O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para o viúvo mostrar a sua riqueza a todos que o rejeitavam.

Nova Orleães é famosa pelos seus cemitérios, que apresentam mausoléus acima do solo. O solo da região demasiado húmido e pantanoso para cavar túmulos tradicionais de 1,80 metros. Por isso, os corpos são enterrados ao mesmo nível que os vivos andam na terra.

De acordo com o Mental Floss, o mais impressionante desses cemitérios pode ser o Cemitério Metairie. Construído em 1872, reivindica os monumentos e mausoléus mais altos da cidade, o mais alto dos quais é o Monumento Moriarty.

O túmulo de granito foi encomendado por Daniel A. Moriarty, um imigrante irlandês que se mudou para Nova Orleães com pouco dinheiro em meados do século XIX. Foi nessa cidade que conheceu a sua esposa, Mary Farrell. Juntos, começaram um negócio bem-sucedido e investiram a sua nova renda em imóveis.

O casal conseguiu construir uma fortuna significativa, mas Moriarty não se conseguiu livrar da sua reputação de estrangeiro pobre. A classe alta da cidade recusou-se a aceitá-lo na suas fileiras – algo que Moriarty nunca superou.

Quando a sua esposa morreu em 1887, Moriarty teve uma ideia que honraria a sua memória e, esperançosamente, irritaria os aristocratas ao mesmo tempo.

Em 1905, Moriarty construiu o maior memorial que podia pagar. Além do campanário, que é coberto por uma cruz, o local é adornado com quatro estátuas na base. Essas figuras representam fé, esperança, caridade e memória.

Gerard Schoen, diretor de extensão comunitária do Cemitério Metairie, disse que “a razão pela qual Daniel queria que a sua propriedade fosse a mais alta era para que a sua esposa pudesse olhar para baixo e desprezar todo o ‘sangue azul’ no cemitério por toda a eternidade”.

Um século depois, o grande monumento ainda mantém a sua distinção.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …