MP desvalorizou indícios de maus tratos contra menino que morreu na Guarda

55Laney69 / Flickr

A mãe da criança de 7 anos que morreu no sábado, na Guarda, depois de cair de um terceiro andar, está acusada dos crimes de violência doméstica e de exposição ou abandono. O alerta dado às autoridades por uma tia do rapaz acabou arquivado, em Julho passado.

João Maria tinha 7 anos e morreu, depois de ter caído de um terceiro andar, num prédio na Guarda, numa altura em que estava sozinho em casa.

Um desfecho trágico para uma situação de violência doméstica e de negligência que tinha sido sinalizada por uma tia da criança, em Abril passado, com uma queixa na PSP, conforme refere o jornal Público.

O diário aponta que a Polícia Judiciária recolheu “testemunhos de abandono e de agressões físicas e psicológicas”.

O pai da criança, um militar da GNR, suicidou-se, há cerca de seis meses, enforcando-se dentro do Comando Territorial da Guarda. E a mãe, empregada de limpezas no Instituto Politécnico da Guarda, “com frequência dava sinais de embriaguez“, refere o Público.

Não garantiria alimentação saudável ao filho, nem lhe daria o medicamento para o défice de atenção e hiperactividade, nem lhe prestaria a atenção devida”, aponta o jornal.

Mas apesar dos indícios, o Ministério Público arquivou o processo, em Julho passado, após auscultar “duas ou três testemunhas”, aponta o Público.

Nesta segunda-feira, o Tribunal da Guarda indiciou a mãe da criança pelo crime reiterado de exposição ou abandono e pelo crime de violência doméstica.

No dia em que morreu, a criança terá estado ao cuidado do irmão de 24 anos, empregado fabril, que, como tinha de ir trabalhar, pediu à namorada para ir buscar João Maria para almoçar.

A namorada deu o almoço ao menino e ficou com ele até ter que ir ao salão onde trabalhava como esteticista para atender uma cliente, a cerca de 150 metros da casa onde se deu a queda.

“A rapariga ainda o conduziu até casa, mas a mãe não abriu a porta, nem atendeu o telefone”, aponta o Público. Assim, acabou por deixá-lo sozinho e trancado no seu apartamento e está, agora, indiciada pelo crime de exposição ou abandono.

Acredita-se que a criança terá tentado sair do apartamento para ir a uma festa de aniversário que tinha naquela tarde, acabando por falecer em virtude da queda do terceiro andar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …