Quase 50 anos depois, um dos mordomos mais antigos da Casa Branca vai reformar-se

(dr) Tina Hager / George W. Bush Presidential Library

William “Buddy” Carter

Quase cinco décadas de serviço depois, um dos mordomos mais antigos da Casa Branca, a residência oficial do Presidente dos Estados Unidos, vai reformar-se.

William “Buddy” Carter, como é conhecido, é um dos mordomos mais antigos da Casa Branca e esta semana deverá ser a sua última ao serviço da nação, uma vez que vai entrar na reforma, segundo contaram fontes próximas à cadeia televisiva CNN.

A carreira de Carter começou há 47 anos na Blair House, também conhecida como “The President’s Guest House”, ou seja, a casa de hóspedes presidencial, que fica em frente à Casa Branca, em Washington D.C.

Ali serviu durante 15 anos, até passar para a residência oficial do Presidente dos Estados Unidos, sendo apenas um dos seis mordomos existentes. Carter ajudou Presidentes e Primeiras-damas, tendo passado por dez Administrações, desde o republicano Ronald Reagan até aos dias de hoje, com o democrata Joe Biden.

“Durante 47 anos, através de dez Administrações, Buddy Carter foi parte integrante da vida dos Presidentes dos EUA, das suas famílias e da sua casa, a Casa Branca”, pode ler-se no comunicado conjunto do atual chefe de Estado e da sua mulher, Jill Biden.

“Somos-lhe imensamente gratos pela sua gentileza, o seu serviço e os tempos que partilhámos juntos – desempenhou um trabalho exigente, com excelência e alegria, durante quase meio século, sempre pronto a dar uma mão”, dizem ainda.

“Embora seja difícil imaginar a vida na Casa Branca sem Buddy, desejamos-lhe o melhor, para aquela que é uma reforma bem merecida, e muitos anos felizes pela frente com a sua esposa Carol e os seus amados filhos e netos.”

Em declarações à estação televisiva, um funcionário da Casa Branca contou que, esta quinta-feira, a residência oficial iria fazer uma pequena festa privada para homenagear o mordomo.

A decisão de Carter de se reformar, segundo uma fonte próxima, foi puramente pessoal, motivada pelo desejo de passar mais tempo com a família, depois de tantos anos de trabalho.

E, para se perceber a sua importância nos corredores desta famosa residência, há uma história para contar com o ex-Presidente Donald Trump. De acordo com uma pessoa que compareceu a um dos bailes do Congresso, que se realizam todos os anos, o republicado suspendeu o início de um deles apenas para poder estar presente no momento em que se cantavam os “Parabéns” ao mordomo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …