Montar móveis do IKEA é mais fácil do que reciclar

Um em cada quatro norte-americanos considera que é mais fácil montar móveis do IKEA do que reciclar. Apesar de mostrarem uma maior consciência ambiental, os norte-americanos mostram-se ainda confusos como reciclar corretamente.

A Grocery Manufacturers Association (GMA) publicou um estudo que mostra uma realidade preocupante nos Estados Unidos. Os cidadãos norte-americanos têm feito esforços para reciclar mais, mas muitos parecem não ter atinado com as mecânicas.

Dos norte-americanos inquiridos, 26% deles acham que as regras de reciclagem são mais confusas do que montar um móvel do IKEA. Outros 23% acham que é mais confuso do que ‘preencher o IRS’. Há ainda quem ache que reciclar é mais complicado do que o mercado da bolsa (22%) ou que é mais fácil entender o sexo oposto (20%).

Apenas uma pequena fração do plástico usado hoje em dia é reciclado. Grande parte dele acaba em aterros sanitários, incineradores ou até mesmo no oceano — ameaçando várias espécies marinhas. Em alguns países como a Tailândia e o Vietname, alguns supermercados já usam embalagens orgânicas, feitas de folha de bananeira.

Obviamente, a medida ainda não chegou aos Estados Unidos, mas alguns donos de mercearias estão atentos ao problema e procuram soluções. Contudo, o estudo realizado pela Grocery Manufacturers Association mostra que ainda há uma grande confusão em relação aos produtos que podem ou não ser reciclados.

Cerca de 90% dos inquiridos diz que conhece as regras locais de reciclagem, apesar de apenas de 60% deles se terem procurado informar sobre elas. Trocado por miúdos, quatro em cada dez norte-americanos é apenas, segundo o Fast Company, um “aspirante a reciclador”, que se baseia no instinto ou aquilo que pensa saber.

A confusão não é um sistema sustentável“, disse em comunicado o presidente e CEO da GMA, Geoff Freeman. “O futuro da reciclagem nos Estados Unidos não pode depender de um sistema de remendos que debilita as boas intenções com más políticas”.

Mais de metade dos norte-americanos disse que coisas normalmente não recicláveis, como sacos de plástico, copos de café e palhinhas, poderiam ser recicladas. Alguns deles mostram ainda incerteza se podem ou não ser recicladas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …