Morreu o ator Martin Landau

The Rocketeer / Flickr

O ator norte-americano Martin Landau

O ator norte-americano, conhecido pelas interpretações em filmes como “North by Northwest”, de Alfred Hitchcock, e pelas séries de televisão “Space 1999” e “Mission: Impossible”, morreu aos 89 anos, informou o portal de notícias TMZ.

Martin Landau morreu no sábado, vítima de “complicações inesperadas” após uma breve hospitalização num centro médico da Universidade da Califórnia, segundo o portal especializado em notícias sobre celebridades.

Nascido em Brooklyn (Nova Iorque) a 20 de junho de 1928, Landau trabalhou no design do New York Daily News antes de começar a carreira de ator.

Influenciado pela obra de Charlie Chaplin, fez a sua estreia na Broadway em 1957 e o primeiro papel importante no cinema chegou em 1959 com “North by Northwest” (“Intriga Internacional”) de Alfred Hitchcock.

Além do papel como Rollin Hand na série “Mission: Impossible” (“Missão: Impossível”), que protagonizou juntamente com a mulher na altura, Barbara Bain, será recordado pelas interpretações em “Tucker: The Man and His Dream” (“Tucker: O homem e o seu sonho”), de Francis Ford Coppola, em 1988, e “Crimes and Misdemeanors” (“Crimes e Pecados”), de Woody Allen, em 1989.

Um dos papéis mais populares foi o do icónico comandante John Koenig na série televisiva britânica “Space: 1999” (“Espaço:1999”), de 1975, mas foi a sua interpretação de Bela Lugosi no filme de Tim Burton “Ed Wood” (1994), que valeu a Martin Landau o Óscar de Melhor Ator Secundário (1995).

// Lusa

RESPONDER

Chá e café ajudam a proteger o fígado

Não são poucos os benefícios para a saúde associados ao consumo de chá e de café. Agora, um novo estudo acaba de dar mais um bom motivo para os consumir: proteger o fígado. De acordo com …

Porta-voz da Casa Branca Sean Spicer demitiu-se

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, demitiu-se de funções, informou esta sexta-feira o New York Times, agudizando a crise interna que vive a administração de Donald Trump. A France Press noticiou também, citando fonte próxima …

Pelo menos 261 detidos durante greve geral da oposição na Venezuela

Uma organização não-governamental (ONG) venezuelana afirmou que pelo menos 261 pessoas foram detidas durante protestos que marcaram a greve geral de quinta-feira, convocada pela oposição. Pelo menos "261 detenções nos protestos", indicou a ONG Foro Penal …

EUA vão proibir norte-americanos de visitar a Coreia do Norte

Os EUA vão proibir os seus cidadãos de visitar a Coreia do Norte, revelaram duas agências de viagem com sede na China, depois da morte de um turista norte-americano condenado por Pyongyang a trabalhos forçados. A …

Um em cada três casos de demência pode ser evitado (sem recorrer a medicamentos)

Um em cada três casos de demência pode ser evitado as pessoas cuidarem da saúde do cérebro ao longo da vida. Estima-se que 47 milhões de pessoas sofram desta doença no mundo e a expectativa é …

Bigode de Salvador Dalí continua intacto, 28 anos após a morte

O bigode de Salvador Dalí continua intacto, passados 28 anos sobre a morte do artista espanhol, cujos restos mortais foram exumados por ordem de um tribunal, para um exame de determinação de paternidade. De acordo com …

"Faroeste laboral" da Altice leva trabalhadores da PT a greve histórica

Os trabalhadores da PT estão, nesta sexta-feira, em greve pela primeira vez em dez anos, numa reacção contra a transferência de 155 trabalhadores da operadora de telecomunicações para empresas do grupo Altice e Visabeira. Os funcionários …

6 meses depois de tomar posse, Trump ataca procurador-geral que nomeou

No dia em que completa seis meses de Administração Trump, o presidente dos EUA está envolvido em mais uma polémica, desta vez por criticar James Comey. Numa entrevista ao New York Times, Donald Trump, que completa …

Enfermeiros em protesto podem vir a ser obrigados a indemnizar grávidas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) considerou este processo "ilegítimo" e que os profissionais que aderiram poderão ser "responsabilizados disciplinarmente e incorrer em faltas injustificadas". "Faltas injustificadas", possibilidade de serem "responsabilizados disciplinarmente" e terem de indemnizar utentes …

TAP usada para "lavar" milhões angolanos de origem duvidosa

O Ministério Público acusa quatro altos responsáveis da TAP de terem ajudado a "esconder" milhões de euros de origem duvidosa, provenientes de Angola. Um alegado esquema de "lavagem de dinheiro" que usou a TAP num …