Mona Lisa escondia desenhos secretos agora revelados. O retrato pode representar uma “deusa”

(dr) Pascal Cotte

A técnica L.A.M. aplicada na Mona Lisa

Um cientista realizou uma intensa pesquisa a cerca de 1650 fotografias de alta qualidade, e descobriu que por trás do famoso quadro da Mona Lisa podem estar desenhos secretos elaborados por Da Vinci.

Ao longo de 15 anos, Pascal Cotte analisou 1650 imagens tiradas de câmaras de alta tecnologia, e percebeu que séculos depois da sua criação, a Mona Lisa da autoria de Leonardo da Vinci, ainda pode ter segredos por revelar. Através do seu estudo, Cotte encontrou esboços ocultos numa das pinturas mais famosas do mundo. As descobertas do cientista foram publicadas no Journal of Cultural Heritage em agosto de 2020.

O desejo de desvendar os segredos da Mona Lisa começou em 2004, quando o Museu do Louvre, em Paris, permitiu que Cotte fizesse digitalizações fotográficas da obra de arte. O cientista explica o porquê de ter sido escolhido para executar a minuciosa tarefa: “o Louvre convidou-me porque inventei uma nova câmara multi espectral de altíssima resolução e com alta sensibilidade”.

Desde então, Cotte tem analisado incansavelmente mais de 1650 imagens da sua câmara. A câmara Lumiere Technology, utiliza um método de amplificação para detetar a luz refletida em 13 comprimentos de onda — técnica conhecida como L.A.M. O método de digitalização baseia-se na tecnologia anterior da fotografia infravermelha, diz o ati.

A nova câmara de alta tecnologia permitiu que Cotte detetasse linhas de carvão subjacentes nas áreas mais claras da pintura, através de uma combinação de fotografia e refletografia infravermelha. “O sistema ótico permite ver detalhes muito finos, e a alta sensibilidade permite uma amplificação muito alta”, disse o cientista.

O estudo, que durou 15 anos, revelou desenhos ocultos na Mona Lisa

 

“O spolvero denuncia um underdrawing completo”

A técnica spolvero, é um método usado para transferir os primeiros esboços de uma pintura para a tela. Primeiro, o artista faz furos ao longo dos contornos do esboço. Em seguida, coloca o desenho sobre a tela e pulveriza um pó fino de carvão, ou argila, através dos orifícios para marcar os contornos.

A análise de Cotte à Mona Lisa marca a primeira vez que um spolvero foi detetado na famosa pintura, provando assim que da Vinci fez um esboço antes de criar a obra.

O underdrawing mostra uma silhueta completamente diferente da composição final. Se um desenho em papel da Mona Lisa fosse encontrado, provavelmente teria uma pose diferente da que conhecemos.

Além da pose alterada do esboço inicial, o estudo de Cotte também revelou sublinhados a carvão de um pedaço de cabelo que foi desenhado na cabeça da Mona Lisa. Curiosamente, esse estilo de cabelo não era moda em Florença na época em que a pintura foi feita. Este detalhe sugere que a pintura não era um retrato, mas sim uma obra alegórica em representação de uma “mulher irreal, como uma deusa”.

O estudo de Cotte não é o primeiro a descobrir a técnica underdrawing em obras de Leonardo da Vinci. Alguns traços de spolvero foram descobertos na superfície de pelo menos duas outras obras do artista, sendo elas a Virgem das Rochas e São Jerónimo.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …

Subida dos combustíveis. Estado arrecada mais 5 cêntimos de IVA por litro

Com a subida do preço dos combustíveis, o Estado está a arrecadar mais imposto por cada litro vendido por via do IVA. A subida dos combustíveis em Portugal tem sido uma realidade que não é de …

Parlamento aprova aumento do prazo de prescrição nos crimes sexuais contra menores

O parlamento aprovou esta sexta-feira o aumento dos prazos de prescrição dos crimes sexuais contra menores e do crime de mutilação genital feminina quando ocorre em crianças, rejeitando o aumento da moldura penal para estes …

Centeno diz que crise nos combustíveis será temporária

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, referiu hoje, em Lisboa, que o aumento dos preços, nomeadamente dos combustíveis, deverá ser temporário, apesar de “aparentemente descontrolado”, lembrando que o petróleo negociou a preços negativos …