Misteriosos “portões” antigos descobertos na Arábia Saudita

(dr) Google Earth

Misteriosas estruturas de pedra antigas descobertas em Harrat Khaybar, na Arábia Saudita.

A descoberta de 400 estruturas de pedra antigas, na Arábia Saudita, está a intrigar os arqueólogos que ainda não conseguiram determinar de quando datam, nem para que foram construídas ou que fim tiveram.

Estas estruturas de pedra, a que os arqueólogos chamam “portões”, por se assemelharem a portões antigos, encontram-se espalhadas por velhas cúpulas de lava na região de Harrat Khaybar, na Arábia Saudita.

Os arqueólogos ainda não conseguiram perceber porque foram construídas, nem sequer determinar a sua idade exacta, conforme reporta o site Live Science. Mas acreditam que pode tratar-se da “estrutura mais antiga feita pelo homem” naquela paisagem, conforme nota o professor David Kennedy da Universidade da Austrália Ocidental.

A análise do professor quanto a estes “portões” enigmáticos vai ser publicada na edição de Novembro do jornal Arabian Archaeology and Epigraphy. Todavia, o Live Science antecipa as conclusões de Kennedy que destaca que são “construídos em pedra”, com “paredes grosseiramente feitas e baixas”.

O portão mais pequeno tem cerca de 13 metros de comprimento, enquanto o maior tem à roda de 518 metros, e muitos deles incluem várias paredes de pedra que formam um desenho rectangular, enquanto outras têm a forma de I.

As estruturas foram descobertas através de imagens de satélite e ainda não foram alvo de avaliação arqueológica no terreno, o que limita, para já, as conclusões dos arqueólogos.

“Os portões são encontrados, quase exclusivamente, em campos de lava sombrios e inóspitos, com pouca água ou vegetação, aparentemente, locais entre os mais desagradáveis para a nossa espécie”, escreve Kennedy, citado pelo Live Science, frisando que a paisagem era ainda mais difícil para os seres humanos há milhares de anos.

A vulcanóloga Vic Camp, que trabalhou na zona de Harrat Khaybar antes de os portões terem sido descobertos, explica ao mesmo site que os “portões” devem ter estado cobertos por lava basáltica, no passado, estimando que datem de há cerca de 7 mil anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …