/

Modafinil, a “droga inteligente” que resolve os problemas de concentração

UGL_UIUC / Flickr

-

Modafinil é um comprimido prescrito para quem sofre de narcolepsia, uma patologia associada a um distúrbio do sono, cujos sintomas se caracterizam por uma sonolência excessiva. Além disso, também promete resolver os problemas de concentração depois das noites mal dormidas.

Este medicamento, aprovado pela Food and Drug Administration, nos EUA, está a ser cada vez mais utilizado por pessoas saudáveis que pretendem aumentar os seus níveis de rendimento diário, a memória e as funções cognitivas.

Alguns estudos sugerem que a droga tem efeitos positivos em pessoas saudáveis, como a melhoria na aprendizagem, na memória e na capacidade de ser criativo.

Em relação aos efeitos a longo prazo, investigadores da Universidade de Harvard e Oxford revelaram que os efeitos secundários são mínimos, como náuseas, noticia o The Guardian.

A co-autora de uma publicação sobre as chamadas “drogas inteligentes”, Anna-Katharine Brem diz que “o modafinil parece ser a primeira droga inteligente razoavelmente segura para as pessoas saudáveis“. A mesma opinião é partilhada pelo presidente da Academia Europeia de Neuropsicofarmalogia, Guy Goodwin.

Porém, os especialistas consideram que é necessário debater os efeitos e a utilização do medicamento.

“Nós não estamos a dizer para começar a tomar o medicamento porque a sua vida vai melhorar”, acrescentou Anna-Katharine Brem, defendendo que, embora não esteja indicado para pessoas saudáveis, é importante debater as possibilidades de melhoria das funções cognitivas em geral e tendo em conta o acesso ao comprimido e as suas regras de utilização.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.