A morte de um amigo pode afetar a saúde durante 4 anos

A morte de um amigo próximo pode ter um grande impacto na saúde e bem estar durante um período de até 4 anos.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stirling e da Universidade Nacional Australiana analisou dados de 26.515 pessoas durante 14 anos e encontrou que a morte de um amigo pode causar problemas na saúde mental, funcionamento social e no bem estar físico e psicológico.

Segundo o estudo publicado na revista PLOS ONE, as mulheres sofrem mais com a perda do que os homens. As mulheres tendem a sofrer uma deterioração maior da saúde mental e do funcionamento emocional, uma vez que os seus vínculos sócio-emocionais são mais fortes.

Além disso, os resultados da investigação mostraram que as pessoas que não eram socialmente ativas tinham mais problemas de saúde e bem-estar depois de perder um amigo do que aqueles que tinham uma vida social ativa e recebiam o apoio de outros amigos e familiares durante esse período de tempo difícil.

Liz Forbat, professora da Universidade de Stirling e uma das autoras do estudo, disse em comunicado publicado na segunda-feira que a maioria dos estudos anteriores concentravam-se nas consequências da morte de um parente próximo, como um cônjuge, pais ou uma criança, minimizando o impacto da morte de um amigo.

A professora ressalta que empregadores, médicos e a comunidade não deram o apoio necessário àqueles que perderam um amigo próximo. “Isto significa que a sua dor não pode ser abertamente reconhecida ou expressa”, acrescenta Forbat.

O novo estudo mostra que a morte de um amigo importa, como uma experiência humana universal, e tem consequências negativas para a saúde e é necessário fornecer serviços que possam ajudar as pessoas que tentam superar a perda, bem como desenvolver redes de apoio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …