O morango silvestre pode ser a nova arma contra infeções e cancro do estômago

Um estudo recente, conduzido pela Universidade de Coimbra, mostra que a folha de morangueiro silvestre pode ajudar a combater infeções gástricas e o cancro do estômago.

O extrato de folhas de morangueiro silvestre (Fragaria vesca), nomeadamente uma fração purificada rica em elagitanina, pode ajudar a para combater infeções provocadas por Helicobacter pylori (H. pylori), bactéria associada a várias patologias gástricas e alguns tipos de cancro do estômago.

Estes são os resultados preliminares de um estudo desenvolvido por uma equipa de investigadores das faculdades de Farmácia (FFUC) e de Medicina (FMUC) da Universidade de Coimbra (UC).

A investigação, que teve como objetivo avaliar a atividade da bactéria anti-H. pylori de diversos extratos de plantas, evidenciou ainda que “o extrato da agrimónia (Agrimonia eupatoria L.), uma planta da família das Rosaceae, é também um bom candidato para a terapêutica desta bactéria, que afeta cerca de 50% da população mundial“.

Em Portugal, esta bactéria que se aloja no estômago do ser humano, afeta 84% da população.

Muitos indivíduos não cheguem a desenvolver doenças associadas ao Helicobacter pylori. Mas, quando tal acontece, os tratamentos disponíveis atualmente são muito agressivos.

“Exigem a toma de três antibióticos em simultâneo, associados a um protetor gástrico (inibidor da bomba de protões), durante duas semanas”, sublinha, citada pela UC, a investigadora da FMUC Maria Manuel Donato, e coordenadora da investigação.

“Investigar o efeito antibacteriano de extratos de plantas como alternativas terapêuticas e/ou complementares do tratamento” torna-se, por isso, importante.

Apesar de os resultados serem preliminares, abrem caminho para o desenvolvimento de novos fármacos. “Os extratos de Agrimonia eupatoria L. e de Fragaria vesca mostraram efeito anti-H. pylori, independente da virulência e da resistência aos antibióticos, com o extrato das folhas de morango a ser o mais ativo e a respetiva fração enriquecida em elagitanina a mais eficaz contra a bactéria”, destaca Maria Manuel Donato.

Nas experiências realizadas em linhas celulares gástricas – em denominados isolados clínicos de Helicobacter pylori – com diferentes perfis de resistência aos antibióticos e de virulência, a equipa conseguiu “determinar a concentração adequada de cada extrato para inibir a bactéria”, adianta a Universidade de Coimbra.

Este trabalho científico, publicado na Journal of Functional Foods, surgiu na sequência de um estudo epidemiológico sobre Helicobacter pylori na região Centro, realizado pelo grupo ao qual pertence Maria Manuel Donato, em colaboração com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ja fiz o tratamento de erradicaçao do helicobacter pylori ,tinha ulcera ,nao achei o tratamento agressivo ? deixei de ter problemas gastro, mas se conseguirem um tratamento melhor e evitarem os antibioticos melhor

RESPONDER

Nasceu o SeeArch, uma espécie de colete salva-vidas para resgates em mar aberto

Se uma pessoa se separar da sua embarcação em mar aberto, permanecer à tona não é o único desafio. Ser visto pelos salvadores é uma missão importante que o novo SeeArch, usável e insuflável, vai …

Há 127 concelhos que vão manter os limites no fim de semana. Saiba quais

Os concelhos que mantém risco muito elevado e extremamente elevado terão de manter até dia 23 deste mês as atuais restrições, incluindo de limitação de circulação ao fim de semana. Houve 27 concelhos que saíram …

Piscina mais profunda do mundo inaugurada na Polónia

Com 45 metros de profundidade, a piscina Deepspot foi recentemente inaugurada na Polónia. Vai servir de zona de treino para mergulhadores, bombeiros e forças armadas. A piscina mais profunda do mundo foi inaugurada esta semana em …

Mais 6087 novos casos de covid-19 em Portugal. Este é o maior número da semana

Portugal registou este sábado 6087 novos casos e 73 mortes por covid-19. No total, mais de 318 mil pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus e 4876 morreram. Nas últimas 24 horas, mais 6165 …

Sedada e com um capuz sobre os olhos, a girafa Asiwa foi resgatada de uma ilha no Quénia

Conservacionistas, autoridades do Governo e membros da comunidade local uniram-se para resgatar oito girafas numa ilha no Quénia. A população de girafas em África tem diminuído nas últimas décadas devido à perda de habitat e à …

Governo mantém restrições. Exceções no Natal, mas no Ano Novo volta a ser proibida a circulação entre concelhos

António Costa falou hoje ao país para anunciar as novas medidas para a quadra festiva. O primeiro-ministro revelou que no Natal as medidas serão aliviadas, como já se esperava, porém voltam a apertar no Ano …

Joe Biden está a planear uma tomada de posse em versão reduzida. Trump pode não marcar presença

A pouco mais de um mês de tomar posse como Presidente dos EUA, Joe Biden anunciou que está a planear reduzir a dimensão da cerimónia para garantir a segurança devido à pandemia. Segundo o Público, Joe …

O Peru enfrenta o maior desafio político desde a ditadura de Fujimori. A responsabilidade está nas mãos de Sagasti

O novo presidente do Peru assumiu o cargo em 17 de novembro em circunstâncias nada desejáveis. O país, que até ao ano passado vinha a ser apontado como um exemplo na área económica, enfrenta agora …

Três anti-histamínicos mostram eficácia a inibir infeção pelo coronavírus

Três medicamentos anti-histamínicos mostraram alguma eficácia a inibir a infeção de células pelo novo coronavírus responsável pela covid-19, segundo os resultados preliminares de um estudo da Universidade da Florida divulgado na sexta-feira. As descobertas sobre os …

"Criminoso, cruel e traiçoeiro”. Sobrinha de Donald Trump diz que tio devia ser preso

A sobrinha do atual Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, referiu que o tio é “criminoso, cruel e traiçoeiro”, por isso, deveria enfrentar a justiça norte-americana, depois de todos os escândalos que o …