Morreu a cantora Linda de Suza, aos 74 anos

A cantora Linda de Suza morreu esta quarta-feira aos 74 anos, num hospital perto da Normandia, em França, devido a uma insuficiência respiratória e diagnosticada com covid-19.

Segundo avançaram a agência AFP e o Figaro, o agente da cantora disse que esta teve várias complicações de saúde nos últimos meses e já tinha sido hospitalizada por causa de uma anemia e desidratação em agosto.

A cantora, cujo nome de nascimento era Teolinda Joaquina de Sousa Lança, ficou conhecida como a emigrante da “Mala de Cartão”, nome da sua canção mais conhecida.  Nascida em Beringel, no concelho de Beja, emigrou para a França, onde fez carreira.

Linda de Suza estreou-se como cantora no restaurante Chez Loisette, em Saint-Ouen, onde foi descoberta pelo compositor André Pascal, que a apresentou ao compositor Alex Alstone. Apresentou-se depois na televisão, onde interpretou a canção “Un Portugais”, cujas vendas do ‘single’ atingiram o Disco de Platina, em 1979.

Atuou em Portugal em 1979 e a sua história foi adaptada à televisão, numa minissérie intitulada “Mala de Cartão”, em 1988, protagonizada por Irene Papas.

Em 2010, a cantora acusou o companheiro de lhe roubar a identidade e assumiu que estava com dificuldades financeiras. Em 2014 e 2017 voltou aos palcos, realizando várias digressões.

Em 2020 apresentou um novo projeto, “Postais de Portugal”, com o qual preparava uma nova digressão, que a pandemia a obrigou a cancelar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.