Sai Mortágua, entra Ventura: mexidas na comissão de inquérito à TAP

2

Miguel A. Lopes / Lusa

A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua

Dia importante no processo de averiguações sobre a empresa de aviação. Pode haver confronto directo André Ventura vs. Frederico Pinheiro, no Parlamento.

Hoje, quarta-feira, é um dia importante na comissão parlamentar de inquérito à TAP.

Frederico Pinheiro, antigo adjunto de João Galamba, e a chefe de gabinete do ministro das Infraestruturas vão conversar com os deputados no Parlamento.

O foco será a reunião que foi realizada com Christine Ourmières-Widener, directora-executiva da empresa, um dia antes de a mesma ser ouvida no Parlamento.

Frederico Pinheiro alega que João Galamba tenteu esconder documentos que esta comissão parlamentar pediu: as notas do próprio Frederico Pinheiro nessa reunião de preparação. Galamba nega.

Substituições

Esta nova audição já não vai ter a presença de uma das vozes mais conhecidas neste processo (e noutras comissões): Mariana Mortágua.

Nesta terça-feira, no fecho da primeira ronda de perguntas a Luís Cabaço Martins, ex-presidente da comissão de vencimentos da TAP, a deputada do Bloco de Esquerda anunciou a sua saída – já esperada – da comissão parlamentar de inquérito à TAP.

Mariana Mortágua passa a concentrar-se mais na Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, marcada para daqui a 10 dias, onde será candidata à liderança do partido.

Mortágua será substituída por Pedro Filipe Soares.

André Ventura passa a integrar a comissão parlamentar de inquérito, mas como suplente.

A rádio Renascença explica que esta decisão do Chega é uma “reorganização interna e a substituição de Pedro Pessanha” – deputado que renunciou ao cargo de suplente de Filipe Melo.

O líder do Chega já deverá estar na lista da comissão nesta quarta-feira, embora como suplente. Ou seja, só participa quando Filipe Melo não estiver disponível.

Mas o jornal Observador escreve que será mesmo André Ventura a fazer a audição ao Frederico Pinheiro, mais logo.

ZAP //

2 Comments

  1. Ai Mortágua….o Ventura até como suplente quer entrar para este circo, vai estar tudo de olhos nisto e tu decides sair…..A convenção vai ser importante mas não sei se não é uma péssima jogada política da parte do Bloco.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.