Molécula do chá verde é tratamento inovador para a artrite reumatóide

Uma investigação levada a cabo nos EUA descobriu um novo tratamento para a artrite reumatóide que evita as dores nas articulações, a inflamação e os danos nos tecidos provocados por esta doença crónica. Tudo graças ao chá verde.

O estudo levado a cabo na Universidade do Estado de Washington (WSU), nos EUA, com a colaboração de elementos do Instituto de Investigação e Educação Farmacêutica de Hajipur, na Índia, descobriu que há um composto fitoquímico no chá verde que bloqueia a artrite reumatóide.

Esta substância é conhecida como EGCG (epigalocatequina-3-galato), e trata-se de uma molécula com propriedades anti-inflamatórias.

“As drogas existentes para a artrite reumatóide são caras, imuno-supressivas e, por vezes, desadequadas para uso de longo prazo”, nota o investigador líder do estudo, Salah-Uddin Ahmed, citado no site da WSU.

Assim, o chá verde poderá ser uma solução bem mais barata para uma doença crónica que pode ser altamente limitadora, afectando sobretudo as articulações de mãos e pés e causando dores fortes e inchaço que acabam por provocar danos na cartilagem, erosão dos ossos e deformação.

No estudo publicado no Arthritis and Rheumatology, que pertence ao Colégio Americano de Reumatologia, os investigadores referem que a EGCG tem um “potencial elevado” como tratamento para a artrite reumatóide porque bloqueia de forma efectiva os efeitos da doença “sem bloquear outras funções celulares”.

Durante a investigação, os cientistas observaram que, ao cabo de 10 dias de tratamento, os inchaços nos tornozelos dos animais que receberam EGCG foram “marcadamente reduzidos”.

“Este estudo abriu o campo de pesquisa para o uso da EGCG para atingir a TAK1 – uma importante proteína de sinalização -, através da qual as citocinas pró-inflamatórios transmitem os seus sinais para provocar inflamação e destruição dos tecidos na artrite reumatóide”, sublinha Ahmed no site da WSU.

A investigação garante, desta forma, uma possível nova abordagem a uma doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo.

Em Portugal, há cerca de 40 mil doentes diagnosticados, de acordo com dados da ANDAR – Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Governo aberto para suspender pagamento por conta do IRC

O deputado do PEV José Luís Ferreira afirmou hoje que o Governo demonstrou abertura para suspender este ano o pagamento por conta do IRC e para criar um fundo de tesouraria destinado às pequenas e …

Consumo de vinho aumentou "acentuadamente" durante confinamento

Um estudo europeu divulgado esta segunda-feira concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados …

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …