/

A morte de um amigo pode afetar a saúde durante 4 anos

A morte de um amigo próximo pode ter um grande impacto na saúde e bem estar durante um período de até 4 anos.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stirling e da Universidade Nacional Australiana analisou dados de 26.515 pessoas durante 14 anos e encontrou que a morte de um amigo pode causar problemas na saúde mental, funcionamento social e no bem estar físico e psicológico.

Segundo o estudo publicado na revista PLOS ONE, as mulheres sofrem mais com a perda do que os homens. As mulheres tendem a sofrer uma deterioração maior da saúde mental e do funcionamento emocional, uma vez que os seus vínculos sócio-emocionais são mais fortes.

Além disso, os resultados da investigação mostraram que as pessoas que não eram socialmente ativas tinham mais problemas de saúde e bem-estar depois de perder um amigo do que aqueles que tinham uma vida social ativa e recebiam o apoio de outros amigos e familiares durante esse período de tempo difícil.

Liz Forbat, professora da Universidade de Stirling e uma das autoras do estudo, disse em comunicado publicado na segunda-feira que a maioria dos estudos anteriores concentravam-se nas consequências da morte de um parente próximo, como um cônjuge, pais ou uma criança, minimizando o impacto da morte de um amigo.

A professora ressalta que empregadores, médicos e a comunidade não deram o apoio necessário àqueles que perderam um amigo próximo. “Isto significa que a sua dor não pode ser abertamente reconhecida ou expressa”, acrescenta Forbat.

O novo estudo mostra que a morte de um amigo importa, como uma experiência humana universal, e tem consequências negativas para a saúde e é necessário fornecer serviços que possam ajudar as pessoas que tentam superar a perda, bem como desenvolver redes de apoio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.