Molécula do chá verde é tratamento inovador para a artrite reumatóide

Uma investigação levada a cabo nos EUA descobriu um novo tratamento para a artrite reumatóide que evita as dores nas articulações, a inflamação e os danos nos tecidos provocados por esta doença crónica. Tudo graças ao chá verde.

O estudo levado a cabo na Universidade do Estado de Washington (WSU), nos EUA, com a colaboração de elementos do Instituto de Investigação e Educação Farmacêutica de Hajipur, na Índia, descobriu que há um composto fitoquímico no chá verde que bloqueia a artrite reumatóide.

Esta substância é conhecida como EGCG (epigalocatequina-3-galato), e trata-se de uma molécula com propriedades anti-inflamatórias.

“As drogas existentes para a artrite reumatóide são caras, imuno-supressivas e, por vezes, desadequadas para uso de longo prazo”, nota o investigador líder do estudo, Salah-Uddin Ahmed, citado no site da WSU.

Assim, o chá verde poderá ser uma solução bem mais barata para uma doença crónica que pode ser altamente limitadora, afectando sobretudo as articulações de mãos e pés e causando dores fortes e inchaço que acabam por provocar danos na cartilagem, erosão dos ossos e deformação.

No estudo publicado no Arthritis and Rheumatology, que pertence ao Colégio Americano de Reumatologia, os investigadores referem que a EGCG tem um “potencial elevado” como tratamento para a artrite reumatóide porque bloqueia de forma efectiva os efeitos da doença “sem bloquear outras funções celulares”.

Durante a investigação, os cientistas observaram que, ao cabo de 10 dias de tratamento, os inchaços nos tornozelos dos animais que receberam EGCG foram “marcadamente reduzidos”.

“Este estudo abriu o campo de pesquisa para o uso da EGCG para atingir a TAK1 – uma importante proteína de sinalização -, através da qual as citocinas pró-inflamatórios transmitem os seus sinais para provocar inflamação e destruição dos tecidos na artrite reumatóide”, sublinha Ahmed no site da WSU.

A investigação garante, desta forma, uma possível nova abordagem a uma doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo.

Em Portugal, há cerca de 40 mil doentes diagnosticados, de acordo com dados da ANDAR – Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …