/

Morreu apresentadora que recusou quimioterapia para poupar feto

1

dr weibo

A apresentadora Qiu Yuanyuan

 

O sacrifício de uma apresentadora de televisão chinesa que morreu de cancro depois de ter recusado quimioterapia para poupar o feto que transportava suscitou reacções emotivas de milhões de pessoas na China.

Qiu Yuanyuan morreu esta quarta-feira, aos 26 anos, exactamente 100 dias depois de ter tido o bebé. O 100.º dia de vida de um bebé é tradicionalmente festejado na China.

Pouco depois do início da gravidez, foi diagnosticado à apresentadora um cancro do útero. Yuanyuan recusou o tratamento de quimioterapia, para preservar a saúde do futuro bebé, Niannian, e o tumor espalhou-se.

Após o nascimento do bebé, Yuanyuan foi submetida a uma operação para extracção do tumor, mas a intervenção foi demasiado tardia.

“Depois de casarmos, ser mãe era o maior desejo de Qiu”, conta o marido da apresentadora, Zhang Qixuan, seu colega na mesma cadeia de TV, citado pelo SCMP.

O gesto de Qiu Yuanyuan tocou profundamente os chineses. Mais de 10 milhões de utilizadores reagiram no Weibo, o equivalente chinês do Twitter, comovidos com a coragem da apresentadora e o seu amor pelo filho por nascer.

Mas apesar das manifestações generalizadas de solidariedade, muitos utilizadores discordam da decisão tomada por Qiu Yuanyuan, considerando que deveria ter escolhido fazer o tratamento.

“Espero que possamos todos silenciosamente abençoá-la e ao nosso filho, e sorrir à vida – exactamente como Qiu fazia”, pediu Qixuan.

ZAP / Lusa

1 Comment

  1. Fantástica e corajosa mãe. Deu uma grande lição de Amor morrendo pelo seu filho, sim , é uma prova de Amor de grande valor espiritual .Efectivamente não é qualquer pessoa que realiza um acto destes. Deus guarde a sua alma. Decerto terá um grande prémio no céu.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.