Motor do avião da TAP que explodiu em 2014 tinha 370 voos a mais

Investigação concluiu que o motor do avião da TAP, que explodiu em julho de 2014, tinha fissuras e mais voos do que o limite apontado pelo fabricante.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) concluiu que a falha no motor do avião da TAP, que explodiu em julho de 2014, foi provocada por falhas do fabricante.

Segundo a TSF, a investigação aponta o dedo ao fabricante do motor, a General Electric, que não teve “agenda” para substituir o motor na altura recomendada.

O motor já tinha atingido o máximo de ciclos recomendados mas “por questões relacionados com os contratos com os diversos operadores e/ou disponibilidade” não foi possível proceder à sua alteração.

De acordo com as informações obtidas pela TSF, as recomendações do fabricante apontavam o limiar de segurança para um máximo de aproximadamente 3700 arranques mas o motor já ia em 4070, ou seja, mais 370 voos que o previsto.

(dr) GPIAA - Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves

Motor tinha mais 370 voos que o previsto

Motor tinha mais 370 voos que o previsto

Além disso, a análise em laboratório revela que a “pá fraturada encontrou múltiplos locais de iniciação de fissuras causados por Corrosão a Quente”.

A investigação conclui ainda que houve outras causas que contribuíram para o acidente, nomeadamente, “a exposição dos motores a elementos corrosivos que aceleraram a degradação das pás do motor”, como “pó, areia, poluição e sal (operação sobre e próximo de ambiente marítimo) devido ao tipo de operação intrínseca”, bem como “ambientes quentes e secos”, além do “elevado teor de enxofre nos combustíveis de aviação a um nível internacional”, cita a TSF.

O acidente aconteceu em julho de 2014, na zona de Camarate, depois do avião da TAP ter acabado de descolar de Lisboa em direção ao Brasil, libertando detritos que atingiram vidros de carros e casas.

A situação de emergência com 232 passageiros a bordo obrigou a regressar ao aeroporto, sendo preciso esperar 41 minutos no ar e libertar 40 toneladas de combustível.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A culpa é da General Motor por não ter tido agenda? Essa nem ao diabo lembra!… Senão estava dentro do que devia de estar a empresa responsável é a TAP e mais NADA. O que tinha a fazer era pura e simplesmente não utilizar o aparelho até á dita revisão. Um cambada de incompetentes a ganhar balúrdios só p/ andar a fazer asneiras e por em risco vidas.

    • A responsabilidade é toda do fabricante!!
      Se não sabe nada sobre o assunto, remeta-se ao silêncio evitando escrever barbaridades que só demonstram a sua ignorância!

  2. e sao estes gestores que querem mais dinheiro quando a companhia bate recordes de prejuízo e se houvesse um catástrofe com 232 pessoas a culpa era do fabricante não fazem manutenção que e para ficarem com o dinheiro todo o avião que ultyrapasse um voo mais do que previsto esses vampiros da administração era quantos anos de cadeia deviam passar

RESPONDER

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …