Morreu Milos Forman, realizador de “Voando sobre um Ninho de Cucos”

Petr Novák / Wikimedia

O realizador Milos Forman

O realizador norte-americano de origem checa, responsável por filmes como “Voando sobre um Ninho de Cucos” e “Amadeus”, morreu, este sábado, aos 86 anos de idade.

“Ele morreu pacificamente, cercado pela sua família e entes queridos”, disse a mulher Martina, citada pela agência de notícias checa CTK.

Milos Forman foi duas vezes premiado com o Óscar de Melhor Realizador, em 1976 por “Voando sobre um Ninho de Cuco”, e em 1985 por “Amadeus”.

Jan Tomas Forman nasceu a 18 de fevereiro de 1932, em Caslav, na antiga Checoslováquia, e aos nove anos assistiu ao extermínio dos pais no campo de concentração de Auschwitz, na Polónia.

Forman concluiu o curso de Cinema da Universidade de Praga, tendo iniciado de seguida a sua carreira no cinema como ator e argumentista. Estreou-se como realizador em 1963 com “O Ás de Espadas”.

Em 1965 venceu o primeiro Óscar de Melhor Filme Estrangeiro com a comédia “Os Amores Duma Loura” e em 1968 voltaria a receber o mesmo galardão com “O Baile dos Bombeiros”.

Mais tarde, com a invasão de Praga pelas tropas soviéticas, Forman refugia-se em Paris e depois vai para os EUA onde realiza, em 1971, o seu primeiro filme em língua inglesa “Os Amores Duma Adolescente”.

Em 1973, Milos Forman participou no documentário sobre os jogos Olímpicos de Munique: “Vencedores e Vencidos”. Em 1975 realiza “Voando sobre um Ninho de Cucos”, com o ator Jack Nicholson, com o qual ganharia o primeiro Óscar de Melhor realizador.

O musical “Hair (1979), “Amadeus” (segundo Óscar para Melhor Realizador), “Valmont” (1989), com o qual venceu o segundo Óscar de Melhor Realizador, “Larry Flynt” (1996) e a biografia “O Homem na Lua” (1999) são outros dos filmes de Milos Forman.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …

PJ deteve português suspeito de apoiar Estado Islâmico

Um português foi detido, na madrugada de domingo, por suspeitas de apoiar o Estado Islâmico, tendo sido hoje ouvido em tribunal, que decretou como medida de coação a prisão preventiva, informaram as autoridades judiciais. Num comunicado …