Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

3M e Discovery Education

Anika Chebrolu

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19.

Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a covid-19, uma jovem norte-americana de 14 anos fez uma descoberta que potencialmente pode levar a uma cura para a doença.

Anika Chebrolu, natural do Texas, foi a vencedora do 3M Young Scientist Challenge após descobrir uma molécula que se pode ligar seletivamente à proteína o vírus SARS-CoV-2, causadora da covid-19. A competição convidou alunos do quinto ao oitavo anos a encontrar uma solução única para um problema do quotidiano.

Anika foi mais longe e pode ter descoberto a solução para um problema à escala mundial, poupando a vida a milhares de pessoas. De acordo com a VICE, a jovem texana ganhou um prémio de 25 mil dólares, uma viagem e o título de “Melhor Jovem Cientista da América”.

A molécula descoberta por Anika tem o potencial de prevenir a entrada do vírus na célula hospedeira e ser usada para criar um potencial medicamento que cure a doença. A nível mundial, desde o início da pandemia, registaram-se mais de 40,4 milhões de casos e mais de 1,1 milhões de mortes por covid-19.

O projeto da jovem começou em dezembro e tinha como foco o vírus da gripe. No entanto, com o surgimento da covid-19, Anika concentrou a atenção no novo coronavírus. A menina de 14 anos espera trabalhar com cientistas e investigadores para usar a sua descoberta numa cura real para a doença.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu, aos 3 anos descobri o amor.
    Tinha pais que eram não digo profissionais na matéria, mas eram bons amadores.
    O artigo não menciona, mas calculo que atrás da menina pródiga deve haver um ou dois profissionais que queriam ganhar facilmente 25 mil dólares

RESPONDER

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …

T-shirt reduz efeitos da menopausa

T-shirt portuguesa reduz sintomas da menopausa e ajuda quem tem cancro (e já está à venda)

A investigadora da Universidade do Minho (UM) Filipa Fernandes criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa e melhora a qualidade de vida de pacientes com cancro, graças a um tecido com um revestimento …

Estrela Vermelha 2-1 Braga | Guerreiros com mira desalinhada

Inglório. O Sporting de Braga foi a Belgrado perder com o Crvena Zvezda, ou Estrela Vermelha, por 2-1, na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa. Os minhotos tiveram mais bola, criaram diversos lances de …

Após "humilhação" frente ao Ajax, Sporting abre caça a novo reforço

O Sporting tem apenas quatro jogadores para a posição de defesa-central. Rúben Amorim vai ter de esperar pelo mercado de inverno para trazer um reforço. As opções para o trio de centrais do Sporting são escassas. …

"Tempestade perfeita" ajuda a explicar "descontrole" nos preços da luz (mas as eléctricas deixam uma promessa)

Os preços da electricidade no mercado de energia atingiram, neste mês de Setembro, um valor recorde e estão "completamente descontrolados" numa altura em que se formou o que os especialistas dizem ser uma "tempestade perfeita". …

Bolsonaro garante que irá à Assembleia Geral da ONU mesmo sem estar vacinado

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que recusa vacinar-se contra a covid-19, afirmou que participará ainda assim na Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, em Nova Iorque, onde deverá ser exigido um certificado de vacinação. "Estarei …

PCP e Bloco defendem que há mais vida além do défice (e exigem "resposta aos problemas sociais")

A frase é de Jorge Sampaio, mas PCP e Bloco de Esquerda têm defendido a mesma ideia a cada oportunidade: há mais vida além do défice e combater as consequências económicas, sociais e financeiras da …

Roma ganhou por 5-1 mas Mourinho avisa: "Temos de falar com São Pedro"

Estreia dos italianos na fase de grupos Liga Conferência Europa da UEFA terminou com goleada sobre o CSKA Sofia mas, mesmo assim, o treinador da Roma não gostou do que viu. Nuno Espírito Santo e José …

Patrões querem testes obrigatórios nas empresas (com trabalhador a cobrir os custos)

António Saraiva, líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), defende a criação de legislação que obrigue os trabalhadores a serem testados à covid-19. Em declarações à Renascença, o líder do CIP conta que há empresas com …