Morreu o agente secreto que salvou Ronald Reagan

PD / Wikipedia

O presidente Ronald Reagan acena aos jornalistas à saída do Hotel Hilton. À esquerda, de gabardina branca, o agente Jerry Parr.

O presidente Ronald Reagan acena aos jornalistas à saída do Hotel Hilton. À esquerda, de gabardina branca, o agente Jerry Parr.

Jerry Parr, o agente dos Serviços Secretos norte-americanos que em 1981 salvou a vida ao presidente Ronald Reagan, durante um atentado  em Washington, faleceu esta sexta-feira.

Segundo o The New York Times, Parr faleceu numa casa de saúde próximo da sua residência, aos 85 anos, por insuficiência cardíaca.

A 30 de Março de 1981, quando Ronald Reagan se encontrava a acenar aos jornalistas no exterior do Hotel Hilton, à saída de uma conferência em Washington, seis tiros soaram.

Reagindo instintivamente, o agente Jerry Parr empurrou o presidente norte-americano, que aparentemente não tinha sido ferido, para dentro da limousine presidencial, protegendo-o com o seu corpo.

Quando a viatura se dirigia já para a Casa Branca, Parr reparou que o presidente norte-americano, que julgava que tinha uma costela partida, estava a sangrar e com sinais de dores.

PD / Wikipedia

Sequência de imagens captadas durante a tentativa de assassinato de Ronald Reagan, a 390 de Março de 1982

Sequência de imagens captadas durante a tentativa de assassinato de Ronald Reagan, a 390 de Março de 1982

Parr ordenou então ao motorista que se dirigisse imediatamente ao hospital de Washington.

Reagan sofreu uma perfuração no pulmão, mas o rápido atendimento médico permitiu que o presidente, na altura com 70 anos, recuperasse rapidamente.

“Se Jerry não tivesse mudado o rumo da limousune, eu já não tinha marido”, disse a então primeira-dama, Nancy Reagan, numa entrevista à CNN, alguns meses mais tarde.

No incidente, o presidente Reagan, eleito apenas 69 dias antes, e três outras pessoas foram baleados e feridos por John Hinckley Jr., mais tarde diagnosticado com uma doença psiquiátrica.

O episódio marcou a vida de Parr, elogiado pelos seus companheiros e pela elite política do país pela sua rapidez, sangue frio e determinação num momento de caos.

Nascido em 1930 em Montgomery, Alabama, Jerry Parr cresceu na Flórida e trabalhou numa companhia elétrica antes de se juntar aos serviços secretos, em 1962.

Parr viveu mais onze anos do que o presidente a quem salvou a vida. Reagan morreu em 2004, com a doença de Alzheimer.

O ataque de Hinckley Jr. foi atribuído a um distúrbio psiquiátrico, associado a uma obsessão doentia pela então jovem actriz Jodie Foster.

Hincley Jr. começou por perseguir inicialmente o antecessor de Reagan, Jimmy Carter, que pretendia assassinar para impressionar a actriz “com a dimensão do acto que iria cometer”.

Pouco antes das 14:30 de 30 de Março de 1981, quando Reagan saía do Hilton e acenava aos jornalistas no local, Hinckley saiu da multidão e disparou seis vezes em três segundos.

O primeiro projétil atingiu a cabeça de James Brady, Secretário de Impressa da Casa Branca, e o segundo atingiu as costas de Thomas Delahanty, oficial da Polícia de Columbia.

A quarta bala atingiu no abdómen Tim McCarthy, um dos agentes dos serviços secretos que protegia Reagan.

O quinto projéctil atingiu o vidro à prova de balas da janela no lado aberto da porta da Limusina presidencial.

O sexto projéctil ricocheteou na limousine e atingiu o presidente na axila esquerda, passando de raspão por uma costela e alojando-se no pulmão, parando a menos de 2 cm do seu coração.

À chegada ao hospital, Reagan tinha perdido mais de metade do seu volume sanguíneo. O director da equipa de cirurgia torácica do hospital, Benjamin L. Aaron, decidiu operar o presidente.

“Por favor, digam-me que vocês são todos Republicanos”, brincou o presidente Reagan.

“Nós hoje somos todos republicanos”, respondeu o cirurgião Joseph Giordano, um liberal democrata.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …