Montenegro “não tem nenhuma imobiliária”. PS e Chega querem explicações

8

Fernando Veludo / LUSA

O primeiro-ministro, Luís Montenegro

Esposa e filhos do primeiro-ministro têm empresa de compra e venda de imóveis. Hugo Soares defende líder do Governo.

A Spinumviva é uma empresa que foi fundada e gerida por Luís Montenegro. Agora pertence à esposa e aos dois filhos. Será uma empresa de compra e venda de imóveis, o que pode implicar um eventual conflito de interesses devido à nova lei dos solos.

Além disso, como Montenegro é casado em comunhão de adquiridos com a esposa, é também um potencial beneficiário dos eventuais lucros obtidos pela empresa.

Mas Hugo Soares assegura que não há qualquer conflito de interesses, neste caso: “Essa empresa que é detida pela família de Luís Montenegro nunca fez nenhuma transação de nenhuma propriedade, não tem nenhuma propriedade e é, efetivamente, uma empresa de consultoria“.

Não tem nenhuma imobiliária que tenha feito nenhum negócio na área do imobiliário, não tem nenhuma propriedade naquela empresa, nem tenciona fazer nenhum negócio em sede de negócios imobiliários. A notícia é falsa e é efetivamente um não assunto”, reforçou o líder parlamentar do PSD, acrescentando: “As pessoas têm o direito a trabalhar, a exercer funções, a contribuir, também, no exercício da sua profissão e do âmbito da sua vida familiar para aquilo que é a vida em comunidade”.

Mas o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, quer que o primeiro-ministro dê explicações sobre os “casos” que envolvem membros do Governo, para que “não se adensem dúvidas e suspeitas”.

“Acredito mesmo que haja boas explicações para qualquer um destes casos. Mas, até para evitar que se adensem dúvidas e suspeitas, é muito importante que o senhor primeiro-ministro dê esclarecimentos e faça declarações aos jornalistas”, afirmou.

O líder socialista insistiu na necessidade de o chefe do Governo esclarecer “não só sobre o caso que é noticiado hoje pelo Correio da Manhã e que o envolve diretamente, mas também outros secretários de Estado”, disse aos jornalistas, em Lousada, no distrito do Porto, onde participou numa iniciativa da Federação do Porto para analisar a situação na região do Tâmega e Sousa.

O líder socialista lembrou, ainda, que quando Luís Montenegro estava na oposição “fazia sempre questão de exigir explicações ao Governo anterior”.

Os esclarecimentos de Luís Montenegro nestes casos “são necessários para que não se perca a confiança nas instituições e nos políticos”, reforçou.

Para Pedro Nuno Santos, “um primeiro-ministro e um político têm de se sujeitar às perguntas que os jornalistas fazem, para que as pessoas que estejam em casa tenham as suas dúvidas esclarecidas”.

Assinalou o líder do PS que “todas as matérias relacionadas com conflitos de interesses são muito importantes na vida política e na vida pública”, para que “não restem dúvidas de que as decisões que foram tomadas não têm como objetivo benefício próprio ou de próximos”.

Pedro Nuno Santos recordou que o primeiro-ministro não fala aos jornalistas desde 20 de janeiro, com exceção, frisou, quando, no dia 3 de fevereiro, “falou de uma candidatura presidencial que apoia”.

Também o Chega pediu explicações ao primeiro-ministro sobre a notícia do Correio da Manhã, exigindo que, nas próximas horas, Luís Montenegro, “dê ao país um esclarecimento sério e clarificador desta situação”, sobre quaisquer eventuais conflitos de interesses do primeiro-ministro, referindo que se isso não acontecer “desencadeará as devidas ações políticas para responsabilizar o Chefe de Governo”.

ZAP // Lusa

8 Comments

  1. Só me pergunto se verdadeiramente acreditam que as pessoas acreditam nestas patacoadas ou se nem sequer lhes interessa, i dizem a primeira que lhes passa pela cabeça.

  2. Com os Vistos Gold e o negocio do Imobiliario para estrangeiros, redunda na Inflacao dos preços na generalidade.
    Isto é Governar contra os Legitimos Direitos e interesses dos tugas, no Direito a uma Habitação, que por via da inflação deixou de estar ao alcance dos portugueses, tanto para Compra como para Arrendar.
    A atitude hostil, e agressora já vem do tempo do Passos de Coelho.

    2
    2
    • Sem dúvida que a porra dos vistos Gold vieram lixar a vida ao tuga comum. Imóveis que custavam 200k, os asiáticos (e brazucas) vieram dispostos a pagar 300k. Logo, os imóveis de 100k, passaram para 180-220k. Quem se lixou? O mexilhão.

      Com imóveis usados a preço premium, os imóveis novos passaram a super-premium. Neste momento um T3 na Venda do Pinheiro (Mafra, fim do mundo) estão a pedir 480 000 euros. Quatrocentos e oitenta mil euro.

      Mas qual é o tuga com um emprego normal que pode contrair um empréstimos de 400k? Isso partindo do pressuposto que tem 80k de dar de entrada – para além dos 28k de impostos que vai ter que pagar pela compra? E fica a pagar quase 2500 euros por mês durante décadas…

      Temos que nos virar para o que foi feito nos países nórdicos após a grande guerra, onde o Estado apoiou construção habitacional de baixo custo em grande escala. Não são países comunistas mas meterem o bem das pessoas comuns em frente do lucro dos construtores. Nessa altura 6-12 ordenados mensais dava para pagar a entrada para um T2 ou T3. E as pessoas ficavam com uma prestação/renda de 50% de um ordenado. Metade de UM ordenado, não como agora em que é preciso mais de um ordenado só para pagar a prestação do crédito.

      • Fomentar a Inflação no Imobiliario (ainda por cima) é Economicamente Criminoso. E, acaba mal. A Inflação é a ruina economica dos paises, é aí que os Comunas atacam para destruirem os Paises.
        A Australia proibiu hoje a Vendas de Imoveis a estrangeiros até 2027, devido à Inflação Imobiliaria.
        No norte da Europa, os estrangeiros não podem comprar imoveis.
        Aqui “chama-se” os estrangeiros todos para virem comprar, alem dos Vistos Gold, até fazem propaganda (paga) do País no estrangeiro como “País para se viver bem como reformado”, e la vem a bicharada toda por aí dentro.
        E os tugas, com os ordenados muito inferiores ao Norte da Europa, claro não tem hipoteses de aguentar a parada, é concorrencia desleal. Ao menos isso, o Governo PSD deveria ter em consideração, mas em vez disso “caga-se” para os tugas, dito de outra maneira o Terrorismo da Indefereça pelos pobres tugas.
        Este PSD é o pior partido em PT, já no tempo do Caveira não aproveitou os Fundos para desenvolver o Pais, limitou-se a distribuir o Dinheiro à toa por aí. Com o PSD os tugas estão phodidos .

        • Tenha paciência, mas a subida dos preços do imobiliário começou em 2012 e passou pelo governo do PS também. Por isso não vejo como o PS é melhor do que o PSD/AD.

          Acompanho a evolução dos preços dos imóveis desde 2010, por isso sei do que falo.

  3. Se o Montenegro não teve qualquer benefício da lei dos solos, porque é que ele embirra em não fazer uma declaração pública sobre o assunto??

    Assim ele encostava a um canto o PS e o Chega que TAMBÉM estão a fazer birra.

    Porque é que as explicações têm que vir a ferros? Porque é que os políticos, se não têm nada a esconder, não vêm logo a público, numa conferência de imprensa como todos o canais/jornais presentes? Se não têm anda a esconder, arrumavam a um canto os outros partidos que também estão a armarem-se em parvos?

    Admito, voto num destes partidos, mas sinceramente acho que todos ficam mal neste filme. Todos.

    2
    1
    • Talvez porque onde a fumo a fogo ???, O Montenegro pode não ter nada a ver mas se a família direta tem o resultado é o mesmo, ou então Montenegro e Hugo Soares estão a usar a mesma técnica do Socrates tomando todos os Tugas por burros.

    • O Montenegro herdou varios Terrenos Agricolas.
      Ora, como Terreno Agricola “não vale nda” mas como Terreno para Construção vale um Balurdio.
      Daí que o Montenegro precisa de uma “Lei” para valorizar os terrenos, e eis que ela “caiu do Ceu” a nova Lei dos Solos, foi um “milagre para o Montenegro.
      Depois, precisa de Vender BEM, e portanto precisa de Ricos, daí a renovação dos Vistos Gold, vai “convencer” algum Chines a comprar o Terrenos .
      E, a Imobiliario é a “placa giratoria” no Negocio.

      Onde é que estão as duvidas, não percebo, é clarinho como água. Ele que venham provar o contrário

      É miseravel, abaixo de Cão, usar o Poder em “causa Propria”.
      Mas os PSD´s são isso mesmo, uns agrupamento de miseraveis, e já vem do tempo do Caveira da Selva

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.