Misteriosa bola de fogo nos céus da Tailândia era afinal lixo espacial

A bola de fogo que tanto espantou e entusiasmou os tailandeses na segunda-feira de manhã não terá, afinal, nada de transcendente. O misterioso evento que tanto deu que falar nas redes sociais não passará de lixo espacial.

O vídeo publicado acima ilustra o momento em que a tal bola de fogo invadiu o céu de Banguecoque, a capital da Tailândia, um pouco antes das 9h da manhã desta segunda-feira.

O mesmo fenómeno extraordinário foi captado pelas câmaras de vários condutores que se deslocavam para o trabalho em outras estradas do país.

O caso originou muito burburinho e especulações, nomeadamente de que seria um meteorito a arder na atmosfera terrestre, mas o Planetário de Banguecoque anunciou que não há informações sobre a aterragem de qualquer meteorito à hora do evento.

A imprensa tailandesa afiança que o mais provável é que a bola de fogo tenha sido causada pela queda de lixo espacial. Os astrónomos do país teriam previsto que o objecto Flock 1B-11 número 40459U queimaria na atmosfera terrestre mais ou menos à mesma hora.

Há milhares de detritos espaciais, isto é, vestígios de objectos humanos como partes e dejectos de naves espaciais e componentes de satélites, que se encontram em órbita em torno da Terra e que entram, anualmente, na atmosfera terrestre. A maioria deles queima à entrada na atmosfera, mas têm o potencial para causarem acidentes graves. Felizmente, não foi o caso desta vez.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …

Putin estará a comandar campanha para denegrir Biden, admite CIA

Esta terça-feira foi divulgado um documento da CIA que aponta para interferência russa na degradação da imagem de Joe Biden. Vladimir Putin está "provavelmente a comandar" uma campanha para denegrir Joe Biden, candidato do Partido Democrata …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Três minutos desastrosos, um sir alemão e o público que voltou a um estádio

Começou a época 2019-20. O futebol regressou aos estádios, mas o público não — excepto nos Açores. Em Alvalade, nem público, nem jogadores — alinhou a pandemia. O Benfica vingou-se do desaire europeu, o FC Porto …

Pais ajudaram a PJ a apanhar Rui Pinto na Hungria (onde desapareceram 2 sacos de provas)

A Polícia Judiciária (PJ) perseguia Rui Pinto desde 2015, mas só conseguiu apanhá-lo na Hungria em 2019, após ter seguido os seus pais. Um dado revelado em tribunal no julgamento do caso Football Leaks, onde …

Advogados podem ter de processar os próprios familiares para conseguirem subsídio

Os advogados terão de provar a quebra de rendimentos - poderão ter de desencadear ações judiciais contra os próprios familiares que se recusarem a sustentá-los - para acederem a um subsídio destinado a compensá-los pela …