Montar móveis do IKEA é mais fácil do que reciclar

Um em cada quatro norte-americanos considera que é mais fácil montar móveis do IKEA do que reciclar. Apesar de mostrarem uma maior consciência ambiental, os norte-americanos mostram-se ainda confusos como reciclar corretamente.

A Grocery Manufacturers Association (GMA) publicou um estudo que mostra uma realidade preocupante nos Estados Unidos. Os cidadãos norte-americanos têm feito esforços para reciclar mais, mas muitos parecem não ter atinado com as mecânicas.

Dos norte-americanos inquiridos, 26% deles acham que as regras de reciclagem são mais confusas do que montar um móvel do IKEA. Outros 23% acham que é mais confuso do que ‘preencher o IRS’. Há ainda quem ache que reciclar é mais complicado do que o mercado da bolsa (22%) ou que é mais fácil entender o sexo oposto (20%).

Apenas uma pequena fração do plástico usado hoje em dia é reciclado. Grande parte dele acaba em aterros sanitários, incineradores ou até mesmo no oceano — ameaçando várias espécies marinhas. Em alguns países como a Tailândia e o Vietname, alguns supermercados já usam embalagens orgânicas, feitas de folha de bananeira.

Obviamente, a medida ainda não chegou aos Estados Unidos, mas alguns donos de mercearias estão atentos ao problema e procuram soluções. Contudo, o estudo realizado pela Grocery Manufacturers Association mostra que ainda há uma grande confusão em relação aos produtos que podem ou não ser reciclados.

Cerca de 90% dos inquiridos diz que conhece as regras locais de reciclagem, apesar de apenas de 60% deles se terem procurado informar sobre elas. Trocado por miúdos, quatro em cada dez norte-americanos é apenas, segundo o Fast Company, um “aspirante a reciclador”, que se baseia no instinto ou aquilo que pensa saber.

A confusão não é um sistema sustentável“, disse em comunicado o presidente e CEO da GMA, Geoff Freeman. “O futuro da reciclagem nos Estados Unidos não pode depender de um sistema de remendos que debilita as boas intenções com más políticas”.

Mais de metade dos norte-americanos disse que coisas normalmente não recicláveis, como sacos de plástico, copos de café e palhinhas, poderiam ser recicladas. Alguns deles mostram ainda incerteza se podem ou não ser recicladas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.