Morreu o escultor João Cutileiro

O escultor português João Cutileiro morreu aos 83 anos na madrugada desta terça-feira no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, devido a complicações provocadas por um enfisema pulmonar.

A notícia foi avançada por vários meios de comunicação, entre os quais a TSF e o jornal Público, que confirmaram a notícia do óbito do escultor João Cutileiro junto de familiares do artista.

João Cutileiro estava internado no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, e morreu na madrugada desta terça-feira devido a complicações causadas por um enfisema pulmonar.

Nascido em Pavia, concelho de Mora, em 1937, João Cutileiro estudou no estúdio do ceramista Jorge Barradas e, após uma viagem a Florença na década de 1950, inscreveu-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde ficou apenas dois anos.

Por influência de Paula Rego, Cutileiro foi para Londres, para a Slade School of Arts. Em 1961, com Paula Rego e Joaquim Rodrigo, participou na II Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, o que assinalou a divulgação da sua obra em alguns círculos artísticos da capital.

O escultor, segundo a Renascença, escolheu Évora para viver e trabalhar. Em 2016, cedeu todo o seu espólio à cidade “para poupar os meus filhos de ficarem com isto, palavra de honra”. Assim, nasceu, a casa do artista que trabalhou o mármore, donde fez nascer figuras e paisagens.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, atribuiu ao escultor a medalha de Mérito Cultural.

Cutileiro é autor do Monumento ao 25 de Abril instalado no Parque Eduardo VII, em Lisboa, entre muitas outras obras, onde se destacam as esculturas em mármore de corrente figurativa. O “intimismo”, o “erotismo” e o “amor” são os temas da sua obra.

O seu trabalho mais polémico, D. Sebastião, em Lagos, desafiou o Estado Novo em 1970.

João Cutileiro era irmão do diplomata, antropólogo e escritor José Cutileiro, que morreu em maio do ano passado.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jornalistas insultados e ameaçados em jantar-comício de Ventura (sem distanciamento)

Jornalistas foram vaiados, insultados e até ameaçados num jantar-comício do Chega, este domingo. O evento não cumpriu o distanciamento social, reunindo 170 pessoas num sala com 450 metros quadrados. No domingo, no Campo de São Mamede, …

Athletic Bilbao vence Barcelona e conquista Supertaça. Messi expulso após agressão

O Athletic Bilbao ergueu a sua terceira Supertaça de futebol de Espanha, ao vencer 3-2 no prolongamento o FC Barcelona, após 2-2 no final do tempo regulamentar, na final disputada no Estádio Olímpico de Sevilha. Depois …

Regionalização, um "poema de um calceteiro" e (mais) críticas a Marcelo. O último debate presidencial

Os candidatos presidenciais juntaram-se em mais um debate conjunto antes das eleições. Falou-se da ausência de Ventura, regionalização, justiça e até jardinagem. O primeiro tema a marcar o debate das rádios foram as medidas de confinamento …

Em plena pandemia, houve cinco setores que conseguiram faturar mais do que em 2019

Apesar de a pandemia ter levado muitos setores da economia para os piores resultados de sempre, nem todos perderam faturação durante os meses de março a novembro da crise sanitária, algum conseguiram mesmo aumentar. Neste sentido, …

Pesadelo de Özil no Arsenal chega ao fim com transferência para o Fenerbahçe

O futebolista alemão Mesut Özil, dos ingleses do Arsenal, confirmou que vai assinar pelos turcos do Fenerbahçe, depois de vários meses sem jogar pelos 'gunners'. "Estou muito feliz e muito animado, por Deus me ter dado …

Palácio mais antigo da China é descoberto perto de antiga capital. Tem mais de 5000 anos

Um Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas da China, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem atualmente cerca de 5.300 …

"Há exceções a mais". Marques Mendes defende que Governo deve reavaliar medidas de confinamento

No seu habitual espaço de comentário na SIC, no domingo à noite, Luís Marques Mendes falou sobre as novas medidas de confinanento e das eleições presidenciais. Depois de uma semana a bater recordes em números de …

O cenário "é de guerra" e o medo é de a perder. Temido admite que "estamos muito próximos do limite"

Após uma visita ao Hospital Garcia de Orta, que alertava no sábado para um "cenário de pré-catástrofe", Marta Temido admitiu que o Serviço Nacional de Saúde, os operadores sociais e privados estão em "extremo sobreesforço". Marta …

Discutir sobre temas controversos requer mais atividade cerebral do que concordar

Uma nova investigação da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, confirmou aquilo que o senso comum já vaticinava: discutir sobre temas controversos requer muito mais atividade cerebral do que simplesmente concordar. De acordo com a nova …

Estado de emergência vai manter-se até março. Marcelo admite confinar mais o país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve este domingo no Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde admitiu confinar mais o país devido à pressão nos hospitais. Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa, …