Montero bisa na vitória do Sporting sobre o Nacional

Manuel de Almeida / Lusa

André Carrillo, Fredy Montero, Carlos Mané

André Carrillo, Fredy Montero, Carlos Mané

O Sporting venceu hoje o Nacional por 2-0, em encontro da 31.ª jornada da I Liga de futebol, no qual o Nacional quis mais ganhar, mas perdeu porque Marco Silva meteu Carrillo na segunda parte.

O peruano não ‘partiu a loiça’, mas a qualidade dos seus cruzamentos acabou por marcar a diferença, ao criar o primeiro golo da partida, aos 56 minutos, para Montero finalizar, mas também outros lances de perigo para a baliza de Gottardi.

O contraste foi tão mais evidente quanto é verdade que o Sporting na primeira parte, na qual não criou uma única oportunidade de golo, tão-pouco lances de perigo, não teve alas no ataque, visto que Capel foi ‘inexistente’ e Mané inconsequente.

A entrada de Adrien, para o lugar de Rosell, um dos responsáveis pela falta de dinâmica ofensiva do Sporting nas saídas para o ataque, também teve influência evidente na melhoria do rendimento do Sporting na segunda parte.

Com o internacional luso, o meio campo ‘leonino’ ganhou maior dinâmica e verticalidade, em contraste com o que se passou até ao intervalo, em que o Sporting teve muita posse de bola e escassíssima profundidade no seu jogo.

O Nacional até entrou melhor, a pressionar, a subir as linhas, a defender no meio campo ‘leonino’, mais agressivo e determinado, até porque ainda acalenta aspirações de chegar ao sexto lugar que deverá dar acesso a uma competição europeia, mas a verdade é que lhe faltou sempre alguma contundência e qualidade no último terço do campo para criar oportunidades de golo antes do intervalo.

Valha a verdade que a única que existiu na primeira parte pertenceu ao Nacional, aos 28 minutos, quando Rui Patrício negou o golo a Tiago Rodrigues, ao desviar o remate deste por cima da barra.

Na segunda parte, Marco Silva percebeu que arriscava perder o jogo, socorreu-se de Adrien e Carrillo e passou a ter mais capacidade de mando a meio campo, por um lado, e mais criatividade nas alas e qualidade nos cruzamentos, por outro, o que foi determinante para o Sporting chegar ao golo.

A perder, o Nacional foi forçado a arriscar ainda mais, a meter mais gente nas ações ofensivas e, em consequência, o Sporting passou a ter mais espaços para chegar à área insular em boas condições para finalizar, o que aconteceu nos últimos segundos do período de compensações, novamente por Montero, mas poderia ter surgido bem antes disso, não fora a precipitação na finalização, em particular Mané.

O avançado colombiano alinhou hoje na única posição, como segundo avançado, atrás do ponta de lança, compatível com a sua falta de agressividade, de resto, patente em vários momentos do jogo, o que permitiu disfarçar essa pecha e realçar a qualidade técnica e instinto finalizador que possui.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …