Morreu Milos Forman, realizador de “Voando sobre um Ninho de Cucos”

Petr Novák / Wikimedia

O realizador Milos Forman

O realizador norte-americano de origem checa, responsável por filmes como “Voando sobre um Ninho de Cucos” e “Amadeus”, morreu, este sábado, aos 86 anos de idade.

“Ele morreu pacificamente, cercado pela sua família e entes queridos”, disse a mulher Martina, citada pela agência de notícias checa CTK.

Milos Forman foi duas vezes premiado com o Óscar de Melhor Realizador, em 1976 por “Voando sobre um Ninho de Cuco”, e em 1985 por “Amadeus”.

Jan Tomas Forman nasceu a 18 de fevereiro de 1932, em Caslav, na antiga Checoslováquia, e aos nove anos assistiu ao extermínio dos pais no campo de concentração de Auschwitz, na Polónia.

Forman concluiu o curso de Cinema da Universidade de Praga, tendo iniciado de seguida a sua carreira no cinema como ator e argumentista. Estreou-se como realizador em 1963 com “O Ás de Espadas”.

Em 1965 venceu o primeiro Óscar de Melhor Filme Estrangeiro com a comédia “Os Amores Duma Loura” e em 1968 voltaria a receber o mesmo galardão com “O Baile dos Bombeiros”.

Mais tarde, com a invasão de Praga pelas tropas soviéticas, Forman refugia-se em Paris e depois vai para os EUA onde realiza, em 1971, o seu primeiro filme em língua inglesa “Os Amores Duma Adolescente”.

Em 1973, Milos Forman participou no documentário sobre os jogos Olímpicos de Munique: “Vencedores e Vencidos”. Em 1975 realiza “Voando sobre um Ninho de Cucos”, com o ator Jack Nicholson, com o qual ganharia o primeiro Óscar de Melhor realizador.

O musical “Hair (1979), “Amadeus” (segundo Óscar para Melhor Realizador), “Valmont” (1989), com o qual venceu o segundo Óscar de Melhor Realizador, “Larry Flynt” (1996) e a biografia “O Homem na Lua” (1999) são outros dos filmes de Milos Forman.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …

Desatualizados e com erros. IA vai vasculhar milhares de documentos da Casa Branca

O Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca (OMB) disse que as agências federais vão usar inteligência artificial (IA) para eliminar requisitos desatualizados, obsoletos e inconsistentes em dezenas de milhares de páginas de regulamentos …