Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

3M e Discovery Education

Anika Chebrolu

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19.

Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a covid-19, uma jovem norte-americana de 14 anos fez uma descoberta que potencialmente pode levar a uma cura para a doença.

Anika Chebrolu, natural do Texas, foi a vencedora do 3M Young Scientist Challenge após descobrir uma molécula que se pode ligar seletivamente à proteína o vírus SARS-CoV-2, causadora da covid-19. A competição convidou alunos do quinto ao oitavo anos a encontrar uma solução única para um problema do quotidiano.



Anika foi mais longe e pode ter descoberto a solução para um problema à escala mundial, poupando a vida a milhares de pessoas. De acordo com a VICE, a jovem texana ganhou um prémio de 25 mil dólares, uma viagem e o título de “Melhor Jovem Cientista da América”.

A molécula descoberta por Anika tem o potencial de prevenir a entrada do vírus na célula hospedeira e ser usada para criar um potencial medicamento que cure a doença. A nível mundial, desde o início da pandemia, registaram-se mais de 40,4 milhões de casos e mais de 1,1 milhões de mortes por covid-19.

O projeto da jovem começou em dezembro e tinha como foco o vírus da gripe. No entanto, com o surgimento da covid-19, Anika concentrou a atenção no novo coronavírus. A menina de 14 anos espera trabalhar com cientistas e investigadores para usar a sua descoberta numa cura real para a doença.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu, aos 3 anos descobri o amor.
    Tinha pais que eram não digo profissionais na matéria, mas eram bons amadores.
    O artigo não menciona, mas calculo que atrás da menina pródiga deve haver um ou dois profissionais que queriam ganhar facilmente 25 mil dólares

RESPONDER

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …

PS diz que portugueses não esquecem que Passos cortou a dobrar no SNS

Pedro Passos Coelho acusou a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a deputada socialista Sónia Fertuzinhos respondeu que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS cortou o dobro no SNS …

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …