Mau hálito vs. higiene — e mais 4 mitos sobre a lavagem dos dentes

Dia Mundial da Saúde Oral foi pretexto para apresentar uma lista de mitos vs. verdades sobre a higiene oral.

20 de Março é preenchido.

Começa a Primavera no hemisfério norte, é o Dia Mundial da Agricultura, Dia Internacional da Felicidade e Dia Mundial da Saúde Oral.

A última referência, o Dia Mundial da Saúde Oral, serviu para Pacheco Pinto, coordenador da Clínica Médis, deixar uma lista de mitos vs. verdades sobre a higiene oral.

Isto num país em que, segundo o Barómetro de Saúde Oral 2022, metade dos portugueses explica que não vai regularmente ao dentista porque acha que não é preciso.

Há cinco mitos mais habituais. O primeiro é que se deve escovar os dentes imediatamente após cada refeição. Não. O ideal é esperar cerca de 30 minutos depois de acabar de comer; aí sim, escove os dentes. Porque o ambiente ácido que é formado pela saliva, após a ingestão de alimentos, faz com que o esmalte “amoleça” – se escovar os dentes mal acaba de comer, eliminará parte do esmalte com a escovagem.

O mau hálito não está sempre relacionado com uma má higiene oral, ao contrário do que muita gente pensa. A má higiene oral ajuda a que a pessoa tenha mau hálito, é a origem mais frequente. Mas não é a única: jejum prolongado, desidratação, ansiedade e stress, tabagismo, patologias no sistema digestivo e/ou respiratório, hipoglicemia ou medicamentos que alterem a produção de saliva.

Não, não é preciso colocar na escova uma grande quantidade de pasta dentífrica para lavar bem os dentes. A escovagem em si é que deve ser bem realizada; não é a quantidade de pasta que define a qualidade da escovagem dos dentes. Já agora, a pasta aplicada deve ter o tamanho de uma ervilha e deve ser colocada na ponta superior da escova.

Os dentes sensíveis não têm sempre cáries. Algumas cáries podem causar sensibilidade ao frio e doces, mas nem todas o fazem. A sensibilidade dentária pode ter muitas causas.

Último mito: proibido escovar os dentes se a gengiva está a sangrar. Não é verdade. Se as gengivas estiverem a sangrar, há inflamação, sim; mas o saneamento e a inflamação podem ser travadas pelo reforço na higiene oral, removendo bem a placa bacteriana, partículas de comida e mantendo os seus dentes, gengiva e língua limpos. Nesses casos, de sangue nas gengivas, é preferível uma escova suave ou de média rigidez, pasta dentífrica e bochechar com elixir.

No meio da lista, há duas ideias reais: beber muito café ou chá escurece mesmo os dentes – por causa dos corantes – e sim, a escovagem mais importante do dia é a última do dia, antes de dormir – quando dormimos, a produção de saliva é menor e quase não há movimento da língua, o que dificulta a eliminação dos restos de comida.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.