Misteriosas inscrições com 2.000 anos encontradas em Israel intrigam arqueólogos

Shai Halevy / Israel Antiquities Authority

Algumas das inscrições encontradas pelos arqueólogos no banho ritual em Jerusalém

Algumas das inscrições encontradas pelos arqueólogos no banho ritual em Jerusalém

Arqueólogos israelitas estão a tentar descodificar inscrições antigas descobertas numa escavação em Jerusalém.

As inscrições foram encontradas nas paredes de uma câmara antiga, com vestígios de uma banheira escavada na pedra, usada para o mikvá, um tradicional ritual de banho judaico.

Os arqueólogos estimam que as inscrições sejam de há 2 mil anos atrás.

Os especialistas estão agora a tentar decifrar as palavras, que parecem ser em aramaico, e os diversos símbolos encontrados, entre os quais um barco e palmeiras.

Segundo os arqueólogos, as inscrições podem até ser simples pinturas decorativas, mas provavelmente terão significado religioso.

Shai Halevy / Israel Antiquities Authority

A escavação onde as inscrições foram encontradas tem mais de 2 mil anos

A escavação onde as inscrições foram encontradas tem mais de 2 mil anos

Segundo a IAA, Autoridade de Antiguidades de Israel, um dos símbolos pode ser um menorá, um candelabro de sete braços, um dos principais símbolos do Judaísmo. Algumas das inscrições podem ser nomes.

A descoberta ocorreu quando funcionários da IAA inspeccionavam o local, no distrito de Arnona, no qual estava prevista a construção de uma creche .

Nos muros, encontravam-se letras em aramaico, a língua falada há 2 mil anos, escritas no estilo cursivo hebraico. Segundo a IAA, tal “era comum no final do período do Segundo Templo”.

Foi também encontrada uma série de símbolos escritos com lama ou rabiscados no gesso.

“Não há dúvida de que esta é uma descoberta muito significativa”, afirmaram os arqueólogos responsáveis pela escavação, Royee Greenwald e Alexander Wiegmann, citados pela BBC.

Shai Halevy / Israel Antiquities Authority

As inscrições foram escritas em aramaico com alfabeto hebraico

As inscrições foram escritas em aramaico com alfabeto hebraico

“Tamanha concentração de inscrições e símbolos tão antigos num sítio arqueológico e num estado tão bom de conservação é algo muito raro, único e até intrigante.”

Os símbolos e as inscrições já foram transferidos do mikvá para laboratórios de conservação.

A Autoridade de Antiguidades de Israel planeia exibir as inscrições em público brevemente.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Quem quer casar com o chimpanzé? Bonobos acasalam por causa das mães

Este tipo de chimpanzé tem um comportamento muito próximo do dos humanos. Mas se acha que a sua mãe se intromete demasiado na sua vida sexual, saiba que, pelo menos, não é um bonobo macho. As …

A colisão com um planeta anão pode ter "estragado" o lado oculto da Lua

Da Terra, vemos sempre o mesmo da Lua. Contudo, esse lado é bem diferente do lado oculto do nosso satélite natural. O contraste entre as duas partes da Lua tem intrigado os astrónomos. Se se …

Fugitivo promete entregar-se se tiver 15.000 "gostos". Polícia dos EUA aceita

A Polícia de Connecticut, nos Estados Unidos, informou esta quarta-feira que um fugitivo com vários mandados de prisão concordou entregar-se, mas com uma condição insólita: arrecadar 15.000 "gostos" no Facebook. De acordo com a Esquadra …

Há um pequeno satélite a revolucionar o setor espacial. Chama-se CubeSat

Apesar das pequenas dimensões do CubeSat, o satélite é capaz de efeitos extraordinários que estão a revolucionar o setor espacial. Os avanços da microeletrónica das últimas décadas permitiram desenvolver sistemas espaciais eficazes, de forma mais rápida …

Guardiola já terá chegado a acordo com a Juventus

O treinador espanhol Pep Guardiola já terá chegado a acordo com a Juventus para ser o próximo treinador dos bianconeri, avança a agência italiana AGI.  De acordo com a mesma fonte, Guardiola, de 48 anos, prepara-se …

Porto quer declarar guerra às gaivotas. "É uma questão de saúde"

Vários organismos reclamam que é necessário tomar medidas para controlar o excesso de gaivotas nas zonas urbanas, que se tem tornado num problema de saúde pública. São várias as queixas na zona do Porto por incidentes …

Esta cigarra é a mais ameaçada em Portugal. Só existe em dois ou três sítios do Alentejo

A Euryphara contentei - há quem lhe chame só cigarrinha e há quem diga cigarrinha-verde - resiste apenas em alguns locais exíguos da planície alentejana. É a mais ameaçada das 13 espécies de cigarras que …

EUA anunciam ajuda de 16 mil milhões de dólares a agricultores prejudicados pela disputa comercial com a China

A administração Trump disponibilizará 16 mil milhões de dólares (cerca de 14 mil milhões de euros) para manter os agricultores à tona durante a guerra comercial entre os Estados Unidos (EUA) e a China, anunciou …

Perdeu a família e foi violada. Quase duas décadas depois, recebeu a maior indemnização de sempre na Índia

Na primavera de 2002, uma jovem de 19 anos, grávida de cinco meses, foi violada por 11 homens que lhe mataram a família. Teve que fingir-se de morta para escapar. Agora, 17 anos depois, o …

Ivo Rosa questiona legalidade de provas da ​Operação Marquês

O juiz de instrução criminal da Operação Marquês, Ivo Rosa, tem dúvidas sobre a legalidade de algumas provas recolhidas na investigação, tendo assinado um despacho que enviou para os advogados dos arguidos para se pronunciarem. Segundo …