Morreu o escultor João Cutileiro

O escultor português João Cutileiro morreu aos 83 anos na madrugada desta terça-feira no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, devido a complicações provocadas por um enfisema pulmonar.

A notícia foi avançada por vários meios de comunicação, entre os quais a TSF e o jornal Público, que confirmaram a notícia do óbito do escultor João Cutileiro junto de familiares do artista.

João Cutileiro estava internado no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, e morreu na madrugada desta terça-feira devido a complicações causadas por um enfisema pulmonar.

Nascido em Pavia, concelho de Mora, em 1937, João Cutileiro estudou no estúdio do ceramista Jorge Barradas e, após uma viagem a Florença na década de 1950, inscreveu-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde ficou apenas dois anos.

Por influência de Paula Rego, Cutileiro foi para Londres, para a Slade School of Arts. Em 1961, com Paula Rego e Joaquim Rodrigo, participou na II Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, o que assinalou a divulgação da sua obra em alguns círculos artísticos da capital.

O escultor, segundo a Renascença, escolheu Évora para viver e trabalhar. Em 2016, cedeu todo o seu espólio à cidade “para poupar os meus filhos de ficarem com isto, palavra de honra”. Assim, nasceu, a casa do artista que trabalhou o mármore, donde fez nascer figuras e paisagens.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, atribuiu ao escultor a medalha de Mérito Cultural.

Cutileiro é autor do Monumento ao 25 de Abril instalado no Parque Eduardo VII, em Lisboa, entre muitas outras obras, onde se destacam as esculturas em mármore de corrente figurativa. O “intimismo”, o “erotismo” e o “amor” são os temas da sua obra.

O seu trabalho mais polémico, D. Sebastião, em Lagos, desafiou o Estado Novo em 1970.

João Cutileiro era irmão do diplomata, antropólogo e escritor José Cutileiro, que morreu em maio do ano passado.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …