MP desvalorizou indícios de maus tratos contra menino que morreu na Guarda

55Laney69 / Flickr

A mãe da criança de 7 anos que morreu no sábado, na Guarda, depois de cair de um terceiro andar, está acusada dos crimes de violência doméstica e de exposição ou abandono. O alerta dado às autoridades por uma tia do rapaz acabou arquivado, em Julho passado.

João Maria tinha 7 anos e morreu, depois de ter caído de um terceiro andar, num prédio na Guarda, numa altura em que estava sozinho em casa.

Um desfecho trágico para uma situação de violência doméstica e de negligência que tinha sido sinalizada por uma tia da criança, em Abril passado, com uma queixa na PSP, conforme refere o jornal Público.

O diário aponta que a Polícia Judiciária recolheu “testemunhos de abandono e de agressões físicas e psicológicas”.

O pai da criança, um militar da GNR, suicidou-se, há cerca de seis meses, enforcando-se dentro do Comando Territorial da Guarda. E a mãe, empregada de limpezas no Instituto Politécnico da Guarda, “com frequência dava sinais de embriaguez“, refere o Público.

Não garantiria alimentação saudável ao filho, nem lhe daria o medicamento para o défice de atenção e hiperactividade, nem lhe prestaria a atenção devida”, aponta o jornal.

Mas apesar dos indícios, o Ministério Público arquivou o processo, em Julho passado, após auscultar “duas ou três testemunhas”, aponta o Público.

Nesta segunda-feira, o Tribunal da Guarda indiciou a mãe da criança pelo crime reiterado de exposição ou abandono e pelo crime de violência doméstica.

No dia em que morreu, a criança terá estado ao cuidado do irmão de 24 anos, empregado fabril, que, como tinha de ir trabalhar, pediu à namorada para ir buscar João Maria para almoçar.

A namorada deu o almoço ao menino e ficou com ele até ter que ir ao salão onde trabalhava como esteticista para atender uma cliente, a cerca de 150 metros da casa onde se deu a queda.

“A rapariga ainda o conduziu até casa, mas a mãe não abriu a porta, nem atendeu o telefone”, aponta o Público. Assim, acabou por deixá-lo sozinho e trancado no seu apartamento e está, agora, indiciada pelo crime de exposição ou abandono.

Acredita-se que a criança terá tentado sair do apartamento para ir a uma festa de aniversário que tinha naquela tarde, acabando por falecer em virtude da queda do terceiro andar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam algoritmo para identificar covid-19 a partir do som da tosse

Investigadores de vários países criaram um algoritmo que afirmam poder identificar se uma pessoa tem covid-19 a partir do som da sua tosse. Cientistas do México, Estados Unidos, Espanha e Itália, liderados por uma equipa do …

Para proteger o fundo do mar, novo sistema permite atracar vários barcos com uma só "âncora"

Quando vários barcos se amontoam numa enseada durante a noite, cada um deles lança uma âncora que pode potencialmente danificar os corais e a vida marinha no fundo do mar. O sistema Seafloat foi criado …

Japão e Estados Unidos assinam acordo de cooperação para exploração da Lua

O Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão e a agência espacial dos Estados Unidos (NASA) assinaram um acordo de colaboração entre os dois países no programa Artemis, para a exploração da …

Washington Redskins mudam de nome por ser considerado racista

A equipa de futebol americano, até aqui denominada de Washington Redskins, vai abandonar essa designação, considerada de teor racista, para designar nativos da América do Norte. Em comunicado, a equipa de Washington explicou que, depois de uma …

Flores precisaram de cerca de 50 milhões de anos para se tornarem o que são hoje

As plantas com flor evoluíram há cerca de 100 milhões de anos, mas precisaram de outros 50 milhões de anos para diversificar e tornarem-se aquilo que são hoje, sugere uma equipa de investigadores. Os cientistas documentaram …

Estudo sugere que imunidade à covid-19 pode desaparecer em poucos meses

A imunidade adquirida por anticorpos após a cura da covid-19 pode desaparecer em alguns meses, o que poderá complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz a longo prazo, sugere um estudo britânico divulgado esta segunda-feira. "Este …

60 anos depois, já se sabe o que aconteceu aos 9 russos que desapareceram na Montanha da Morte

Passados 61 anos, o mistério da morte de nove esquiadores russos que faziam uma caminhada pelos Montes Urais, perto da chamada Montanha da Morte, foi finalmente resolvido. Em 1959, nove viajantes russos que faziam uma caminhada …

Médicos Sem Fronteiras é "institucionalmente racista", acusam atuais e ex-colaboradores

Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é "institucionalmente racista" e reforça o colonialismo e a supremacia branca no trabalho humanitário que pratica. Na …

Empresa culpada pela crise de opioides fez contribuições políticas após declarar falência

A Purdue Pharma, empresa culpada pela crise de opioides nos Estados Unidos, fez contribuições políticas após ter sido processada e declarado falência. Os opioides são usados para aliviar a dor, mas também provocam uma sensação exagerada …

Norte-americano morre após ir a festa para provar que a covid-19 é uma farsa

Um norte-americano de 30 anos, de San Antonio, no estado do Texas, morreu de covid-19 depois de ir a uma festa para provar que a doença era uma farsa, informou a media local. O homem foi …