Morreu Oskar Gröning, o “contabilista de Auschwitz”

禁书网中国禁闻 / Flickr

Oskar Gröning, o “contabilista de Auschwitz”

O criminoso de guerra nazi, conhecido como “contabilista de Auschwitz”, morreu aos 96 anos, anunciaram os media alemães esta segunda-feira.

Um porta-voz do procurador de Hannover, Oliver Eisenhauer, indicou à agência France-Presse ter sido informado do falecimento pelo advogado de Oskar Gröning, condenado em 2015 a quatro anos de prisão por cumplicidade na morte de 300 mil judeus, sem poder confirmá-la oficialmente.

“A única coisa que temos é uma carta do seu advogado segundo a qual ele estaria morto”, disse Eisenhauer, explicando “ainda não dispor” de uma certidão de óbito que deve ser dirigia pelo município às autoridades judiciais, um processo que se pode prolongar por vários dias.

O diário regional alemão Hannoversche Allgemeine Zeitung, e de seguida a radiotelevisão pública NDR, tinham anunciado a morte, citando o advogado. Segundo o semanário Der Spiegel, o antigo SS morreu no hospital, na passada sexta-feira.

Oskar Gröning fez parte dos últimos antigos nazis que responderam em tribunal pelos seus atos, mais de 70 anos depois do final da Segunda Guerra Mundial. Durante o processo, apresentou as suas desculpas e evocou uma “infração moral”.

No final de 2017, a justiça alemã ordenou a sua detenção, mas o idoso tentou todos os recursos para escapar à detenção, solicitando inclusive um pedido de clemência. Os seus esforços não resultaram, mas a justiça também não executou na prática a sua decisão de o manter sob detenção.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.