José Mourinho está “cheio de fogo” para voltar aos relvados (mas quer um desafio com a sua dimensão)

Hannah Mckay / EPA

O treinador português José Mourinho admitiu que tem saudades dos relvados. Apesar de garantir que o “Zé está cheio de fogo” para voltar, afirma que tem de ser paciente e esperar pela proposta certa.

“Esta é a primeira vez que tenho tempo para pensar, a primeira vez que estou em Setúbal em finais de julho, inícios de agosto em mais de 20 anos. Tenho coisas em que pensar, repensar, analisar, e o que sinto é que o Zé está cheio de fogo”, disse o técnico português que deixou o comando técnico do Manchester United em dezembro de 2018, à Sky Sports.

Na mesma entrevista, o português admitiu sentir saudades de treinar. “Sinto falta do futebol, tenho esse fogo, um compromisso comigo mesmo, com as pessoas que me querem, com tantos adeptos por todo o mundo, e com todas essas pessoas que inspirei”, começou por dizer Mourinho, que falava na cidade de Setúbal.

O Zé tem que ser Zé até último dia, mas não vejo o último dia, porque o meu próximo movimento será um novo começo. Não sinto que seja um ano mais para somar aos outros anos, em que trabalhei e ganhei títulos. Isso é história de museu. Chega a ser ridículo que não consiga aproveitar da melhor forma este momento”, continuou.

Mourinho, de 56 anos, revelou ter já recusado algumas propostas, da China e do Newcastle, por exemplo, mas disse tem de ser paciente e esperar pela “propostas certa”, de um dos cinco principais campeonatos europeus.

“O mais difícil é dizer não às possibilidades que apareceram. Preciso de ser paciente e esperar pela proposta certa, com a dimensão daquilo que sou como treinador. Isso é o mais difícil, já tive o impulso de aceitar tantas vezes, mas tenho de esperar. Com todo o respeito pelos clubes que me contactaram, ainda não chegou nada da dimensão do desafio que quero, e acho que ganhei o direito de escolher onde quero treinar”, explica.

O treinador, que já passou pelo campeonato inglês, espanhol e italiano, diz que não hesitaria em regressar a um destes campeonatos.

“Tem de ser uma das melhores ligas. Regressaria a Inglaterra ou Espanha, claro. Noutro campeonato, num projeto para ser campeão e lutar para subir de patamar, talvez, mas o foco está nas principais ligas”, afiança.

Futuro numa seleção ainda não está em cima da mesa

Na mesma entrevista, José Mourinho diz que, para já, não está preparado para assumir o comando técnico de uma seleção, uma vez que o cargo o deixaria mais longe dos relvados.

“Pode ser esse o meu último trabalho, mas faz-me confusão, por agora, só ter um jogo por mês, muito trabalho escritório e pouco relvado, ter de esperar dois anos por uma competição. Um dia, talvez. Se não for Portugal, outro país. Quando vou a um Europeu ou Mundial, quando estou lá no evento, sinto que quero ter essa experiência um dia”.

“Um jogo ao mês? Demasiado trabalho de escritório. Sem relvado, nem jogos. Esperar dois anos para o Europeu, esperar outros dois para um Mundial… não. Ainda não”, insistiu.

Mourinho foi ainda questionado sobre o facto de estar a aprender alemão, tendo negado que o seu interesse em aprender outro idioma esteja relacionado com uma eventual proposta ou desafio na liga alemã, a Bundesliga.

“É difícil aprender alemão. Para um português, é mais fácil aprender italiano, espanhol e francês. Não estou a aprender porque penso ir para a Bundesliga, nenhum clube tentou sequer, nem está ninguém à espera. Gosto de estudar e aprender, ter objetivos. Gostaria de saber o básico, pelo menos”, explicou.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …