Morreu o neurocirurgião João Lobo Antunes

ARCampos / Wikimedia

O neurocirurgião João lobo Antunes

O neurocirurgião João lobo Antunes

O neurocirurgião João Lobo Antunes faleceu esta quinta-feira, aos 72 anos de idade, depois de lutar há vários anos contra o cancro.

O presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) estava a lutar contra um cancro da pele há vários anos e o seu estado de saúde piorou bastante nos últimos dias.

Segundo uma nota enviada à comunicação social, o corpo de João Lobo Antunes estará a partir das 18h desta sexta-feira em câmara ardente nas Capelas Exequiais da Basílica da Estrela. As cerimónias fúnebres religiosas vão decorrer no sábado, pelas 9h, com celebração de missa de corpo presente.

João Lobo Antunes fez parte do Conselho de Estado entre 2011 e 2016 e era atualmente presidente do CNECV e do Conselho de Ética da Fundação Champalimaud.

Esta quinta-feira, a Assembleia da República aprovou por unanimidade um voto de pesar subscrito por todos os grupos parlamentares, seguido de minuto de silêncio, pela morte do neurocirurgião.

O voto de pesar foi lido pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, caracterizando João Lobo Antunes como um médico “brilhante”, um “humanista” e um “grande português”.

“João Lobo Antunes era um homem de cultura, conhecedor dos clássicos e atento aos movimentos e às tendências do seu tempo. A excelência profissional desenvolveu-se a par do empenhamento cívico“, lê-se no documento.

Em relação a ações de natureza cívica, no voto lembra-se que o neurocirurgião foi mandatário nacional das candidaturas de dois antigos presidentes da República, Jorge Sampaio e Cavaco Silva, sendo “respeitado por todos os quadrantes políticos”.

João Lobo Antunes, para a Assembleia da República, foi “um grande português”.

“É, pois, com profunda tristeza que a Assembleia da República, reunida em sessão plenária, assinala o seu falecimento, transmitindo à sua família o mais sentido pesar”, acrescenta-se.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez em Havana uma declaração “de homenagem e evocação” do neurocirurgião e apresentou condolências à sua família

O chefe de Estado evocou o neurocirurgião como “uma figura cimeira no domínio da saúde e da ética das ciências da vida”, que era “respeitado por toda a sociedade portuguesa”, como colegas de medicina, alunos e doentes.

“É uma perda de um amigo, mas é também a perda de um grande português”, sublinhou.

“Um grande português”

Licenciado e doutorado em Medicina pela Universidade de Lisboa, Lobo Antunes viveu nos Estados Unidos durante mais de uma década, onde integrou o Departamento de Neurocirurgia do New York Neurological Institute, Columbia Presbyterian Medical Center, da Universidade de Columbia.

Regressou a Portugal em 1984, tornando-se professor catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Deu a sua última aula em 2014.

O neurocirurgião dedicou-se principalmente ao estudo do hipotálamo e da hipófise.

No ano passado, foi-lhe atribuído o Prémio Nacional de Saúde 2015, altura em que foi recordado como o primeiro médico da história a implantar um olho eletrónico num cego, um implante que, desde então, já foi feito em 15 invisuais, permitindo-lhes ver algumas formas e distinguir certas cores.

Foi Vice-Presidente para a Europa do World Federation of Neurosurgical Society; Presidente da Sociedade Europeia de Neurocirurgia; do Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação; da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e da Academia Portuguesa de Medicina e Professor Convidado da Universidade de Pequim.

Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, a Grã Cruz Militar de Sant’Iago de Espada e a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Venceu o Prémio Pessoa em 1996, recebeu em 2003 a Medalha de Ouro de mérito do Ministério da Saúde e em 2013 o Prémio da Universidade de Lisboa.

A nível político, foi mandatário nacional das candidaturas presidenciais de Jorge Sampaio, em 1996, e de Cavaco Silva, em 2006. Fez parte do Conselho de Estado entre 2011 e 2016.

Era atualmente presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) e o Conselho de Ética da Fundação Champalimaud.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Donald Trump diz que "reconstruir o Exército foi uma honra"

O Presidente cessante dos Estados Unidos enviou, esta quinta-feira, uma mensagem às tropas norte-americanas, dizendo que "reconstruir o Exército foi uma honra", destacando o investimento da sua administração no Pentágono. "Foi uma honra reconstruir o nosso …

Julgamentos de Tancos e do homicídio no SEF suspensos após caso de covid-19

As próximas sessões do julgamento de Tancos e do homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF foram suspensas depois de o advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa arguidos nos dois casos, ter testado positivo …

"Uma tragédia anunciada". Manaus não tem oxigénio para tratar doentes

Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, está a atravessar uma situação caótica devido ao aumento de casos covid-19 e à falta de oxigénio dos hospitais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as próprias famílias …

Wayne Rooney termina carreira de jogador para treinar Derby a tempo inteiro

O antigo internacional inglês terminou a carreira de futebolista, aos 35 anos, para assumir o cargo de treinador do Derby County, anunciou, esta sexta-feira, o clube da segunda divisão inglesa. Wayne Rooney, que assinou contrato até …

Populistas europeus que o apoiavam desvinculam-se agora de Trump

A derrota eleitoral de Donald Trump, a sua recusa em aceitá-la e a violência que se seguiu parecem ter prejudicado as perspetivas de líderes de europeus populistas, apoiantes do Presidente dos Estados Unidos (EUA). "O que …

Carvalhal explica porque é que disse "não" ao Flamengo

Carlos Carvalhal explicou, em entrevista ao Esporte Interactivo, porque é que recusou o convite para treinar os brasileiros do Flamengo. "Não foi uma questão de não querer, foi não poder", explicou o técnico, que agora …

Bruno Fernandes é o melhor jogador de dezembro da Premier (e faz história)

O internacional português foi eleito o melhor jogador de dezembro de 2020 da Liga inglesa, tornando-se o primeiro futebolista a ter quatro distinções num único ano. "O médio do Manchester United torna-se o primeiro jogador a …

Google "esconde" sites de media australianos dos resultados de busca

A Google tem escondido alguns sites de notícias australianos dos resultados de busca, enquanto negocia com o governo daquele país o pagamento do conteúdo. De acordo com o Guardian, o governo australiano está a tentar impor …

Segurança Social avalia pais que impediram filhos de ir às aulas de Cidadania

O pai dos dois estudantes impedidos de frequentar as aulas obrigatórias de Cidadania e Desenvolvimento assegura que levará o caso até às últimas instâncias. O processo continua sem acordo e com a Segurança Social em …

Funcionários do novo aeroporto de Berlim eletrocutados durante trabalho

Funcionários do novo Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg, na Alemanha, inaugurado a 31 de outubro de 2020, têm sido hospitalizados após serem eletrocutados durante o trabalho. Segundo noticiou esta sexta-feira a Rádio Renascença, a maior parte dos casos …