Morreu o agente secreto que salvou Ronald Reagan

PD / Wikipedia

O presidente Ronald Reagan acena aos jornalistas à saída do Hotel Hilton. À esquerda, de gabardina branca, o agente Jerry Parr.

O presidente Ronald Reagan acena aos jornalistas à saída do Hotel Hilton. À esquerda, de gabardina branca, o agente Jerry Parr.

Jerry Parr, o agente dos Serviços Secretos norte-americanos que em 1981 salvou a vida ao presidente Ronald Reagan, durante um atentado  em Washington, faleceu esta sexta-feira.

Segundo o The New York Times, Parr faleceu numa casa de saúde próximo da sua residência, aos 85 anos, por insuficiência cardíaca.

A 30 de Março de 1981, quando Ronald Reagan se encontrava a acenar aos jornalistas no exterior do Hotel Hilton, à saída de uma conferência em Washington, seis tiros soaram.

Reagindo instintivamente, o agente Jerry Parr empurrou o presidente norte-americano, que aparentemente não tinha sido ferido, para dentro da limousine presidencial, protegendo-o com o seu corpo.

Quando a viatura se dirigia já para a Casa Branca, Parr reparou que o presidente norte-americano, que julgava que tinha uma costela partida, estava a sangrar e com sinais de dores.

PD / Wikipedia

Sequência de imagens captadas durante a tentativa de assassinato de Ronald Reagan, a 390 de Março de 1982

Sequência de imagens captadas durante a tentativa de assassinato de Ronald Reagan, a 390 de Março de 1982

Parr ordenou então ao motorista que se dirigisse imediatamente ao hospital de Washington.

Reagan sofreu uma perfuração no pulmão, mas o rápido atendimento médico permitiu que o presidente, na altura com 70 anos, recuperasse rapidamente.

“Se Jerry não tivesse mudado o rumo da limousune, eu já não tinha marido”, disse a então primeira-dama, Nancy Reagan, numa entrevista à CNN, alguns meses mais tarde.

No incidente, o presidente Reagan, eleito apenas 69 dias antes, e três outras pessoas foram baleados e feridos por John Hinckley Jr., mais tarde diagnosticado com uma doença psiquiátrica.

O episódio marcou a vida de Parr, elogiado pelos seus companheiros e pela elite política do país pela sua rapidez, sangue frio e determinação num momento de caos.

Nascido em 1930 em Montgomery, Alabama, Jerry Parr cresceu na Flórida e trabalhou numa companhia elétrica antes de se juntar aos serviços secretos, em 1962.

Parr viveu mais onze anos do que o presidente a quem salvou a vida. Reagan morreu em 2004, com a doença de Alzheimer.

O ataque de Hinckley Jr. foi atribuído a um distúrbio psiquiátrico, associado a uma obsessão doentia pela então jovem actriz Jodie Foster.

Hincley Jr. começou por perseguir inicialmente o antecessor de Reagan, Jimmy Carter, que pretendia assassinar para impressionar a actriz “com a dimensão do acto que iria cometer”.

Pouco antes das 14:30 de 30 de Março de 1981, quando Reagan saía do Hilton e acenava aos jornalistas no local, Hinckley saiu da multidão e disparou seis vezes em três segundos.

O primeiro projétil atingiu a cabeça de James Brady, Secretário de Impressa da Casa Branca, e o segundo atingiu as costas de Thomas Delahanty, oficial da Polícia de Columbia.

A quarta bala atingiu no abdómen Tim McCarthy, um dos agentes dos serviços secretos que protegia Reagan.

O quinto projéctil atingiu o vidro à prova de balas da janela no lado aberto da porta da Limusina presidencial.

O sexto projéctil ricocheteou na limousine e atingiu o presidente na axila esquerda, passando de raspão por uma costela e alojando-se no pulmão, parando a menos de 2 cm do seu coração.

À chegada ao hospital, Reagan tinha perdido mais de metade do seu volume sanguíneo. O director da equipa de cirurgia torácica do hospital, Benjamin L. Aaron, decidiu operar o presidente.

“Por favor, digam-me que vocês são todos Republicanos”, brincou o presidente Reagan.

“Nós hoje somos todos republicanos”, respondeu o cirurgião Joseph Giordano, um liberal democrata.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …