/

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

2

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para o viúvo mostrar a sua riqueza a todos que o rejeitavam.

Nova Orleães é famosa pelos seus cemitérios, que apresentam mausoléus acima do solo. O solo da região demasiado húmido e pantanoso para cavar túmulos tradicionais de 1,80 metros. Por isso, os corpos são enterrados ao mesmo nível que os vivos andam na terra.

De acordo com o Mental Floss, o mais impressionante desses cemitérios pode ser o Cemitério Metairie. Construído em 1872, reivindica os monumentos e mausoléus mais altos da cidade, o mais alto dos quais é o Monumento Moriarty.

O túmulo de granito foi encomendado por Daniel A. Moriarty, um imigrante irlandês que se mudou para Nova Orleães com pouco dinheiro em meados do século XIX. Foi nessa cidade que conheceu a sua esposa, Mary Farrell. Juntos, começaram um negócio bem-sucedido e investiram a sua nova renda em imóveis.

O casal conseguiu construir uma fortuna significativa, mas Moriarty não se conseguiu livrar da sua reputação de estrangeiro pobre. A classe alta da cidade recusou-se a aceitá-lo na suas fileiras – algo que Moriarty nunca superou.

Quando a sua esposa morreu em 1887, Moriarty teve uma ideia que honraria a sua memória e, esperançosamente, irritaria os aristocratas ao mesmo tempo.

Em 1905, Moriarty construiu o maior memorial que podia pagar. Além do campanário, que é coberto por uma cruz, o local é adornado com quatro estátuas na base. Essas figuras representam fé, esperança, caridade e memória.

Gerard Schoen, diretor de extensão comunitária do Cemitério Metairie, disse que “a razão pela qual Daniel queria que a sua propriedade fosse a mais alta era para que a sua esposa pudesse olhar para baixo e desprezar todo o ‘sangue azul’ no cemitério por toda a eternidade”.

Um século depois, o grande monumento ainda mantém a sua distinção.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.