Mortalidade por covid-19 é três a sete vezes menor nas pessoas com vacinação completa

José Coelho / Lusa

Tendo em conta a idade, o risco de morte por covid-19 é três a sete vezes mais baixo entre quem tem a vacinação completa, na comparação com quem ainda não recebeu qualquer vacina.

Esta é a conclusão do último relatório das linhas vermelhas divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), num efeito que também é visível na diminuição do risco de hospitalização com a infeção.

Ainda assim, o documento da autoridade nacional de saúde indica que Portugal regista cada vez mais vacinados contra a covid-19 que acabam por morrer, mas a DGS explica que esta situação é normal e já era esperada, noticia a TSF.

Os dados de agosto revelam que no último mês se contabilizaram 177 mortos com SARS-CoV-2 em Portugal e a maioria, sendo que 96 destes já tinham o esquema vacinal completo. 18 tinham a vacinação incompleta e 63 ainda não tinham recebido qualquer dose.

O relatório sublinha que estes números não são sinal de falta de eficácia, pois “a população mais vulnerável está quase totalmente vacinada e é esperado que a proporção de casos com vacinação concluída aumente” em relação ao total de óbitos com covid-19.

A DGS frisa que a vacina protege mesmo quem já a recebeu, reduzindo em três a sete vezes o risco de morte.

Nos maiores de 80 anos, por exemplo, 22,5% dos infetados com covid-19 sem vacina morreram, número que desce para 5,7% entre quem tem a vacinação completa.

Dos 70 aos 80 anos essa diferença desce de 16,7% para 1,5%, enquanto que dos 60 aos 70 anos diminui de 10,4% e 1,1%, na comparação entre quem não estava ou estava totalmente vacinado.

Os dados do relatório de monitorização das “linhas vermelhas” indicam uma situação epidémica semelhante à que se tem verificado nas últimas semanas, com uma “tendência estável a decrescente a nível nacional” da atividade, assim como na pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade por covid-19.

Relativamente a este último indicador, verificou-se uma descida de 15,4 para 14,6 mortes por milhão de habitantes a 14 dias, um decréscimo de 5%.

Já a incidência mantém a tendência estável, com o aumento verificado no Centro na semana passada a não acontecer esta semana.

Por grupo etário, a maior incidência continua a encontrar-se nos 20 aos 29 anos, ainda que com uma queda para 695 casos por 100 mil habitantes, apresentando uma “tendência decrescente.

Em relação ao índice de transmissibilidade, o R(t), o relatório reporta que apenas as regiões Norte e Centro têm uma “tendência constante a crescente” da incidência.

  ZAP // Lusa

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …

"Amazónia está próxima do ponto de não retorno", alerta ex-ministra brasileira

Ex-ministra brasileira do Meio Ambiente alertou, este sábado, para a aproximação da Amazónia de uma catástrofe ambiental de proporções planetárias, durante um evento da Universidade Estadual da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB). "A Amazónia já está próxima …

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …