Morreu o rapper Big Bank Hank, dos Sugarhill Gang

O ‘rapper’ norte-americano Henry Jackson, conhecido como Big Bank Hank, do grupo Sugarhill Gang, morreu esta terça-feira aos 57 anos em New Jersey, Estados Unidos, em consequência de um cancro, revelou o grupo em comunicado.

Considerado um ‘rapper’ da velha escola do hip hop, Bib Bank Hank foi descoberto por Sylvia Robinson, produtora que fundou a Sugar Hill Records, que mais tarde editou outros nomes do hip hop como The Grandmaster Flash and the Furious Five e The Sequence.

Big Bank Hank, Wonder Mike e Master Gee – o trio Sugarhill Gang – gravaram em 1979 o tema “Rapper’s Delight”, considerado o primeiro rap de sucesso nos Estados Unidos, ao chegar à tabela dos 40 temas mais vendidos.

A música, cuja estrutura incorpora uma melodia ‘funk’ samplada do tema “Good times”, dos Chic, vendeu milhões de cópias em todo o mundo e ajudou a capitalizar a divulgação do rap e do hip hop.

Por causa da apropriação da linha de baixo desta música, o guitarrista Nile Rodgers, dos Chic, avançou com um processo em tribunal. O trio de hip hop acabou por incluir os Chic nos créditos de “Rapper’s Delight”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.