Misteriosas inscrições com 2.000 anos encontradas em Israel intrigam arqueólogos

Shai Halevy / Israel Antiquities Authority

Algumas das inscrições encontradas pelos arqueólogos no banho ritual em Jerusalém

Algumas das inscrições encontradas pelos arqueólogos no banho ritual em Jerusalém

Arqueólogos israelitas estão a tentar descodificar inscrições antigas descobertas numa escavação em Jerusalém.

As inscrições foram encontradas nas paredes de uma câmara antiga, com vestígios de uma banheira escavada na pedra, usada para o mikvá, um tradicional ritual de banho judaico.

Os arqueólogos estimam que as inscrições sejam de há 2 mil anos atrás.

Os especialistas estão agora a tentar decifrar as palavras, que parecem ser em aramaico, e os diversos símbolos encontrados, entre os quais um barco e palmeiras.

Segundo os arqueólogos, as inscrições podem até ser simples pinturas decorativas, mas provavelmente terão significado religioso.

Shai Halevy / Israel Antiquities Authority

A escavação onde as inscrições foram encontradas tem mais de 2 mil anos

A escavação onde as inscrições foram encontradas tem mais de 2 mil anos

Segundo a IAA, Autoridade de Antiguidades de Israel, um dos símbolos pode ser um menorá, um candelabro de sete braços, um dos principais símbolos do Judaísmo. Algumas das inscrições podem ser nomes.

A descoberta ocorreu quando funcionários da IAA inspeccionavam o local, no distrito de Arnona, no qual estava prevista a construção de uma creche .

Nos muros, encontravam-se letras em aramaico, a língua falada há 2 mil anos, escritas no estilo cursivo hebraico. Segundo a IAA, tal “era comum no final do período do Segundo Templo”.

Foi também encontrada uma série de símbolos escritos com lama ou rabiscados no gesso.

“Não há dúvida de que esta é uma descoberta muito significativa”, afirmaram os arqueólogos responsáveis pela escavação, Royee Greenwald e Alexander Wiegmann, citados pela BBC.

Shai Halevy / Israel Antiquities Authority

As inscrições foram escritas em aramaico com alfabeto hebraico

As inscrições foram escritas em aramaico com alfabeto hebraico

“Tamanha concentração de inscrições e símbolos tão antigos num sítio arqueológico e num estado tão bom de conservação é algo muito raro, único e até intrigante.”

Os símbolos e as inscrições já foram transferidos do mikvá para laboratórios de conservação.

A Autoridade de Antiguidades de Israel planeia exibir as inscrições em público brevemente.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado. A greve às …

Time elege Khashoggi e outros jornalistas "guardiões da verdade" como personalidades do ano

O jornalista saudita Jamal Khashoggi, assassinado a 2 de outubro deste ano no consulado da Arábia Saudita em Istambul, é uma das personalidades do ano eleitas pela revista norte-americana Time. O colunista do Washington Post, voz …

Função Pública: Nova modalidade pré-reforma propõe 25% a 100% do salário-base

O Governo quer avançar com uma nova modalidade de pré-reforma na Função Pública, permitindo assim que os funcionários com 55 anos ou mais possam deixar de trabalhar, mantendo parte do salário. O Governo quer avançar com …

Trump ameaça paralisar Governo caso não consiga fundos para o muro. Norte-americanos preferem que desista

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira paralisar o próprio Governo caso não consiga fundos suficiente para a construção do muro na fronteira com o México, iniciativa contestada pelos democratas.  “Se não conseguir o que …

"Coletes Amarelos" chegam a Portugal a 21 de dezembro e querem parar o país

O evento, marcado para o dia 21 de dezembro e inspirado nos "Coletes Amarelos" franceses, ganha cada vez mais dimensão nas redes sociais: mais de 13 mil pessoas confirmaram presença. Depois de França, é a vez …

Ministério Público abre inquérito às incongruências no currículo de candidata à JS

O Ministério Público de Lisboa abriu um inquérito ao casos dos erros e incongruências no currículo de Maria Begonha, candidata à liderança da Juventude Socialista. O Ministério Público abriu um inquérito ao caso dos erros e …

"Agora, só falo de anos aos 100". Ninguém sabe como Marcelo vai celebrar os 70

Marcelo Rebelo de Sousa cumpre hoje 70 anos de vida e, como não é nada habitual, não tem agenda oficial, deixando de lado os compromissos como Presidente da República, e até recusou dar entrevistas, afastando-se …

Atentado em Estrasburgo faz três mortos. Atirador ainda em fuga

A França está em estado de "Alerta Atentado", depois do tiroteio em Estrasburgo. O atirador que matou 3 pessoas estava sinalizado por radicalização e continua em fuga. O movimento "Coletes Amarelos" lança no ar uma …