Morreu João Gomes, fundador do Partido Socialista

(dr) Partido Socialista

João Gomes, fundador do PS

O antigo deputado constituinte e fundador do PS João Gomes, de 86 anos, faleceu na madrugada de terça-feira, refere uma nota publicada esta quarta-feira no portal dos socialistas na Internet.

“É com consternação que o PS toma conhecimento do falecimento do fundador do partido e antigo deputado à Assembleia da República João Gomes“, lê-se na mesma nota.

João Gomes nasceu em Lisboa em 1934, foi deputado constituinte em 1975, deputado à Assembleia da República pelo círculo de Lisboa nas legislaturas seguintes até 1985, tendo ainda integrado o II Governo Constitucional (1977/1978) liderado Mário Soares enquanto secretário de Estado da Comunicação Social.

Provedor da Santa Casa da Misericórdia entre 1983 e 1986 e presidente da Caixa de Previdência do Pessoal das Companhias Reunidas Gás e Eletricidade (EDP) entre 1986 e 2000, João Gomes destacou-se também no plano profissional pelo exercício de funções na comunicação social.

João Gomes foi diretor dos jornais Diário de Notícias e Portugal Hoje, tendo também participado ou exercido funções na revista Flama, nos jornais República, Luta, Diário de Lisboa e Correio do Minho.

Na década de 90, segundo o PS, João Gomes teve uma passagem pelo ensino na Universidade de Aveiro, onde lecionou a cadeira de Turismo Internacional. No domínio religioso, foi presidente diocesano da Juventude Operária Católica de Lisboa e, mais tarde, presidente ao nível nacional da estrutura.

Antes do 25 de abril de 1974 e na ação de resistência ao regime do Estado Novo, João Gomes participou na Revolta da Sé, em 1959 – ato que o levou a estar preso nas cadeias de Aljube e Caxias. De acordo com o PS, voltou a ser preso pela PIDE mais tarde a propósito da constituição da PRAGMA – Cooperativa de Difusão Cultural e Ação Comunitária, SCRC.

“À família enlutada e aos amigos mais próximos, o PS endereça as suas mais sentidas condolências neste momento de dor e de perda para todos os socialistas”, refere-se ainda na nota publicada no portal deste partido.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …

Galp anuncia cortes de 500 milhões de euros por ano devido à pandemia

A Galp Energia decidiu cortar mais de 500 milhões de euros por ano dos seus custos operacionais e investimentos para 2020 e 2021, visando fazer face ao impacto da pandemia de Covid-19 na procura de …

Bombeiros de Beja admitem recusar transportar suspeitos e doentes

As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja admitem recusar transportar utentes suspeitos e doentes com covid-19 por falta de condições e apoios. As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja referem que, "por …