/

Há um misterioso zumbido a percorrer San Francisco (e a culpa é da sua famosa ponte)

Há um misterioso zumbido em San Francisco, nos Estados Unidos. Vários morados gravaram os estranhos sons, uma espécie de melodia “cantada” pela famosa Golden Gate Bridge.

De acordo com a CNN, os “tons musicais” provenientes da ponte são resultado de um projeto “projetado para tornar a ponte mais aerodinâmica sob condições de vento forte e é necessário para garantir a segurança e a integridade estrutural da ponte nas próximas gerações.

Quase 90 anos após a sua construção, a Golden Gate Bridge, em San Francisco, ainda passa por obras periódicas. Recentemente, foi-lhe trocada a balaustrada oeste da ponte para melhorar a resistência da estrutura ao vento. Isso foi conseguido com trilhos mais finos, com mais furos para a passagem do vento, criando um design de fluxo livre que vem com um efeito colateral flagrante: um ruído ensurdecedor nos dias tempestuosos.

“Os novos tons musicais vindos da ponte são um fenómeno conhecido e inevitável que resulta do reequipamento durante ventos muito fortes”, disse Paolo Cosulich-Schwartz, do distrito da Golden Gate Bridge, rodovias e transportes, em comunicado. “Como parte do processo de design, o distrito fez extensos estudos sobre os impactos do projeto, incluindo testes em túnel de vento de um modelo em escala da ponte Golden Gate sob ventos fortes”.

Esses testes mostraram que a ponte “começaria a zumbir” quando o ar passasse livremente sobre a sua estrada.

Moradores disseram que conseguem ouvir sons da ponte de 83 anos a até cinco quilómetros de distância e as reações são variadas. Um utilizador do Twitter descreveu o som como uma “trilha sonora dissonante em três tons”.

O efeito transformou a ponte num instrumento de sopro gigante – talvez o maior do mundo -, segundo outro utilizador do Twitter.

Até agora, não há planos para alterar a Golden Gate Bridge de forma a silenciá-la. Cosulich-Schwartz disse que o novo design é necessário para manter a famosa ponte de segurança. Pelo menos para já, os moradores de San Francisco terão de se habituar ao “canto” da ponte.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.