Misteriosos “portões” antigos descobertos na Arábia Saudita

(dr) Google Earth

Misteriosas estruturas de pedra antigas descobertas em Harrat Khaybar, na Arábia Saudita.

A descoberta de 400 estruturas de pedra antigas, na Arábia Saudita, está a intrigar os arqueólogos que ainda não conseguiram determinar de quando datam, nem para que foram construídas ou que fim tiveram.

Estas estruturas de pedra, a que os arqueólogos chamam “portões”, por se assemelharem a portões antigos, encontram-se espalhadas por velhas cúpulas de lava na região de Harrat Khaybar, na Arábia Saudita.

Os arqueólogos ainda não conseguiram perceber porque foram construídas, nem sequer determinar a sua idade exacta, conforme reporta o site Live Science. Mas acreditam que pode tratar-se da “estrutura mais antiga feita pelo homem” naquela paisagem, conforme nota o professor David Kennedy da Universidade da Austrália Ocidental.

A análise do professor quanto a estes “portões” enigmáticos vai ser publicada na edição de Novembro do jornal Arabian Archaeology and Epigraphy. Todavia, o Live Science antecipa as conclusões de Kennedy que destaca que são “construídos em pedra”, com “paredes grosseiramente feitas e baixas”.

O portão mais pequeno tem cerca de 13 metros de comprimento, enquanto o maior tem à roda de 518 metros, e muitos deles incluem várias paredes de pedra que formam um desenho rectangular, enquanto outras têm a forma de I.

As estruturas foram descobertas através de imagens de satélite e ainda não foram alvo de avaliação arqueológica no terreno, o que limita, para já, as conclusões dos arqueólogos.

“Os portões são encontrados, quase exclusivamente, em campos de lava sombrios e inóspitos, com pouca água ou vegetação, aparentemente, locais entre os mais desagradáveis para a nossa espécie”, escreve Kennedy, citado pelo Live Science, frisando que a paisagem era ainda mais difícil para os seres humanos há milhares de anos.

A vulcanóloga Vic Camp, que trabalhou na zona de Harrat Khaybar antes de os portões terem sido descobertos, explica ao mesmo site que os “portões” devem ter estado cobertos por lava basáltica, no passado, estimando que datem de há cerca de 7 mil anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …

Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas. Há 106 novos casos

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 106 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo e nenhuma morte, mostra o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, …

Reino Unido terá novos testes à covid-19 que permitem saber resultados em 90 minutos

Os lares e hospitais do Reino Unido vão passar a disponibilizar, a partir da próxima semana, dois novos testes que permitem distinguir o novo coronavírus e apresentar resultados em 90 minutos. Segundo noticiou esta segunda-feira a …

Saúde do Papa emérito Bento XVI é "extremamente frágil", diz biógrafo oficial

O ex-Papa Bento XVI ficou gravemente doente depois de visitar o seu irmão que esteve internado na Alemanha em junho e a sua condição é "extremamente frágil", contou o seu biógrafo oficial, Peter Seewald, depois …