O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para o viúvo mostrar a sua riqueza a todos que o rejeitavam.

Nova Orleães é famosa pelos seus cemitérios, que apresentam mausoléus acima do solo. O solo da região demasiado húmido e pantanoso para cavar túmulos tradicionais de 1,80 metros. Por isso, os corpos são enterrados ao mesmo nível que os vivos andam na terra.

De acordo com o Mental Floss, o mais impressionante desses cemitérios pode ser o Cemitério Metairie. Construído em 1872, reivindica os monumentos e mausoléus mais altos da cidade, o mais alto dos quais é o Monumento Moriarty.

O túmulo de granito foi encomendado por Daniel A. Moriarty, um imigrante irlandês que se mudou para Nova Orleães com pouco dinheiro em meados do século XIX. Foi nessa cidade que conheceu a sua esposa, Mary Farrell. Juntos, começaram um negócio bem-sucedido e investiram a sua nova renda em imóveis.

O casal conseguiu construir uma fortuna significativa, mas Moriarty não se conseguiu livrar da sua reputação de estrangeiro pobre. A classe alta da cidade recusou-se a aceitá-lo na suas fileiras – algo que Moriarty nunca superou.

Quando a sua esposa morreu em 1887, Moriarty teve uma ideia que honraria a sua memória e, esperançosamente, irritaria os aristocratas ao mesmo tempo.

Em 1905, Moriarty construiu o maior memorial que podia pagar. Além do campanário, que é coberto por uma cruz, o local é adornado com quatro estátuas na base. Essas figuras representam fé, esperança, caridade e memória.

Gerard Schoen, diretor de extensão comunitária do Cemitério Metairie, disse que “a razão pela qual Daniel queria que a sua propriedade fosse a mais alta era para que a sua esposa pudesse olhar para baixo e desprezar todo o ‘sangue azul’ no cemitério por toda a eternidade”.

Um século depois, o grande monumento ainda mantém a sua distinção.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Manchester City conquista título no sofá e com costela portuguesa. É o terceiro em quatro anos

O Manchester City garantiu hoje a conquista do seu sétimo título de campeão inglês de futebol, e terceiro em quatro anos, face ao desaire do Manchester United na receção ao Leicester (1-2), na 36.ª ronda. Com …

Venda da Groundforce pode ficar nas mãos do administrador de insolvência

A apreciação judicial do pedido de insolvência da Groundforce feito pela TAP ainda deverá demorar alguns meses. Até lá, o acionista maioritário terá de conseguir vender a sua parte, ou a decisão poderá passar para …

Estádio do Dragão vai receber final da Liga dos Campeões

O Estádio do Dragão, na cidade do Porto, vai ser o palco da final da Liga dos Campeões, entre Chelsea e Manchester City, agendada para 29 de maio. A hipótese de a cidade "Invicta" e o …

Ministério Público, viúva de Ihor e inspetores vão recorrer da sentença

Tanto o Ministério Público, como a viúva de Ihor Homeniuk e os inspetores do SEF, vão recorrer da decisão no caso da morte do ucraniano no aeroporto. Procuradora considera que penas foram demasiado leves. A decisão …

Entre a espada e a parede. Ministro do Ambiente de “olhos fechados“ em relação à agricultura intensiva

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, continua a fugir a perguntas sobre a expansão da área de estufas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, quando questionado em audição na comissão parlamentar de Ambiente sobre …

Uma questão de minutos. Os antigos romanos quase foram salvos da erupção do Vesúvio

Centenas de romanos antigos que fugiram da erupção do Vesúvio em 79 estavam a poucos minutos de serem resgatados num barco enviado pelo historiador Plínio, o Velho, quando morreram. Os esqueletos de 300 habitantes da cidade …

Regime de prevenção da corrupção isenta políticos e órgãos de soberania. Delação premiada gera críticas no PS

Os gabinetes dos principais órgãos políticos e de todos os órgãos de soberania, assim como o Banco de Portugal, vão ser excluídos do novo regime geral de prevenção da corrupção. De acordo com o jornal Público, …

”Pouco realista”. Banco de Portugal arrasa plano do Novo Banco para a dívida de Vieira

O Banco de Portugal considera que a reestruturação da dívida de Luís Filipe Vieira no Novo Banco é “pouco realista” e tem “pouca aderência à realidade”. A reestruturação da dívida do grupo de Luís Filipe Vieira …

Um treinador sem medo de errar e um plantel que pouco o fez. As razões para o título do Sporting

O Sporting sagrou-se, esta terça-feira, campeão nacional. Há várias figuras responsáveis pelo título dos 'leões', desde Rúben Amorim ao talentoso plantel. Apito final do Sporting CP-Boavista e os 'leões' voltam a conquistar o campeonato, 19 anos …

Identificada nova espécie de gato dente-de-sabre, uma das maiores de sempre

Usando técnicas detalhadas de comparação de fósseis, cientistas foram capazes de identificar uma nova espécie gigante de gato dente-de-sabre, que teria andado pela América do Norte entre há cinco e nove milhões de anos. De acordo …