Mudar de casa durante a gravidez pode ser perigoso para o bebé

Está grávida e a pensar mudar de casa? Um novo estudo sugere que, em alguns casos, a mudança de residência durante este período pode aumentar o risco de parto prematuro.

Os investigadores analisaram dados de mais de 100.000 mulheres grávidas no estado de Washington, nos Estados Unidos, e descobriram que as mulheres que se mudaram durante o primeiro trimestre de gravidez tinham 42% mais probabilidade de dar à luz prematuramente (antes das 37 semanas) e 37% mais probabilidade de ter um bebé com peso abaixo da média, em comparação com as grávidas que não mudaram de habitação.

O artigo científico, publicado no dia 30 de julho no Journal of Epidemiology and Community Health, é um dos primeiros a analisar a ligação entre a mudança para um novo lar e os desfechos prejudiciais do parto.

Ainda assim, é de salientar que o estudo encontrou apenas uma associação e não prova que a movimentação causa parto prematuro ou outros desfechos prejudiciais. Pode haver outros fatores que os cientistas levaram em conta nesta investigação, como o motivo da mudança, por exemplo, que pode afetar o bebé.

“O nosso estudo é um bom primeiro passo para identificar a mudança como um fator de risco potencial que vale a pena pesquisar com mais profundidade, mas acho que não sabemos o suficiente neste momento” para fazer recomendações, disse Julia Bond, do Departamento de Epidemiologia na Escola de Saúde Pública da Universidade de Washington, ao Live Science.

Ainda assim, a cientista aconselhou as grávidas a discutir um potencial fator de stress, como a mudança de casa, com a sua equipa médica.

Segundo os investigadores, são vários os fatores associados a uma mudança de residência que podem afetar o bebé e a mãe, incluindo interrupções na assistência médica durante esse período, tensão física ou stress emocional.

Independentemente disso, “perguntar aos pacientes se têm intenções de mudar de casa e usar isso como uma oportunidade para os aconselhar sobre técnicas de mitigação do stress e continuação de cuidados pode ser benéfico”, escreveram os autores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …

Beber chá e falar sobre o fim da vida. Nem a pandemia acabou com os Cafés da Morte

Os Cafés da Morte são locais especialmente criados para beber chá, comer bolos e falar sobre o fim da vida. Porém, com a pandemia e a morte a ocupar os pensamentos de todos, será que …