Morreu Müller, que marcava 1.1 golos por jogo (Cristiano marca 0.6)

FC Bayern

Gerd Müller

O alemão deixa um currículo com muitos troféus individuais e com os títulos coletivos mais importantes no futebol.

Franz Beckenbauer não tem dúvidas: ele foi o jogador mais importante da história do Bayern Munique.

Aos 75 anos, Gerhard Müller deixou o mundo dos vivos. O antigo futebolista alemão sofria da doença de Alzheimer e morreu neste domingo.

Gerd Müller deixa um currículo com muitos troféus individuais e com os títulos coletivos mais importantes no futebol.

Começando pelas conquistas coletivas: três Taças dos Campeões Europeus pelo seu clube de (quase) sempre, o Bayern, emblema que também conduziu a uma Taça Intercontinental, uma Taça dos Vencedores das Taças, quatro campeonatos nacionais e quatro Taças da Alemanha.

Ao serviço da seleção nacional da Alemanha foi campeão europeu e campeão mundial.

Destacou-se individualmente em vários momentos. Desde logo, foi considerado o melhor futebolista do mundo uma vez.

Eleito o melhor jogador dos primeiros 40 anos da Bundesliga e é ainda o maior goleador de sempre da liga alemã, onde foi o líder dos goleadores em sete temporadas. Melhor jogador da Alemanha em duas épocas.

Maior marcador da Europa duas vezes e maior goleador da Taça dos Campeões Europeus por quatro vezes, repetindo o feito num Mundial e num Europeu de seleções. Foi, durante muito tempo, o jogador com mais golos marcados em fases finais de Mundiais.

A baliza adversária era a sua casa. O alemão apontou 68 golos em 62 jogos da seleção alemã. Uma média impressionante de 1.1 golos por jogo, só superada por Poul Nielsen (Dinamarca) e Sándor Kocsis (Hungria), entre os futebolistas que marcaram no mínimo 50 golos pela seleção nacional. Cristiano Ronaldo, por exemplo, que lidera esta lista com 109 golos, ao lado de Ali Daei, tem uma média de 0.6 golos por jogo – quase metade da média de Müller.

Morreu um dos melhores de sempre no futebol.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.