Montar móveis do IKEA é mais fácil do que reciclar

Um em cada quatro norte-americanos considera que é mais fácil montar móveis do IKEA do que reciclar. Apesar de mostrarem uma maior consciência ambiental, os norte-americanos mostram-se ainda confusos como reciclar corretamente.

A Grocery Manufacturers Association (GMA) publicou um estudo que mostra uma realidade preocupante nos Estados Unidos. Os cidadãos norte-americanos têm feito esforços para reciclar mais, mas muitos parecem não ter atinado com as mecânicas.

Dos norte-americanos inquiridos, 26% deles acham que as regras de reciclagem são mais confusas do que montar um móvel do IKEA. Outros 23% acham que é mais confuso do que ‘preencher o IRS’. Há ainda quem ache que reciclar é mais complicado do que o mercado da bolsa (22%) ou que é mais fácil entender o sexo oposto (20%).

Apenas uma pequena fração do plástico usado hoje em dia é reciclado. Grande parte dele acaba em aterros sanitários, incineradores ou até mesmo no oceano — ameaçando várias espécies marinhas. Em alguns países como a Tailândia e o Vietname, alguns supermercados já usam embalagens orgânicas, feitas de folha de bananeira.

Obviamente, a medida ainda não chegou aos Estados Unidos, mas alguns donos de mercearias estão atentos ao problema e procuram soluções. Contudo, o estudo realizado pela Grocery Manufacturers Association mostra que ainda há uma grande confusão em relação aos produtos que podem ou não ser reciclados.

Cerca de 90% dos inquiridos diz que conhece as regras locais de reciclagem, apesar de apenas de 60% deles se terem procurado informar sobre elas. Trocado por miúdos, quatro em cada dez norte-americanos é apenas, segundo o Fast Company, um “aspirante a reciclador”, que se baseia no instinto ou aquilo que pensa saber.

A confusão não é um sistema sustentável“, disse em comunicado o presidente e CEO da GMA, Geoff Freeman. “O futuro da reciclagem nos Estados Unidos não pode depender de um sistema de remendos que debilita as boas intenções com más políticas”.

Mais de metade dos norte-americanos disse que coisas normalmente não recicláveis, como sacos de plástico, copos de café e palhinhas, poderiam ser recicladas. Alguns deles mostram ainda incerteza se podem ou não ser recicladas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Máscaras e luvas usadas para proteger contra covid-19 enchem rios europeus

Os principais rios da Europa estão cheios de máscaras cirúrgicas e luvas médicas descartadas por pessoas que utilizaram estes equipamentos para se protegem contra o novo coronavírus, denunciaram cientistas. Segundo noticiou na segunda-feira a agência AFP, …

Dez milhões de crianças "podem nunca voltar à escola" após coronavírus

A pandemia de coronavírus causou uma "emergência educacional sem precedentes", com 9,7 milhões de crianças afetadas pelo encerramento de escolas em risco de nunca voltar às aulas, alertou na segunda-feira a Organização Não Governamental (ONG) …

Nos Estados Unidos, há uma máquina obsoleta a dificultar a resposta à pandemia. Chama-se fax

O facto de vários departamentos de saúde pública norte-americanos ainda utilizarem o fax para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do novo coronavírus é um grande problema …

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …