/

Misterioso túnel com 45 metros encontrado debaixo do Palácio Saxão

Wikimedia Commons

Palácio Saxão, em Varsóvia, algures entre 1920 e 1925

Passagem não está documentada nas plantas do histórico palácio de Varsóvia, cujos segredos estiveram enterrados desde a 2.ª Guerra Mundial. já foram encontrados 46 mil artefactos no misterioso túnel.

Sob as históricas ruínas do Palácio Saxão, em Varsóvia, na Polónia, um enorme túnel foi descoberto a cerca de 4 metros abaixo do solo.

A misteriosa passagem secreta, que não está documentada nos planos originais do palácio, terá sido construída na década de 1930 com uma função militar específica, dizem os investigadores que desde junho tentam decifrar o passado daquele que é o  edifício central do património arquitetónico de Varsóvia.

Fornecendo uma ligação direta às adegas do período Morshtyn na parte sul do Palácio Saxão, onde existiam arrecadações, o túnel terá servido como um canal de comunicação rápido para o quartel-general do Exército Polaco e para a inteligência militar situada no palácio.

Nos anos que antecederam a guerra, estes caminhos eram grandes pontos de atividade, contando com a presença de mensageiros que carregavam informações militares fundamentais.

O túnel também terá tido um papel técnico no palácio, segundo o porta-voz do Palácio Saski, Slawomir Kulinski, que diz ao Arkeonews que a passagem era casa de “cabos telegráficos e de um sistema de aquecimento e tubos de irrigação.”

Entre um total de 46 mil artefactos, desde moedas a vasos decorados, foram encontrados dentro do túnel objetos que detalham as origens do palácio.

Tijolos da olaria Wawrzyna — datados de 1933 e com um símbolo de águia legionária dos anos 1930, inscrita por um construtor anónimo — foram utilizados na construção do túnel.

Um segundo emblema de águia, mais pequeno, também está entre as descobertas das escavações que cobrem uma área de cerca de 4500 metros quadrados.

Segredos enterrados durante 80 anos

Wikimedia Commons

Destroços do Palácio Saxão, destruído pelos alemães em 1944

Além do seu apelo estético, o Palácio Saxão, construído no início do século XVII, desempenhou um papel fundamental na história da Polónia, antes de ver a sua dinastia chegar ao fim durante a Segunda Guerra Mundial, altura em que foi quase totalmente destruído durante a Revolta de Varsóvia de 1944.

Após a destruição do vizinho Palácio Brühl em 1944, os esforços pós-guerra limparam os escombros, mas só até ao nível do solo. Ao longo das décadas, a natureza “reconquistou” a área, ocultando grande parte da sua história — e a maioria dos segredos do local permaneceu enterrada por quase 80 anos.

Os restos do edifício foram deliberadamente demolidos pelas autoridades comunistas após a guerra, mas durante o seu auge, foi uma residência real e centro de poder, servindo subsequentemente como sede de várias instituições.

Nos anos mais recentes têm surgido debates e planos para a reconstrução do Palácio Saxão. Para muitos polacos, reconstruir o palácio seria um ato simbólico de restauração e cura, reavivando a memória da rica história da Polónia e de Varsóvia em particular.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.