euros mensais, subindo 27 euros face ao limite de 2020, segundo as novas tabelas de retenção …

Governo não deverá proibir circulação entre concelhos a 24 e 25 de dezembro

O Governo não vai aplicar as restrições à circulação entre concelhos na véspera e dia de Natal. Esta é uma das medidas em cima da mesa que o Conselho de Ministros vai discutir esta sexta-feira. O …

IA prevê a estrutura de uma proteína e supera um dos maiores desafios da biologia

Um sistema de Inteligência Artificial desenvolvido pela DeepMind, empresa britânica detida pela Google, conseguiu superar um dos maiores desafios da biologia ao prever com precisão a estrutura de uma proteína a partir de apenas a …

Novo estado de emergência. Especialistas voltam a reunir no Infarmed, Marcelo recebe partidos

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltam a reunir-se esta quinta-feira para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

A tríade Mendes-Fosun-Wolves. O quid pro quo que pode estar perto do fim

A ligação entre Jorge Mendes, a Fosun e o Wolverhampton há muito que é contestada. Agora, pode estar perto do fim graças a novos regulamentos para agentes de jogadores. As participações sociais da Gestifute S.A. e …

Greve de fome. Ljubomir Stanisic assistido no hospital, Governo desmente recusa em receber manifestantes

O chef Ljubomir Stanisic, um dos rostos do movimento "A Pão e Água" e que estava há seis dias a fazer greve de fome em frente ao parlamento, foi na quarta-feira transportado para o Hospital …

"Não tenhamos ilusões". Marcelo alerta que o processo de vacinação vai levar muitos meses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou esta quarta-feira que o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal vai levar "muitos meses", apelando aos portugueses para não baixarem a guarda. “Não tenhamos ilusões, …