Mudar de casa durante a gravidez pode ser perigoso para o bebé

Está grávida e a pensar mudar de casa? Um novo estudo sugere que, em alguns casos, a mudança de residência durante este período pode aumentar o risco de parto prematuro.

Os investigadores analisaram dados de mais de 100.000 mulheres grávidas no estado de Washington, nos Estados Unidos, e descobriram que as mulheres que se mudaram durante o primeiro trimestre de gravidez tinham 42% mais probabilidade de dar à luz prematuramente (antes das 37 semanas) e 37% mais probabilidade de ter um bebé com peso abaixo da média, em comparação com as grávidas que não mudaram de habitação.

O artigo científico, publicado no dia 30 de julho no Journal of Epidemiology and Community Health, é um dos primeiros a analisar a ligação entre a mudança para um novo lar e os desfechos prejudiciais do parto.

Ainda assim, é de salientar que o estudo encontrou apenas uma associação e não prova que a movimentação causa parto prematuro ou outros desfechos prejudiciais. Pode haver outros fatores que os cientistas levaram em conta nesta investigação, como o motivo da mudança, por exemplo, que pode afetar o bebé.

“O nosso estudo é um bom primeiro passo para identificar a mudança como um fator de risco potencial que vale a pena pesquisar com mais profundidade, mas acho que não sabemos o suficiente neste momento” para fazer recomendações, disse Julia Bond, do Departamento de Epidemiologia na Escola de Saúde Pública da Universidade de Washington, ao Live Science.

Ainda assim, a cientista aconselhou as grávidas a discutir um potencial fator de stress, como a mudança de casa, com a sua equipa médica.

Segundo os investigadores, são vários os fatores associados a uma mudança de residência que podem afetar o bebé e a mãe, incluindo interrupções na assistência médica durante esse período, tensão física ou stress emocional.

Independentemente disso, “perguntar aos pacientes se têm intenções de mudar de casa e usar isso como uma oportunidade para os aconselhar sobre técnicas de mitigação do stress e continuação de cuidados pode ser benéfico”, escreveram os autores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …