MP desvalorizou indícios de maus tratos contra menino que morreu na Guarda

55Laney69 / Flickr

A mãe da criança de 7 anos que morreu no sábado, na Guarda, depois de cair de um terceiro andar, está acusada dos crimes de violência doméstica e de exposição ou abandono. O alerta dado às autoridades por uma tia do rapaz acabou arquivado, em Julho passado.

João Maria tinha 7 anos e morreu, depois de ter caído de um terceiro andar, num prédio na Guarda, numa altura em que estava sozinho em casa.

Um desfecho trágico para uma situação de violência doméstica e de negligência que tinha sido sinalizada por uma tia da criança, em Abril passado, com uma queixa na PSP, conforme refere o jornal Público.

O diário aponta que a Polícia Judiciária recolheu “testemunhos de abandono e de agressões físicas e psicológicas”.

O pai da criança, um militar da GNR, suicidou-se, há cerca de seis meses, enforcando-se dentro do Comando Territorial da Guarda. E a mãe, empregada de limpezas no Instituto Politécnico da Guarda, “com frequência dava sinais de embriaguez“, refere o Público.

Não garantiria alimentação saudável ao filho, nem lhe daria o medicamento para o défice de atenção e hiperactividade, nem lhe prestaria a atenção devida”, aponta o jornal.

Mas apesar dos indícios, o Ministério Público arquivou o processo, em Julho passado, após auscultar “duas ou três testemunhas”, aponta o Público.

Nesta segunda-feira, o Tribunal da Guarda indiciou a mãe da criança pelo crime reiterado de exposição ou abandono e pelo crime de violência doméstica.

No dia em que morreu, a criança terá estado ao cuidado do irmão de 24 anos, empregado fabril, que, como tinha de ir trabalhar, pediu à namorada para ir buscar João Maria para almoçar.

A namorada deu o almoço ao menino e ficou com ele até ter que ir ao salão onde trabalhava como esteticista para atender uma cliente, a cerca de 150 metros da casa onde se deu a queda.

“A rapariga ainda o conduziu até casa, mas a mãe não abriu a porta, nem atendeu o telefone”, aponta o Público. Assim, acabou por deixá-lo sozinho e trancado no seu apartamento e está, agora, indiciada pelo crime de exposição ou abandono.

Acredita-se que a criança terá tentado sair do apartamento para ir a uma festa de aniversário que tinha naquela tarde, acabando por falecer em virtude da queda do terceiro andar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …