Misteriosas inscrições com 2.000 anos encontradas em Israel intrigam arqueólogos

Shai Halevy / Israel Antiquities Authority

Algumas das inscrições encontradas pelos arqueólogos no banho ritual em Jerusalém

Algumas das inscrições encontradas pelos arqueólogos no banho ritual em Jerusalém

Arqueólogos israelitas estão a tentar descodificar inscrições antigas descobertas numa escavação em Jerusalém.

As inscrições foram encontradas nas paredes de uma câmara antiga, com vestígios de uma banheira escavada na pedra, usada para o mikvá, um tradicional ritual de banho judaico.

Os arqueólogos estimam que as inscrições sejam de há 2 mil anos atrás.

Os especialistas estão agora a tentar decifrar as palavras, que parecem ser em aramaico, e os diversos símbolos encontrados, entre os quais um barco e palmeiras.

Segundo os arqueólogos, as inscrições podem até ser simples pinturas decorativas, mas provavelmente terão significado religioso.

Shai Halevy / Israel Antiquities Authority

A escavação onde as inscrições foram encontradas tem mais de 2 mil anos

A escavação onde as inscrições foram encontradas tem mais de 2 mil anos

Segundo a IAA, Autoridade de Antiguidades de Israel, um dos símbolos pode ser um menorá, um candelabro de sete braços, um dos principais símbolos do Judaísmo. Algumas das inscrições podem ser nomes.

A descoberta ocorreu quando funcionários da IAA inspeccionavam o local, no distrito de Arnona, no qual estava prevista a construção de uma creche .

Nos muros, encontravam-se letras em aramaico, a língua falada há 2 mil anos, escritas no estilo cursivo hebraico. Segundo a IAA, tal “era comum no final do período do Segundo Templo”.

Foi também encontrada uma série de símbolos escritos com lama ou rabiscados no gesso.

“Não há dúvida de que esta é uma descoberta muito significativa”, afirmaram os arqueólogos responsáveis pela escavação, Royee Greenwald e Alexander Wiegmann, citados pela BBC.

Shai Halevy / Israel Antiquities Authority

As inscrições foram escritas em aramaico com alfabeto hebraico

As inscrições foram escritas em aramaico com alfabeto hebraico

“Tamanha concentração de inscrições e símbolos tão antigos num sítio arqueológico e num estado tão bom de conservação é algo muito raro, único e até intrigante.”

Os símbolos e as inscrições já foram transferidos do mikvá para laboratórios de conservação.

A Autoridade de Antiguidades de Israel planeia exibir as inscrições em público brevemente.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …