Morreu apresentadora que recusou quimioterapia para poupar feto

dr weibo

A apresentadora Qiu Yuanyuan

 

O sacrifício de uma apresentadora de televisão chinesa que morreu de cancro depois de ter recusado quimioterapia para poupar o feto que transportava suscitou reacções emotivas de milhões de pessoas na China.

Qiu Yuanyuan morreu esta quarta-feira, aos 26 anos, exactamente 100 dias depois de ter tido o bebé. O 100.º dia de vida de um bebé é tradicionalmente festejado na China.

Pouco depois do início da gravidez, foi diagnosticado à apresentadora um cancro do útero. Yuanyuan recusou o tratamento de quimioterapia, para preservar a saúde do futuro bebé, Niannian, e o tumor espalhou-se.

Após o nascimento do bebé, Yuanyuan foi submetida a uma operação para extracção do tumor, mas a intervenção foi demasiado tardia.

“Depois de casarmos, ser mãe era o maior desejo de Qiu”, conta o marido da apresentadora, Zhang Qixuan, seu colega na mesma cadeia de TV, citado pelo SCMP.

O gesto de Qiu Yuanyuan tocou profundamente os chineses. Mais de 10 milhões de utilizadores reagiram no Weibo, o equivalente chinês do Twitter, comovidos com a coragem da apresentadora e o seu amor pelo filho por nascer.

Mas apesar das manifestações generalizadas de solidariedade, muitos utilizadores discordam da decisão tomada por Qiu Yuanyuan, considerando que deveria ter escolhido fazer o tratamento.

“Espero que possamos todos silenciosamente abençoá-la e ao nosso filho, e sorrir à vida – exactamente como Qiu fazia”, pediu Qixuan.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fantástica e corajosa mãe. Deu uma grande lição de Amor morrendo pelo seu filho, sim , é uma prova de Amor de grande valor espiritual .Efectivamente não é qualquer pessoa que realiza um acto destes. Deus guarde a sua alma. Decerto terá um grande prémio no céu.

RESPONDER

Terramotos na falha de San Andreas podem ser explicados por um lago antigo

A falha de San Andreas, que se situa ao longo da costa oeste da América do Norte e atravessa centros populacionais densos como o de Los Angeles, na Califórnia, é uma das falhas mais estudadas …

Uma estranha e rara molécula foi detetada na atmosfera de Titã

Uma equipa de cientistas da NASA identificou uma estranha e rara molécula na atmosfera de Titã, o maior satélite natural de Saturno. Em comunicado, os cientistas detalham que em causa está a molécula de ciclopropenilideno …

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …