Morreu o neurocirurgião João Lobo Antunes

ARCampos / Wikimedia

O neurocirurgião João lobo Antunes

O neurocirurgião João lobo Antunes

O neurocirurgião João Lobo Antunes faleceu esta quinta-feira, aos 72 anos de idade, depois de lutar há vários anos contra o cancro.

O presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) estava a lutar contra um cancro da pele há vários anos e o seu estado de saúde piorou bastante nos últimos dias.

Segundo uma nota enviada à comunicação social, o corpo de João Lobo Antunes estará a partir das 18h desta sexta-feira em câmara ardente nas Capelas Exequiais da Basílica da Estrela. As cerimónias fúnebres religiosas vão decorrer no sábado, pelas 9h, com celebração de missa de corpo presente.

João Lobo Antunes fez parte do Conselho de Estado entre 2011 e 2016 e era atualmente presidente do CNECV e do Conselho de Ética da Fundação Champalimaud.

Esta quinta-feira, a Assembleia da República aprovou por unanimidade um voto de pesar subscrito por todos os grupos parlamentares, seguido de minuto de silêncio, pela morte do neurocirurgião.

O voto de pesar foi lido pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, caracterizando João Lobo Antunes como um médico “brilhante”, um “humanista” e um “grande português”.

“João Lobo Antunes era um homem de cultura, conhecedor dos clássicos e atento aos movimentos e às tendências do seu tempo. A excelência profissional desenvolveu-se a par do empenhamento cívico“, lê-se no documento.

Em relação a ações de natureza cívica, no voto lembra-se que o neurocirurgião foi mandatário nacional das candidaturas de dois antigos presidentes da República, Jorge Sampaio e Cavaco Silva, sendo “respeitado por todos os quadrantes políticos”.

João Lobo Antunes, para a Assembleia da República, foi “um grande português”.

“É, pois, com profunda tristeza que a Assembleia da República, reunida em sessão plenária, assinala o seu falecimento, transmitindo à sua família o mais sentido pesar”, acrescenta-se.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez em Havana uma declaração “de homenagem e evocação” do neurocirurgião e apresentou condolências à sua família

O chefe de Estado evocou o neurocirurgião como “uma figura cimeira no domínio da saúde e da ética das ciências da vida”, que era “respeitado por toda a sociedade portuguesa”, como colegas de medicina, alunos e doentes.

“É uma perda de um amigo, mas é também a perda de um grande português”, sublinhou.

“Um grande português”

Licenciado e doutorado em Medicina pela Universidade de Lisboa, Lobo Antunes viveu nos Estados Unidos durante mais de uma década, onde integrou o Departamento de Neurocirurgia do New York Neurological Institute, Columbia Presbyterian Medical Center, da Universidade de Columbia.

Regressou a Portugal em 1984, tornando-se professor catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Deu a sua última aula em 2014.

O neurocirurgião dedicou-se principalmente ao estudo do hipotálamo e da hipófise.

No ano passado, foi-lhe atribuído o Prémio Nacional de Saúde 2015, altura em que foi recordado como o primeiro médico da história a implantar um olho eletrónico num cego, um implante que, desde então, já foi feito em 15 invisuais, permitindo-lhes ver algumas formas e distinguir certas cores.

Foi Vice-Presidente para a Europa do World Federation of Neurosurgical Society; Presidente da Sociedade Europeia de Neurocirurgia; do Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação; da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e da Academia Portuguesa de Medicina e Professor Convidado da Universidade de Pequim.

Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, a Grã Cruz Militar de Sant’Iago de Espada e a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Venceu o Prémio Pessoa em 1996, recebeu em 2003 a Medalha de Ouro de mérito do Ministério da Saúde e em 2013 o Prémio da Universidade de Lisboa.

A nível político, foi mandatário nacional das candidaturas presidenciais de Jorge Sampaio, em 1996, e de Cavaco Silva, em 2006. Fez parte do Conselho de Estado entre 2011 e 2016.

Era atualmente presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) e o Conselho de Ética da Fundação Champalimaud.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …