Luzes sobre o judaísmo antigo. Mosaicos bíblicos com 1.600 anos encontrados numa sinagoga em Israel

Jim Haberman / UNC-Chapel Hill

Mosaico bíblico retrata história de Elim

Nos últimos nove anos, o Huqoq Excavation Project encontrou mosaicos numa sinagoga do século V. Um deles representa Elim, um oásis que conta a história da fuga dos judeus do Egito.

Uma escavação, conduzida pela professora Jodi Magness, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriu um mosaico tríptico bíblico de 1.600 anos feito de minúsculos cubos de pedra numa sinagoga do século V, localizada na antiga aldeia de Huqoq, em Israel.

“Descobrimos a primeira representação do episódio de Elim“, disse Magness, citada pelo All That’s Interesting. Numa entrevista, publicada pela própria universidade, Jodi Magness explicou que as escavações sazonais duram já há nove anos.

A cada verão, Magness orienta os seus alunos a encontrar e analisar os restos da sinagoga romana de modo a obter uma imagem mais clara da época e dos habitantes da região.

O mosaico descoberto na sinagoga descreve uma cena do livro do Êxodo. O capítulo 15 e o versículo 27 descrevem Elim, o refúgio no qual os egípcios exilados descansavam após longas viagens exaustivas. “Elim é um oásis onde os israelitas acamparam depois de deixarem o Egito e vaguearem pelo deserto sem água”, explicou Magness.

Este não é o primeiro artefacto descoberto pela equipa. Entre 2012 e 2017, descobriram mosaicos na mesma sinagoga que representavam a Arca de Noé, a divisão do Mar Vermelho e a Torre de Babel.

No ano passado, por exemplo, os investigadores encontraram um mosaico que mostrava dois dos 12 “espiões” enviados por Moisés a Canã, para investigarem as abundâncias que haveria na Terra Prometida. No entanto, os últimos achados giram em torno da história de Elim.

Um dos três painéis mostra trabalhadores agrícolas em tempo de colheitas, enquanto outro representa vários poços e tamareiras. “No lado esquerdo do painel, um homem de túnica curta carrega um pote de água e entra no portão de uma cidade ladeada por torres”, explicou a professora.

O mosaico de Elim contém também inscrições, o que permitiu confirmar que este, em particular, retratava desta história particular. “E chegaram a Elim”, lê-se numa delas.

Outro desenho foi descoberto no corredor da sinagoga. Neste segundo mosaico, há painéis que mostram animais descritos no capítulo 7 do livro de Daniel, onde o profeta representa os quatro reinos que antecederam o fim dos dias, por meio de quatro criaturas.

“O painel de Daniel é interessante porque é, normalmente, considerado um episódio relativamente pequeno e de pouca importância, o que levanta a questão: por que motivo foi significativo para esta congregação judaica da Baixa Galileia?”, questionou Magness.

Um terceiro mosaico, que representa o guerreiro israelita Sansão do Livro dos Juízes, foi também recentemente recuperado neste lugar.

Huqoq é um verdadeiro tesouro de arte antiga. Especialistas acreditam que o conteúdo dos mosaicos encontrados em Huqoq indicam que a vida judaica na área floresceu sob o domínio cristão.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Judeus sempre fugiram dos sítios onde moravam, como é que alguém pode reclamar símbolos templos terras entre outras se: se, será que teve tempo de fazer algo de bom?
    Eu posso reclamar o mundo, será ele meu? Na filosofia Judaica há algo que eles mesmos não conseguiram decifrar nas leituras herdadas, não seria mais virtuoso trabalhar a paz com os vizinhos, respeitando os e amando os como humanos semelhantes.

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …