/

Os morcegos-vampiros sabem como fazer uma quarentena

Sherri and Brock Fenton / Behavioral Ecology

Morcego-vampiro

Os morcegos-vampiros passam menos tempo com a sua comunidade quando estão doentes, o que retarda a rapidez com que uma doença se espalha. 

Quando se trata de contágio, os morcegos-vampiros são muito cuidadosos. De acordo com um novo estudo, publicado recentemente na Behavioral Ecology, estes animais fazem uma espécie de quarentena quando estão doentes.

A equipa da Universidade de Oxford capturou 31 espécimes de morcego-vampiro que viviam em grupos nas cavidades de uma árvore em Lamanai, no Belize.

Quinze deles, que integraram o grupo de controlo, receberam uma solução salina, que não teve qualquer efeito no organismo. Os restantes foram injetados com uma dose de lipopolissacarídeos, componentes que se encontram na membrana de algumas bactérias e que atuam como estimulantes do sistema imunológico. A substância permitiu a simulação de uma infeção, sem que os animais ficassem doentes.

As conclusões permitiram observar que os morcegos “doentes” se associavam a menos companheiros de grupo, passavam menos tempo com os outros e eram menos ligados socialmente a companheiros de grupo saudáveis.

Segundo o EurekAlert, os investigadores descobriram que, durante o período de tratamento, que durou seis horas, um morcego “doente” se relacionava, em média, com menos quatro companheiros do que os do grupo de controlo.

Um morcego do grupo de controlo tinha, em média, 49% de probabilidade de se associar a cada morcego do mesmo grupo, mas apenas 35% de se associar a um morcego “doente”.

Além disso, durante o período de tratamento, os morcegos “doentes” gastaram 25 minutos a menos associando-se por “casal”. Curiosamente, com o passar do tempo e com o afastamento do período de tratamento, tudo voltou ao normal.

As quarentenas dos morcegos haviam terminado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.