Montar móveis do IKEA é mais fácil do que reciclar

Um em cada quatro norte-americanos considera que é mais fácil montar móveis do IKEA do que reciclar. Apesar de mostrarem uma maior consciência ambiental, os norte-americanos mostram-se ainda confusos como reciclar corretamente.

A Grocery Manufacturers Association (GMA) publicou um estudo que mostra uma realidade preocupante nos Estados Unidos. Os cidadãos norte-americanos têm feito esforços para reciclar mais, mas muitos parecem não ter atinado com as mecânicas.

Dos norte-americanos inquiridos, 26% deles acham que as regras de reciclagem são mais confusas do que montar um móvel do IKEA. Outros 23% acham que é mais confuso do que ‘preencher o IRS’. Há ainda quem ache que reciclar é mais complicado do que o mercado da bolsa (22%) ou que é mais fácil entender o sexo oposto (20%).

Apenas uma pequena fração do plástico usado hoje em dia é reciclado. Grande parte dele acaba em aterros sanitários, incineradores ou até mesmo no oceano — ameaçando várias espécies marinhas. Em alguns países como a Tailândia e o Vietname, alguns supermercados já usam embalagens orgânicas, feitas de folha de bananeira.

Obviamente, a medida ainda não chegou aos Estados Unidos, mas alguns donos de mercearias estão atentos ao problema e procuram soluções. Contudo, o estudo realizado pela Grocery Manufacturers Association mostra que ainda há uma grande confusão em relação aos produtos que podem ou não ser reciclados.

Cerca de 90% dos inquiridos diz que conhece as regras locais de reciclagem, apesar de apenas de 60% deles se terem procurado informar sobre elas. Trocado por miúdos, quatro em cada dez norte-americanos é apenas, segundo o Fast Company, um “aspirante a reciclador”, que se baseia no instinto ou aquilo que pensa saber.

A confusão não é um sistema sustentável“, disse em comunicado o presidente e CEO da GMA, Geoff Freeman. “O futuro da reciclagem nos Estados Unidos não pode depender de um sistema de remendos que debilita as boas intenções com más políticas”.

Mais de metade dos norte-americanos disse que coisas normalmente não recicláveis, como sacos de plástico, copos de café e palhinhas, poderiam ser recicladas. Alguns deles mostram ainda incerteza se podem ou não ser recicladas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gaudêncio demite-se da liderança do PSD/Açores e pede eleições internas antecipadas

O líder do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, demitiu-se esta terça-feira do cargo e vai pedir eleições internas diretas, não adiantando se se irá recandidatar ao cargo que assumiu há um ano. Alexandre Gaudêncio anunciou esta terça-feira, em …

Mortes causadas por agentes da polícia crescem 4,3% com Bolsonaro no poder

Agentes da polícia no Brasil causaram a morte de pelo menos 2.886 pessoas nos primeiros seis meses deste ano, mais 4,3% que os 2.766 registados no mesmo período do ano passado. Segundo um levantamento divulgado na …

Duarte Cordeiro, Alexandra Leitão e Ricardo Serrão Santos. Costa e Marcelo reunidos para falar sobre novo governo

O primeiro-ministro indigitado está esta tarde reunido com o Presidente da República, na habitual reunião semanal, que foi antecipada e que servirá para António Costa entregar a composição do novo governo a Marcelo Rebelo de …

FMI. Portugal vai crescer acima da zona euro em 2019 e 2020

Com a revisão em alta de 0,2 pontos percentuais para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, o FMI posiciona as suas previsões alinhadas com as do Governo, mas mantêm-se menos otimista para 2020 do …

Ex-diretora e delatora do caso Cambridge Analytica vai à Web Summit

Brittany Kaiser, ex-diretora e denunciante do caso Cambridge Analytica, vai participar nas conferências da Web Summit, que se realiza entre 4 e 7 de novembro, no Parque das Nações, em Lisboa. A estrela do documentário “Nada …

Comprar casa à distancia de um clique. Nova app já é uma das mais descarregadas

Uma nova aplicação para smartphone permite a procura, compra ou venda de imóveis de uma forma mais prática, facilitando o agendamento de visita às casas. A Century21 anunciou recentemente o lançamento de uma nova aplicação para …

Prédio de sete andares desaba no Brasil. Há um morto e várias vítimas nos destroços

Um edifício residencial de sete andares desabou, esta terça-feira de manhã, em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, provocando pelo menos um morto e vários feridos, segundo os bombeiros. Segundo fonte dos …

Já chegaram 138 mil votos dos emigrantes portugueses (mas nenhum da África do Sul)

Já chegaram 138 mil envelopes com votos dos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo. Foram enviadas 1.464.709 cartas com um boletim de voto para 186 países nos primeiros dias de setembro. Porém, destes 138 mil boletins, nenhum …

"Portugal tem margem" para ter défice em caso de crise

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, diz que Portugal pode deixar o défice subir em caso de crise, mas avisa que é preciso cuidado para que a despesa não se torne permanente. Numa entrevista …

Rui Rio continua "em ponderação" e não anunciará qualquer decisão na quarta-feira

A Comissão Política Nacional do PSD vai reunir-se na próxima quarta-feira, mas o presidente do partido não falará ainda publicamente sobre o seu futuro político e continua “em ponderação”, disse à Lusa fonte oficial social-democrata. Segundo …