Mistério do estranho zumbido que viajou pelo mundo inteiro resolvido

O fenómeno do estranho zumbido está relacionado ao esvaziamento de um dos maiores reservatórios de magma ativos descobertos no manto superior da Terra.

Em 2018, uma grande quantidade de misteriosos sinais sísmicos foi detetada em todo o mundo, entre os meses de maio e junho. O estranho zumbido viajou pelo mundo inteiro e despertou a curiosidade da comunidade científica. Agora, uma investigação explica finalmente o que aconteceu.

A quantidade incomum de terramotos teve origem na ilha de Mayotte, no oceano Índico, uma das várias ilhas do arquipélago de Comores, localizado entre o continente africano e Madagáscar. Os cientistas detetaram sete mil terramotos tectónicos, um tipo de sismo que ocorre quando as placas tectónicas se movem uma ao longo da outra. A pressão criada por essas movimentações faz com que ocorram estes terramotos.

Num estudo publicado este mês na Nature Geoscience, uma equipa de cientistas desvendou as atividades sísmicas que levaram ao surgimento do vulcão em Mayotte, seguindo a drenagem do “excecionalmente profundo” reservatório de magma até ao fundo oceânico. Além desta descoberta, descobriram a causa do misterioso zumbido.

O depósito gigante de magma está localizado a cerca de 35 quilómetros de profundidade no oceano Índico, e foi o responsável pelo aparecimento do vulcão subaquático. “Demorou apenas algumas semanas para que o magma se espalhasse do manto superior para o fundo do mar, onde nasceu um novo vulcão submarino”, escreveram os autores do estudo.

Para descobrir o que realmente aconteceu, os geólogos recolheram dados sísmicos de todo o mundo, uma vez que não existe um sismógrafo a monitorizar a ilha de Mayotte. Por esse motivo, foi necessário combinar todas as informações ao redor do planeta que haviam sido registadas nos eventos anteriores.

A equipa de investigadores percebeu que existiam duas fases: primeiro, o magma acumulado na câmara, de 15 quilómetros de largura, fluía diagonalmente até chegar ao fundo do mar e provocava a erupção da qual nasceria o novo vulcão.

Como resultado, ocorreram “grandes terramotos ao longo do seu caminho até a superfície”. À Live Science, a geóloga Simone Cesca explicou estes sinais corresponderiam aos eventos registados em maio de 2018.

A segunda fase corresponde ao caminho seguido pelo magma, que se tornou uma espécie de “autoestrada” através da qual a câmara foi esvaziada, originando o vulcão. Quando a câmara ficou desocupada, desabou, fazendo com que a ilha afundasse.

Além disto, foram criadas no fundo do mar pequenas falhas e fraturas. Quando os terramotos relacionados ao aparecimento do vulcão e as placas tectónicas “sacudiram” a área acima da câmara, desencadearam o misterioso zumbido.

Apesar de o novo vulcão estar formado, os investigadores sugerem que é provável que surjam novos terramotos que podem abalar a área. Aliás, este argumento explicaria os cerca de dois mil terramotos registados no local, até agora.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Eu ficava quase louco com esse zumbido,o ano de 2018 pra mim foi aterrorizante neste aspecto,quando eu ia dormir ou mesmo no meio da noite ouvia esse zumbido .

  2. Primeiro meu caro amigo tudo isso q vc falou aí e uma grande mentira segudo seu português e orrivel no seu texto tem vários erros ortográfico. Recomendo vc a volta pra escola antes de sair por aí falando merda

  3. Na verdade, muitos tempos científicos e nenhuma explicação que responda Exatamente e claramente sobre os sons pelo céus. E sim tem pessoas pelo mundo que sentem e percebem mais que as outras, mas isso não significa ter ouvido especial de sim percepção diferente do que está em volta.

    • Cuidado… Quando se fala de percepção e audição. São duas coisas muito diferentes. Contudo existem pessoas que têm uma percepção extrasensorial, porém essa percepção não é infalível. Além disso, mesmo que tivesse esse “dom”, ele não se poderia manifestar na sua audição de forma física, (pois não podia ser “escutado” pelo ouvido humano), mas sim manifestar-se no poder da sua “audição extrasensorial mental”
      Ps. Sei do que falo, sou parapsicólogo

      • Agradeço por comentar de forma coerente e expondo sua visão a luz de uma ciência tão complexa para nós, leigos, que é a Parapsicologia . Este assunto que muitos tratam como brincadeira, ainda ao meu ver, não esta totalmente “solucionado” como diz a matéria, mas enfim, acho que devemos nos aprofundar mais no que não conhecemos, porque oque já conhecemos, não nos esclareceu muita coisa, Um abraço.

RESPONDER

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …

Vieira tramado por "cunha" de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da "Operação Lex" e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além …

"Apagão" de dados. DGS não está a revelar todos os infectados com covid-19

Há casos de infectados com covid-19 que não surgem contabilizados nos boletins diários divulgados pela Direcção Geral de Saúde (DGS). A denúncia é feita por profissionais no terreno que põem em causa a verdadeira dimensão da …

Tensão no Mar do Sul. China em manobras militares, EUA enviam dois porta-aviões nucleares

Os Estados Unidos enviaram os super-porta-aviões nucleares USS Ronald Reagan e USS Nimitz para o Mar do Sul da China, região onde forças navais chinesas estão a realizar exercícios militares. "O nosso objetivo é enviar um …

Portugueses querem Centeno no BdP. 72% considera "muito importante" Champions em Lisboa

Mais de 70% dos portugueses consideram “muito importante” a realização da fase final da Liga dos Campeões europeus de futebol em Portugal e 11,1% acham que é apenas “importante”, segundo um estudo da Eurosondagem divulgado …

Marcelo tinha dúvidas em assinar nacionalização. TAP já começou a dispensar trabalhadores

A TAP já está a dispensar trabalhadores e espera-se uma reestruturação "dolorosa" no âmbito do processo em que o Estado reforçou a sua posição na estrutura accionista da companhia. O Presidente da República admitiu que …