Inspecções iriam ser obrigatórias ainda neste ano, foram adiadas, e provavelmente nem sequer vão começar. Ninguém anda em moto com defeito?
Motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 125 cm3 iriam ter que passar por inspecções periódicas obrigatórias. Algo que não acontece, não são obrigadas.
O decreto-lei aprovado pelo Governo de António Costa indicava que as inspecções aos motociclos seriam realizadas 5 anos após a data da primeira matrícula e, depois, de 2 em 2 anos.
A mudança, supostamente, já seria implementada em 2024; mas há quase um ano foi adiada para 2025.
Mas, afinal, essa medida nem sequer vai ser implementada, aparentemente.
O PS, quando liderava o Executivo, tinha prometido avançar com essa portaria que nunca foi publicada. Mas este Governo liderado pela AD tem outras ideias (e a ideia inicial até tinha sido dos tempos de Passos Coelho enquanto primeiro-ministro).
O grupo parlamentar do PSD propôs que essa medida nem comece. PS e Chega concordam e assim as inspecções obrigatórias a motas nem vão começar, assegura o Jornal de Notícias.
“Apenas 0,3% dos acidentes com motas são provocados por falhas técnicas ou mecânicas”, justificou o deputado do PSD, Miguel Santos.
“Não fazia sentido nenhum. Era só dar 15 milhões de euros por ano às empresas de inspecção”, acrescentou Filipe Melo, do Chega.
O processo era muito complexo, ouve-se na rádio Observador: “As vantagens que poderiam trazer para a segurança seriam mínimas”, explicou o especialista Alfredo Lavrador.
“Ninguém anda numa mota defeituosa. Porque quem conduz sabe que, quando cai, a própria pessoa é o pára-choques”, comentou.
Curiosamente, condutores de motas ouvidos pelo ACP acham que as motas também deveriam passar por inspecção obrigatória, tal como os carros.
O ACP no seu melhor, deixem as motos em paz, quem se atreveria a andar com uma moto em risco?
Nas operações STOP podem ver se faltam espelhos ou luzes, matrículas dobradas ou com dobradiça, ou ainda capacetes sem certificação europeia, de resto, tenham juízo.
Motas que fazem mais barulho que um camião algo está mal, já que a polícia não atua talvez as inspeções regulem esta anarquia.
basta a policia cumprir a Lei, ou provavelmente até nem a Lei conhecem, só conhecem o Alcool porque dá detenção e cada detençãqo acho que dá 250€ ao policia.
A Lei dos escapes é simples, os escapes tem de ter Homologação Europeia, e essa Homologação está cravada no escapa. A ficha de homologação não é preciso o condutor ter com ele, pois a policia tem acesso direto à mesma.
Errado o silencioso de uma mota só demora cinco minutos a ser retirado,cabe a Polícia regular,se não nada feito.
Também deviam pagar metade nas portagens que os carros e pagam o mesmo isso não está correcto obrigado
Finalmente uma boa noticia vinda dos escroqyes do desgoverno porque sim quem anda de mota tem-na sempre em bom estado já osso de alguns virem falar do barulho eu sou seficiente pois tinha mota toda de origem e um atrasado de carro faz inversão de marcga à minha frente não me viu e quase me matou.
Obviamente que as motas, à semelhança dos automóveis, deviam fazer inspeções periódicas!
Não é só o problema de falhas técnicas ou mecânicas, mas sim de terem escapes que não cumprem os padrões de níveis sonoros, ou as emissões de gases/partículas superiores ao permitido, não causam acidentes mas prejudica a saúde de todos e o meio ambiente.
Este pessoal está é em campanha eleitoral e preferem não pisar os calos dos motociclistas, sempre pode render uns votos extra nas próximas eleições antecipadas!