“Morte a Joe Biden”. Afegãos protestam após os EUA apreenderem as reservas do país — e talibãs ameaçam retaliar

10

gageskidmore / Flickr

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

Biden assinou uma ordem executiva que define que parte das reservas do Banco Central do Afeganistão que estão congeladas desde Agosto seja dada às famílias das vítimas do 11 de Setembro. A decisão está a motivar protestos em massa no Afeganistão e os talibãs ameaçam retaliar.

A decisão foi conhecida na sexta-feira e foi rapidamente criticada. Joe Biden assinou uma ordem executiva que permite que sete dos nove mil milhões de dólares em bens congelados do Banco Central do Afeganistão sejam agora libertados e que metade seja dada às famílias das vítimas dos ataques do 11 de Setembro.

Os fundos em questão foram depositados nos Estados Unidos e congelados após a tomada do poder pelos talibãs em Agosto para serem depois eventualmente usados para ajudar a população do país, onde a população está a passar fome.

Biden quer agora que metade deste dinheiro — 3.5 mil milhões de dólares — sejam dados às vítimas do 11 de Setembro, permitindo aos EUA tomar posse dos activos de outro país ao serem depositados na Reserva Federal de Nova Iorque.

As famílias das vítimas dos ataques já exigem uma compensação financeira aos talibãs há anos e os apelos subiram de tom depois do grupo voltar ao poder no Afeganistão, regresso esse que levou ao congelamento dos bens.

Estes pedidos ainda vão ser litigados em tribunal e os representantes da Casa Branca lembram que o descongelamento do dinheiro é preciso para que o processo avance e que este é apenas o primeiro passo. Já há vários meses que a administração Biden estava a ponderar sobre o que fazer com o dinheiro perante os pedidos das vítimas.

Os EUA vão ainda colocar as restantes reservas num fundo “separado e distinto” da ajuda humanitária norte-americana que está a chegar ao Afeganistão. “Planeamos ter muitas consultas nos próximos meses, incluindo com a comunidade afegã, sobre a gestão e o uso dos fundos que queremos libertar”, afirma a Casa Branca.

“As pessoas do Afeganistão estão a enfrentar muitos desafios com a dependência na ajuda económica, secas severas, a covid-19 e a corrupção interna. As reservas do Banco Central Afegão não têm sido acedidas há meses por causa da incerteza sobre quem pode autorizar as transações na conta, mas também por causa das litigações pendentes das vítimas do 11 de Setembro e de outras vítimas de terrorismo”, revela Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado.

Price acrescenta ainda que a Casa Branca não sabe quanto tempo é que o processo em tribunal vai demorar, mas lembra que a “situação humanitária e económica no Afeganistão continua a deteriorar-se” para justificar a decisão de Biden.

A escolha do chefe de Estado de dividir o dinheiro está a ser criticada por vários ângulos. Por um lado, um grupo que representa as famílias do 11 de Setembro argumenta que os familiares de todas as vítimas — e não só daquelas que abriram os processos — devem ser compensadas e tratadas de forma igual.

Por outro, alguns imigrantes e refugiados afegãos nos EUA concentraram-se ainda em frente à Casa Branca, acusando Biden de os trair e de estar abertamente a roubar um outro país.

“O dinheiro é do povo do Afeganistão”

Mas as críticas mais duras partem dos activistas no Afeganistão que afirmam que a divisão do dinheiro vai prejudicar a população afegã, que já está numa situação precária e nada teve a ver com o 11 de Setembro.

Os talibãs já reclamaram o direito aos fundos, mas os EUA recusam reconhecer a legitimidade do Governo do grupo radical. “O roubo dos fundos bloqueados à nação afegã pelos Estados Unidos mostra o baixo nível da humanidade do país“, criticou Mohammad Naeem, porta-voz dos talibãs, no Twitter.

Já esta segunda-feira, o Governo talibã ameaçou “reconsiderar a sua política” relativamente aos Estados Unidos se Washington não recuar. “Os ataques de 11 de setembro não têm nada a ver com o Afeganistão”, disse o vice-porta-voz, Inamullah Samangani, em comunicado, qualificando a apreensão dos activos como “um roubo”.

O Banco Central do Afeganistão também já pediu a Biden que reverta a ordem executiva e liberte a totalidade dos fundos, alegando, que as verbas pertencem ao povo afegão e não a um Governo ou partido.

A decisão motivou protestos por todo o país desde sábado, com os cidadãos a saírem à rua e a exigirem uma indemnização a Washington pela morte e destruição causada pela guerra de 20 anos que chegou ao fim em Agosto de 2021.

“E o nosso povo afegão que fez muitos sacrifícios com milhares de perdas de vidas?”, questionou o organizador da manifestação, Abdul Rahman, citado pela Associated Press. Rahman acrescenta ainda que há mais manifestações planeadas e sublinha que o “dinheiro pertence ao povo do Afeganistão, não aos Estados Unidos”.

As manifestações tiveram como palavras de ordem “Morte a Joe Biden” e “Morte à América”. “Se alguém merece compensação, deve ser os afegãos”, defendeu hoje o presidente da Associação de Corretores da Bolsa do Afeganistão, Mir Afghan Safi, que participou do protesto desta manhã em Cabul.

“As duas torres [do World Trade Centre, em Nova Iorque] foram destruídas [a 11 de setembro de 2001], mas, no nosso caso, foram todos os distritos e todo o país que foram destruídos”, acrescentou.

Torek Farhadi, consultor financeiro do ex-governo do Afeganistão apoiado pelos EUA, também questionou se a ordem de Biden é legal a nível internacional. “A decisão de Biden é unilateral e não condiz com a lei internacional”, refere, sublinhando que “nenhum outro país toma tais decisões de confisco sobre as reservas de outro país”.

Já esta segunda-feira, o Governo talibã ameaçou “reconsiderar a sua política” relativamente aos Estados Unidos se a medida não for revertida. “Os ataques de 11 de Setembro não têm nada a ver com o Afeganistão”, disse o vice-porta-voz Inamullah Samangani, qualificando a apreensão dos activos como “um roubo”.

O antigo Presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, também condenou a decisão “injusta” de Biden e apelou a que o chefe de Estado norte-americano recue, lembrando que os afegãos também foram vítimas da Al-Qaeda.

“O povo do Afeganistão partilha da dor do povo americano, partilha a dor das famílias daquelas que morreram na tragédia do 11 de Setembro. Apreender o dinheiro do povo do Afeganistão em seu nome é injusto e é uma atrocidade“, critica.

Recorde-se que o Afeganistão esteve mergulhado em guerras quase 40 anos, o que o tornou um dos países mais pobres do mundo. O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico anunciou hoje que irá organizar no próximo mês, em conjunto com a ONU, uma cimeira para responder às necessidades crescentes do Afeganistão.

A ONU espera arrecadar 3,8 mil milhões de euros para ajudar os mais de 24,4 milhões de cidadãos afegãos que precisam de ajuda humanitária urgente para sobreviver, num momento em que mais de metade do país enfrenta fome severa.

Adriana Peixoto, ZAP // Lusa

10 Comments

  1. Boa… como se ja não bastasse a prenda que lhes deixaram (talibãs no poder) os americanos agora querem roubar o dinheiro do povo afegão!!!
    Muito bem…

  2. Mais uns trunfos que Joe Biden entrega ,de bandeja, ao seu opositor Trump, porque estou convencida que muitos dos seus apoiantes são pessoas dignas e não podem estar de acordo ,de forma alguma, com esta extorsão! Ele está a querer recuperar o dinheiro gasto pelos EUA durante a ocupação do Afeganistão mas quem é que os mandou meter a foice em seara alheia? É a eterna e duvidosa caridadezinha dos EUA! É lamentável! Depois de todas as atrocidades que fez desabar sobre este povo, que está a morrer de penúria, ainda se acha com direito de usufruir do dinheiro que é deles e não do Bin Laden!

  3. É verdade! E, por causa dessa amizade, há quem defenda que o atentado ás torres gémeas não é bem como se quer fazer acreditar! Então mas por que razão tem que ser o dinheiro do povo afegão a indemnizar as famílias das vítimas?

  4. Sim..11 de Setembro, aviões ou misseis ou será implusao.Gostava que um engenheiro civil,explicasse como uma estrutura de ferro ‘cai’ na vertical !!
    20 anos no Afeganistao…hummm…(era pelos lindos olhos dos afegãos rsrsrsrs)
    Aqui e noutras fontes não existem as respostas!
    Uma visita a uma livraria..o bem que nos fazia!

  5. Ou assistir a um filme, sobre o assunto, dos que não são apenas ficção! Consta que a família de Bin Laden foi a única a ter autorização de sair dos EUA logo após o atentado ou seja após a “implosão”!!! Afinal o Iraque não tinha mesmo armas de destruição químicas e biológicas e, por causa desta falácia, morreram milhares de iraquianos e destrui-se muito dos princípios da história da humanidade! Mas que interesse tem para o comércio de armas a arqueologia? Estórias muito mal contadas e que só a história um dia poderá recontar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.