Modafinil, a “droga inteligente” que resolve os problemas de concentração

UGL_UIUC / Flickr

-

Modafinil é um comprimido prescrito para quem sofre de narcolepsia, uma patologia associada a um distúrbio do sono, cujos sintomas se caracterizam por uma sonolência excessiva. Além disso, também promete resolver os problemas de concentração depois das noites mal dormidas.

Este medicamento, aprovado pela Food and Drug Administration, nos EUA, está a ser cada vez mais utilizado por pessoas saudáveis que pretendem aumentar os seus níveis de rendimento diário, a memória e as funções cognitivas.

Alguns estudos sugerem que a droga tem efeitos positivos em pessoas saudáveis, como a melhoria na aprendizagem, na memória e na capacidade de ser criativo.

Em relação aos efeitos a longo prazo, investigadores da Universidade de Harvard e Oxford revelaram que os efeitos secundários são mínimos, como náuseas, noticia o The Guardian.

A co-autora de uma publicação sobre as chamadas “drogas inteligentes”, Anna-Katharine Brem diz que “o modafinil parece ser a primeira droga inteligente razoavelmente segura para as pessoas saudáveis“. A mesma opinião é partilhada pelo presidente da Academia Europeia de Neuropsicofarmalogia, Guy Goodwin.

Porém, os especialistas consideram que é necessário debater os efeitos e a utilização do medicamento.

“Nós não estamos a dizer para começar a tomar o medicamento porque a sua vida vai melhorar”, acrescentou Anna-Katharine Brem, defendendo que, embora não esteja indicado para pessoas saudáveis, é importante debater as possibilidades de melhoria das funções cognitivas em geral e tendo em conta o acesso ao comprimido e as suas regras de utilização.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …