MP desvalorizou indícios de maus tratos contra menino que morreu na Guarda

55Laney69 / Flickr

A mãe da criança de 7 anos que morreu no sábado, na Guarda, depois de cair de um terceiro andar, está acusada dos crimes de violência doméstica e de exposição ou abandono. O alerta dado às autoridades por uma tia do rapaz acabou arquivado, em Julho passado.

João Maria tinha 7 anos e morreu, depois de ter caído de um terceiro andar, num prédio na Guarda, numa altura em que estava sozinho em casa.

Um desfecho trágico para uma situação de violência doméstica e de negligência que tinha sido sinalizada por uma tia da criança, em Abril passado, com uma queixa na PSP, conforme refere o jornal Público.

O diário aponta que a Polícia Judiciária recolheu “testemunhos de abandono e de agressões físicas e psicológicas”.

O pai da criança, um militar da GNR, suicidou-se, há cerca de seis meses, enforcando-se dentro do Comando Territorial da Guarda. E a mãe, empregada de limpezas no Instituto Politécnico da Guarda, “com frequência dava sinais de embriaguez“, refere o Público.

Não garantiria alimentação saudável ao filho, nem lhe daria o medicamento para o défice de atenção e hiperactividade, nem lhe prestaria a atenção devida”, aponta o jornal.

Mas apesar dos indícios, o Ministério Público arquivou o processo, em Julho passado, após auscultar “duas ou três testemunhas”, aponta o Público.

Nesta segunda-feira, o Tribunal da Guarda indiciou a mãe da criança pelo crime reiterado de exposição ou abandono e pelo crime de violência doméstica.

No dia em que morreu, a criança terá estado ao cuidado do irmão de 24 anos, empregado fabril, que, como tinha de ir trabalhar, pediu à namorada para ir buscar João Maria para almoçar.

A namorada deu o almoço ao menino e ficou com ele até ter que ir ao salão onde trabalhava como esteticista para atender uma cliente, a cerca de 150 metros da casa onde se deu a queda.

“A rapariga ainda o conduziu até casa, mas a mãe não abriu a porta, nem atendeu o telefone”, aponta o Público. Assim, acabou por deixá-lo sozinho e trancado no seu apartamento e está, agora, indiciada pelo crime de exposição ou abandono.

Acredita-se que a criança terá tentado sair do apartamento para ir a uma festa de aniversário que tinha naquela tarde, acabando por falecer em virtude da queda do terceiro andar.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As pessoas antes de serem pais e mães deviam fazer exames psiquiátricos para saber se podiam ter filhos ou não. Já há cá muita gente infeliz no mundo que não pediram para nascerem.

RESPONDER

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …