/

Morreu o professor Moniz Pereira

1

Manuel de Almeida / Lusa

Mário Moniz Pereira, professor, desportista e dirigente desportivo (ex-diretor do Estádio Nacional), junto de uma foto sua acompanhado por Fernando Mamede durante a homenagem em sua honra

Mário Moniz Pereira, professor, desportista e dirigente desportivo (ex-diretor do Estádio Nacional), junto de uma foto sua acompanhado por Fernando Mamede durante a homenagem em sua honra

O professor Mário Moniz Pereira, antigo treinador de Carlos Lopes, medalha de ouro em Los Angeles1 984, morreu hoje aos 95 anos, deixando o atletismo português de luto.

A morte de Moniz Pereira foi anunciada pelo Sporting, clube que representou como dirigente, treinador e atleta, através do Facebook.

O Sporting CP lamenta informar a morte do professor Mário Moniz Pereira, com 95 anos, pelo qual está de luto“, revela a nota publicada pelo Sporting no Facebook.

O professor Mário Moniz Pereira é o símbolo máximo do ecletismo do Sporting CP e desporto nacional. O clube endereça as mais sentidas condolências à família e amigos“, acrescenta a nota.

Mário Moniz Pereira era licenciado em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educação Física de Lisboa, onde foi professor durante 27 anos.

Foi atleta, treinador de atletismo, praticante de andebol, basquetebol, futebol, hóquei em patins, ténis de mesa, voleibol e atletismo, e ainda autor de canções.

Como atleta, sagrou-se campeão universitário de Portugal de triplo salto e recordista nacional, campeão regional e nacional de salto em altura, triplo e salto em comprimento, em veteranos, e recordista ibérico de salto em comprimento na mesma categoria.

No voleibol foi campeão de Lisboa pelo Ginásio Clube de Lisboa, e campeão de Portugal pelo Sporting e CDUL.

Entre outros cargos, Moniz Pereira foi director do Estádio Nacional, presidente da Comissão de Apoio à Alta Competição, director técnico da Federação Portuguesa de Atletismo, Seleccionador Nacional de Atletismo e de Voleibol, Presidente da Comissão Central de Árbitros de Voleibol e Árbitro Internacional de Voleibol.

Nas décadas de 80 e 90 do século passado revolucionou o atletismo do Sporting, tendo “construído” sucessivas gerações de campeões nacionais e mundiais de atletismo – como Carlos Lopes, Fernando Mamede, Domingos Castro e Dionísio Castro.

Como técnico de atletismo esteve presente em 12 Jogos Olímpicos, em 13 Campeonatos da Europa e em 21 Campeonatos do Mundo de Crosse.

ZAP / Lusa / Wikipedia

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.