Mosteiro alemão com 900 anos vai fechar. Não há monges

Langec / Wikimedia

Abadia de Himmerod, em Eifel, na Alemanha

Um antigo mosteiro na Alemanha, com quase nove séculos de actividade, está prestes a fechar as portas, devido a problemas financeiros e à escassez de monges.

À medida que a Igreja Católica vê declinar significativamente o seu número de fiéis, também são cada vez mais raros os casos dos que têm vocação para dedicar a vida à religião, tal como é definida pela Santa Sé, que implica o abandono da família, da comunidade e das estruturas sociais – e a adopção de um modo de vida bastante peculiar.

É neste contexto que a abadia cisterciense de Himmerod irá, no próximo mês de janeiro,  encerrar as suas operações, 883 anos após a sua fundação. O anúncio, segundo o Deutsche Welle, foi feito pela Congregação de Mehrerau, um grupo global de mosteiros cistercienses com sede em Salzburg, na Áustria.

De acordo com o responsável pelo mosteiro de Himmerod, o abade Johannes, os monges que se encontram actualmente no local, sete ao todo, contando com o próprio, deverão  ser transferidos para outras instituições.

O mosteiro de Himmerod foi fundado em 1134 por Bernhard von Clairvaux, um abade francês da ordem de Cister. Há apenas 40 anos, viviam no mosteiro cerca de 30 padres e monges.

A abadia conseguiu, com alguma dificuldade, evitar a falência há 6 anos, mas os elevados custos de manutenção e a cada vez maior escassez de monges acabaram por ditar o seu encerramento.

É muito complicado para nós, mas a situação financeira delicada e o pequeno número de monges foram decisivos para darmos este passo”, realçou o abade Johannes. “Himmerod continuará a ser um lugar espiritual. Estou certo de que as pessoas continuarão vindo aqui”, conclui o religioso.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É precisa uma força de vontade de aço,um desprendimento heróico e uma coragem inimaginável para uma pessoa conseguir manter-se vivo nestas condições. Para um vulgar humano falamos de situações a roçar ou talvez não o foro psiquiátrico ou então…

RESPONDER

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …

Boris Johnson nos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para os cuidados intensivos. Boris Johnson, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para a unidade de cuidados intensivos, depois de …

Estado de emergência impede lojistas de terminarem contratos de arrendamento

Os lojistas que fecharam os seus estabelecimentos por causa da pandemia não podem acabar com os contratos de arrendamento por causa da queda das receitas. De acordo com o Diário de Notícias, o decreto-lei do Governo …