Molly bate recorde ao nascer de um embrião congelado há 27 anos

Tina Gibson / The National Embryo Donation Center

Molly Gibson nasceu graças a um embrião congelado há 27 anos.

No início deste ano, um embrião que foi congelado em 1992 foi implantado no útero de uma mulher. Agora, 27 anos depois, nasceu Molly Gibson.

A bebé nasceu do mais antigo embrião do mundo que resultou num parto bem sucedido. O anterior recorde pertencia à irmã mais velha, Emma, cujo embrião esteve preservado durante 24 anos.

O nascimento de Molly foi possível graças ao Centro Nacional de Doação de Embriões, em Knoxville, nos Estados Unidos. Esta organização sem fins lucrativos armazena embriões congelados que são doados a pacientes que desejam engravidar através de fertilização in vitro, escreve a CNN.

Nestes casos, o útero da mãe da bebé, Tina, funciona como barriga de aluguer. Embora Tina tenha dado à luz a Molly, ela e o marido, Ben, tecnicamente não são os pais biológicos, já que nem o óvulo nem o esperma vieram deles, explica o All That’s Interesting.

Ben foi diagnosticado com fibrose cística, que pode causar infertilidade. Após cinco anos sem conseguir engravidar, o casal decidiu optar pela fertilização in vitro.

Emma é a filha primogénita do casal e nasceu, em 2017, através de um embrião congelado. Curiosamente, tanto Emma como Molly vieram do mesmo dador de embriões, o que faz delas irmãs biológicas.

“Com Emma, ficamos muito apaixonados por ter um bebé”, disse Tina sobre a sua filha mais velha. “Com Molly, sentimo-nos da mesma forma. Até é engraçado – lá vamos nós de novo com outro recorde mundial”.

Tina nasceu em 1990, apenas dois anos antes de os embriões que usou para engravidarem serem congelados.

“Isto definitivamente reflete na tecnologia usada há tantos anos e a sua capacidade de preservar os embriões para uso futuro num período de tempo indefinido”, disse Carol Sommerfelt, diretora de laboratório e embriologista do Centro de Doação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher com covid-19 em coma e ventilada conseguiu o "milagre" de dar luz

Em outubro de 2020, Elisângela Neves, de 31 anos, foi infetada com covid-19 quase morreu. A mulher estava grávida de 27 semanas, mas precisou de ser ventilada e ligada a uma máquina que respirou por …

Mais de 95% dos vacinados do São João apresentaram anticorpos em 15 dias

Entre 95 a 97% dos profissionais de saúde vacinados contra a covid-19 no Hospital de São João, no Porto, apresentaram, 15 dias após a primeira toma, anticorpos que conduzem à imunidade, revelou esta quinta-feira o …

É mais "um conjunto de meias medidas". Governo criticado por manter escolas e universidades abertas

As novas medidas tomadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia de covid-19 entraram esta sexta-feira em vigor. No entanto, as exceções decididas pelo Governo relativamente ao novo confinamento têm sido alvo de duras …

Berlusconi hospitalizado no Mónaco com problemas cardíacos

Silvio Berlusconi, antigo primeiro ministro italiano, está hospitalizado no Mónaco, depois de ter sofrido uma arritmia cardíaca. O ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, está hospitalizado desde segunda-feira no Mónaco, após sofrer um problema cardíaco, explicou esta quinta-feira …

Depois do Reino Unido, Angola suspende voos para Portugal. Santos Silva quer saber o motivo

O Reino Unido decidiu, esta quinta-feira, suspender as ligações aéreas de Portugal para Inglaterra para tentar impedir a entrada da estirpe brasileira do SARS-CoV-2. Angola tomou a mesma decisão e o Ministério dos Negócios Estrangeiros …

Pochettino é o treinador mais bem pago da história do PSG

Mauricio Pochettino é o treinador mais bem pago da história dos franceses do Paris Saint-Germain, avança o jornal L'Équipe esta sexta-feira. De acordo com o jornal gaulês, Pochettino recebe cerca de 940 mil euros brutos mensais, …

Real Madrid eliminado da Supertaça. Zidane desvaloriza resultado e nega crise

O Athletic Bilbau venceu por 2-1 o Real Madrid, detentor do troféu, e assegurou a presença na final da Supertaça de Espanha, na qual vai defrontar o FC Barcelona, no domingo. Em Málaga, os bascos beneficiaram …

Vitor Paulo Pereira

Está a nascer em Portugal a primeira fábrica em massa de vacinas (e fica numa vila minhota)

O grupo farmacêutico espanhol Zendal, que fabrica uma das vacinas existentes contra a covid-19, a Novavax, está a construir uma fábrica de produção de larga escala em Portugal, na vila de Paredes de Coura, distrito …

Maioria dos trabalhadores precisa de declaração para ir trabalhar (mas há exceções)

A maioria dos trabalhadores que precise de sair das suas casas para trabalhar durante o novo confinamento generalizado, que entrou em vigor nesta sexta-feira à zero horas, devem fazer-se acompanhar de uma declaração. O primeiro-ministro, …

Benfica encontra alternativa a William Carvalho em antigo médio portista

O Benfica está de olho em Jean-Michaël Seri caso as negociações por William Carvalho falhem. O médio costa-marfinense passou pela equipa B do FC Porto. As negociações entre o SL Benfica e o Bétis começam a …