O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para o viúvo mostrar a sua riqueza a todos que o rejeitavam.

Nova Orleães é famosa pelos seus cemitérios, que apresentam mausoléus acima do solo. O solo da região demasiado húmido e pantanoso para cavar túmulos tradicionais de 1,80 metros. Por isso, os corpos são enterrados ao mesmo nível que os vivos andam na terra.

De acordo com o Mental Floss, o mais impressionante desses cemitérios pode ser o Cemitério Metairie. Construído em 1872, reivindica os monumentos e mausoléus mais altos da cidade, o mais alto dos quais é o Monumento Moriarty.

O túmulo de granito foi encomendado por Daniel A. Moriarty, um imigrante irlandês que se mudou para Nova Orleães com pouco dinheiro em meados do século XIX. Foi nessa cidade que conheceu a sua esposa, Mary Farrell. Juntos, começaram um negócio bem-sucedido e investiram a sua nova renda em imóveis.

O casal conseguiu construir uma fortuna significativa, mas Moriarty não se conseguiu livrar da sua reputação de estrangeiro pobre. A classe alta da cidade recusou-se a aceitá-lo na suas fileiras – algo que Moriarty nunca superou.

Quando a sua esposa morreu em 1887, Moriarty teve uma ideia que honraria a sua memória e, esperançosamente, irritaria os aristocratas ao mesmo tempo.

Em 1905, Moriarty construiu o maior memorial que podia pagar. Além do campanário, que é coberto por uma cruz, o local é adornado com quatro estátuas na base. Essas figuras representam fé, esperança, caridade e memória.

Gerard Schoen, diretor de extensão comunitária do Cemitério Metairie, disse que “a razão pela qual Daniel queria que a sua propriedade fosse a mais alta era para que a sua esposa pudesse olhar para baixo e desprezar todo o ‘sangue azul’ no cemitério por toda a eternidade”.

Um século depois, o grande monumento ainda mantém a sua distinção.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …