/

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

(dr) João Miguel Rodrigues

A atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação.

“É com profundo pesar e imensa tristeza que a Escola de Mulheres comunica a morte de Fernanda Lapa, diretora artística desta companhia desde a sua fundação, em 1995″, pode ler-se no comunicado.

“Atriz, Encenadora, Diretora Artística da Escola de Mulheres e uma eterna apaixonada pelo Teatro. Desde cedo que Fernanda Lapa soube que o Teatro seria a sua vida. Começou a encenar muito nova, num meio dominado por homens e tem um vasto currículo nos palcos, na televisão e no cinema”, recorda a escola.

De acordo com a mesma nota, a atriz iniciou o seu percurso artístico no T.A.U.L. (Teatro dos Alunos Universitários de Lisboa), em 1962. Depois, foi fundadora da Casa da Comédia onde se estreou como atriz, sob a direção de Fernando Amado, na peça de Almada Negreiros “Deseja-se Mulher”, em 1963. É com essa mesma peça que se estreia como encenadora, também na Casa da Comédia, em 1972, acrescenta-se.

Em 1979, recorda a Escola de Mulheres, Fernanda Lapa obtém uma bolsa da Secretaria de Estado da Cultura, que a levou a frequentar a Escola Superior de Encenação de Varsóvia, onde se diplomou em Encenação, realizando, em seguida, estágios no Teatro Laboratório de Grotowski, no Teatro Contemporâneo de Wroclaw e no Teatro Stary de Cracóvia.

Desde então, dirigiu espetáculos de Teatro, Teatro-Dança e Ópera, “tornando-se numa das encenadoras mais conceituadas do país“, lê-se no comunicado.

Fernanda Lapa desenvolveu, ao longo da carreira, ações pedagógicas na área do Teatro e do Cinema e trabalhou como atriz em Teatro, Televisão e Cinema. Na sétima arte, trabalhou com nomes como Artur Duarte, Margarida Gil, Monique Rutler, Luis Filipe Costa, Pedro Senna Nunes, Fernando Vendrell, Jorge Paixão da Costa, Tiago Guedes/Eduardo Serra.

Foi, até agosto de 2012, Professora Catedrática Convidada e Diretora do Conselho do Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora – Licenciatura e Mestrado; Escola Profissional de Teatro de Cascais (Intérpretes); Universidade Intergeracional (UNIESTE).

Várias vezes premiada, Fernanda Lapa coordenou as comemorações do centenário de Bernardo Santareno, que se assinala este ano, de quem a Escola de Mulheres vai levar ao palco, em novembro, a obra “O Punho”, com versão cénica da atriz e encenadora.

A Escola de Mulheres nasceu com “o intuito de romper com o estado de coisas a que estavam remetidas as mulheres no teatro português”, uma vez que “quase nunca nenhum texto de autoria feminina era representado, havia pouquíssimas encenadoras e estas ficavam na maior parte dos casos sempre à espera de serem convidadas”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.