“Monstro” causa o pânico em Viseu: diversão encravou durante três horas a 30 metros de altura

2

Diversão fez jus ao nome e assustou sete miúdos e graúdos quando encravou a 30 metros de altura esta quinta-feira, na Feira de São Mateus, em Viseu. Diversão só regressa “se houver garantias de total segurança por parte das entidades competentes”

A inauguração da Feira de São Mateus, em Viseu, não correu da melhor forma, com uma das diversões a encravar a 30 metros de altura, deixando sete pessoas suspensas no ar e aprisionadas durante três horas.

Pelas 21h15, a famosa máquina encravou e os Bombeiros Sapadores de Viseu foram chamados a intervir. A ocorrência só ficou resolvida após a meia-noite, quando a última pessoa foi retirada do “Monster” (em português, “Monstro”, nome da diversão que avariou).

“Retiramos sete pessoas. Todas sem ferimentos, sem necessidade e cuidados pré-hospitalares, que já regressaram às suas vidas normais”, disse aos jornalistas, segundo o JN, o comandante dos Bombeiros Sapadores de Viseu, Rui Nogueira, pouco depois do salvamento.

“Houve vários momentos em que as pessoas tiveram picos de ansiedade, mas à medida que a operação foi evoluindo as pessoas foram ganhando confiança e colaboraram com a operação de resgate”, acrescentou.

Das sete vítimas — com idades compreendidas entre os 11 e os 42 anos —, quatro foram retiradas mais cedo, uma vez que estavam presas mais abaixo, a 20 metros de altura.

“Naturalmente, foi preciso reajustar a estratégia para trabalhar a esse nível de altura e a complexidade aumentou”, afirmou Nogueira, sublinhando a qualidade do dispositivo de segurança da feira, que mostrou estar “pronto e capaz de resolver os problemas”.

“Monster” só volta com “garantias de total segurança”

“A partir de amanhã averiguaremos o que aconteceu e depois agiremos em conformidade com as conclusões que forem retiradas”, disse Pedro Alves, sublinhando que o “Monster” só voltará a funcionar na feira de São Mateus “se houver garantias de total segurança por parte das entidades competentes”, como o Ministério da Economia. “Iremos averiguar também junto do próprio fabricante deste tipo de equipamentos para perceber a razão da avaria”, afirmou Pedro Alves, presidente da direção da Viseu Marca, que organiza a feira popular.

Pedro Alves considera que a avaria “não põe em causa a segurança” dos divertimentos da Feira de São Mateus.

“Como se aperceberam, depois de ser feito o perímetro de segurança a feira continuou, as pessoas perceberam que havia condições para continuar dentro da normalidade possível”, disse.

ZAP //

2 Comments

  1. Não percebi qual era o objectivo de estar a puxar com uma corda… ver se com o peso do pessoal parte e cai o resto em cima das pessoas? Enfim…

  2. Aquilo é tipo baloiço. Estavam a puxar para baixo o lado que tinha ficado mais alto porque provavelmente já tinham tirado as pessoas do outro lado. Enfim…Mike, se estivesses calado…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.