Os seus morangos sabem mal? Já sabemos quem é o culpado

Às vezes ficamos desiludidos com o sabor dos morangos, apesar de terem bom aspeto. A  causa pode ser o uso de certos pesticidas.

Um estudo publicado recentemente no Journal os Agricultural and Food Chemistry pela American Chemical Society (ACS) revelou que dois fungicidas normalmente utilizados em morangos podem afetar os mecanismos celulares, resultando em frutos com sabor, doçura e valor nutricional reduzidos.

A doçura de uma fruta deriva geralmente da concentração de glucose dissolvida ou frutose, enquanto o aroma único é produzido por compostos voláteis como ésteres e terpenos, relatou o Sci Tech Daily. Além disso, os frutos são frequentemente ricos em nutrientes tais como vitamina C, ácido fólico e antioxidantes.

Como os fungicidas são concebidos para perturbar os processos celulares dos fungos prejudiciais, podem interferir acidentalmente com estes processos nas culturas, inibindo a produção destes importantes sabores e compostos nutricionais.

Assim, Jinling Diao e os colegas investigaram como dois pesticidas comuns utilizados em morangos – boscalide (BOS) e difenoconazol (DIF) – afetam vias moleculares específicas.

Os investigadores cultivaram três grupos de morangos em condições idênticas, aplicando BOS ou DIF a dois grupos quando ainda estavam verdes.

Mesmo após o tratamento, os frutos totalmente cultivados eram idênticos em tamanho e cor às cultivadas sem pesticida. No entanto, por baixo da superfície, a equipa encontrou uma série de alterações químicas causadas por ambos os fungicidas.

De acordo com o estudo, os níveis de açúcares solúveis e nutrientes, como a sacarose e a vitamina C, foram reduzidos; os açúcares foram convertidos em ácidos, reduzindo ainda mais a doçura; e a quantidade de compostos voláteis mudou, subjugando o sabor e o aroma do fruto.

A equipa descobriu que o BOS tinha um efeito direto na regulação dos genes envolvidos nas vias celulares relacionadas com a produção de açúcares, compostos voláteis, nutrientes e aminoácidos.

Num teste de sabor cego, os participantes preferiram os morangos não tratados.

Este trabalho, indicaram os investigadores, pode fornecer orientações aos agricultores sobre a utilização de pesticidas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.