Mudar de casa durante a gravidez pode ser perigoso para o bebé

Está grávida e a pensar mudar de casa? Um novo estudo sugere que, em alguns casos, a mudança de residência durante este período pode aumentar o risco de parto prematuro.

Os investigadores analisaram dados de mais de 100.000 mulheres grávidas no estado de Washington, nos Estados Unidos, e descobriram que as mulheres que se mudaram durante o primeiro trimestre de gravidez tinham 42% mais probabilidade de dar à luz prematuramente (antes das 37 semanas) e 37% mais probabilidade de ter um bebé com peso abaixo da média, em comparação com as grávidas que não mudaram de habitação.

O artigo científico, publicado no dia 30 de julho no Journal of Epidemiology and Community Health, é um dos primeiros a analisar a ligação entre a mudança para um novo lar e os desfechos prejudiciais do parto.

Ainda assim, é de salientar que o estudo encontrou apenas uma associação e não prova que a movimentação causa parto prematuro ou outros desfechos prejudiciais. Pode haver outros fatores que os cientistas levaram em conta nesta investigação, como o motivo da mudança, por exemplo, que pode afetar o bebé.

“O nosso estudo é um bom primeiro passo para identificar a mudança como um fator de risco potencial que vale a pena pesquisar com mais profundidade, mas acho que não sabemos o suficiente neste momento” para fazer recomendações, disse Julia Bond, do Departamento de Epidemiologia na Escola de Saúde Pública da Universidade de Washington, ao Live Science.

Ainda assim, a cientista aconselhou as grávidas a discutir um potencial fator de stress, como a mudança de casa, com a sua equipa médica.

Segundo os investigadores, são vários os fatores associados a uma mudança de residência que podem afetar o bebé e a mãe, incluindo interrupções na assistência médica durante esse período, tensão física ou stress emocional.

Independentemente disso, “perguntar aos pacientes se têm intenções de mudar de casa e usar isso como uma oportunidade para os aconselhar sobre técnicas de mitigação do stress e continuação de cuidados pode ser benéfico”, escreveram os autores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …