Em Montreal, há uma caixa de sugestões para o Universo

Este ano, em Montreal, no Canadá, num conhecido caminho para pedestres de um bairro residencial, apareceu uma misteriosa caixa branca com as seguintes palavras pintadas a preto: “Caixa de desejos/sugestões para o Universo. Todos os tópicos serão aceites.”

Segundo a NPR, o responsável por trás da ideia chama-se François, tem 38 anos, vive na cidade canadiana há mais de duas décadas e não é a primeira vez que cria instalações deste género.

O canadiano explica que, em abril, com a chegada da pandemia de covid-19, sentiu que “as pessoas tinham coisas que precisavam de expressar“. “E eu queria oferecer-lhes uma forma diferente de o fazerem, sem ser nas redes sociais ou nos media, onde não seriam lidas imediatamente nem comentadas por toda a gente”, acrescenta.

No total, François diz que já recebeu cerca de 300 notas. “Os principais temas foram sempre sobre amor”, declara o canadiano, dizendo que também há quem fale do “trabalho, dos estudos ou de preocupações financeiras. Depois disso, em terceiro lugar, está a saúde ou a situação atual em torno da pandemia”.

“Acho que, agora, os desejos e as sugestões são mais profundos do que costumavam ser em junho, por exemplo”, refere à NPR.

O canadiano não tem planos para o que vai fazer a seguir com estas notas, pois considera que a parte mais útil desta ideia é permitir às pessoas que desabafem.

“O primeiro passo para realizar os nossos desejos é ser capaz de nomeá-los. Logo, só o facto de alguém poder refletir e definir algo com clareza suficiente para o escrever num pedaço de papel, talvez seja o primeiro passo para algo mais concreto”, conclui.

François pretende continuar a recolher as notas enquanto a caixa durar. Se um dia desaparecer, talvez isso seja o Universo a funcionar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.