Miúdo de 11 anos tem QI mais alto do que Einstein e Hawking

3

(dr)

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921

Um rapaz britânico de 11 anos tornou-se num dos membros mais jovens da história da Associação Internacional de Superdotados, a Mensa, depois de se saber que tem um QI mais alto do que os de Albert Einstein e Stephen Hawking.

Kian Hamer teve 162 pontos no teste Cattell III B, que o coloca no 1% do topo da população – e dois pontos acima dos génios Albert Einstein e Stephen Hawking, que se alega terem um QI de 160.

O rapaz fez o teste no mês passado, na Woodlands Academy, juntamente com os colegas do 7º ano. Depois de receberem os resultados do jovem, os representantes da Mensa enviaram-lhe uma carta confirmando que o estudante faz parte do grupo das pessoas mais inteligentes do mundo.

“Sinto-me orgulhoso de ter conseguido tão boa pontuação e estou muito feliz por me juntar à Mensa. Sempre trabalho com todas as minhas forças em tudo o que faço e estou sempre pronto para um desafio”, afirmou ao Mirror o adolescente, residente na cidade de Coventry.

“Mas quero ser jogador de futebol profissional quando for grande. Gosto muito de jogar futebol”, diz o rapaz, que joga na equipa de menores de 12 anos do Coventry City.

O bombeiro Rich Hamer, pai de Kian, conta que muitos dos seus amigos brincam com a situação, afirmando que o rapaz é demasiado inteligente para ser futebolista.

O pai assinala: “É muito inteligente, mas não o vou começar a chamar de génio. Quero que mantenha os pés no chão”.

O Cattell III B é um teste supervisionado pela Mensa para definir o Quociente de Inteligência, dividido em duas secções para tentar medir a agilidade mental.

Com 150 questões que avaliam a compreensão a partir de passagens de texto, a pontuação máxima é de 161 para adultos, e 162 para jovens abaixo dos 18 anos. Um adulto tem, em média um QI de 100, enquanto uma pontuação acima dos 140 é considerada de génio.

Diz-se que Albert EinsteinStephen Hawking terão tido um QI de 160, mas não existem provas disto, de acordo com a porta-voz da British Mensa, Ann Clarkson.

No entanto, é importante lembrar que existe uma diferença entre ter um QI elevado e ser um génio: os génios também precisam de criatividade e uma grande visão, enquanto o QI avalia apenas as aptidões cognitivas.

A associação Mensa, criada no Reino Unido em 1946, tem 110 mil membros por todo o mundo, dos quais 20 mil são da Grã Bretanha. Apenas 8% dos membros têm menos de 16 anos, e apenas 35% são  mulheres.

ZAP

3 Comments

  1. Pois é, mas até o gajo com o QI mais baixo do mundo sabe,
    é que por si só ter o maior, não serve para nada….
    Essencialmente o que é preciso, é saber usar o que se tem!!!
    Idiotas…

  2. Acham que se dissermos que 3,8 milhões de europeus têm QI no top 1% será notícia? Mas é exactamente isso: 1% de 380 milhões…

  3. “mas não o vou começar a chamar de génio”???? Isto é Português? Não será antes “mas não vou começar a chamar-lhe génio”? Nem todos os erros se explicam com o Acordo Ortográfico.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.