/

Astrónomos descobrem “mistério rodopiante” em torno de um buraco negro próximo

Robin Dienel / Carnegie Institution for Science

Uma equipa de astrofísicos pode, finalmente, ter descoberto a rapidez com que um buraco negro próximo gira. Esta descoberta pode significar que os cientistas estão mais perto do que nunca de descobrir tudo o que há para saber sobre uma determinada classe destes gigantes escuros.

A grande maioria dos físicos acredita que os buracos negros são idênticos, exceto em três características: massa, carga e rotação. Em teoria, um buraco negro pode ser carregado positiva ou negativamente, dependendo se é composto por eletrões ou protões, mas, no mundo real, os buracos negros têm uma carga líquida nula.

Agora, uma equipa de cientistas conseguiu fazer uma boa medição da rotação deste buraco negro. Para medir o giro, os astrónomos concentraram-se nas nuvens rodopiantes de matéria do lado de fora do horizonte de eventos do buraco negro, que são arrastadas pela rotação da singularidade.

Ao determinar a rapidez com que a matéria se movem, os cientistas conseguem estimar o momento angular – ou rotação – da própria singularidade, explica o Live Science.

O buraco negro 4U1543-4 orbita uma estrela a cerca de 24.700 anos-luz da Terra e, com 9,4 vezes a massa do Sol, não é um buraco negro supermassivo. Acontece que, a esta distância, as nuvens de gás não são visíveis.

Por esse motivo, a equipa decidiu medir o brilho dos raios X produzidos nas proximidades do horizonte de eventos, à medida que o turbilhão de poeira e gás ao redor do horizonte acelera a velocidades extremas. O brilho revelou a rapidez com que o gás e a poeira se movem, o que por sua vez forneceu informações sobre o próprio buraco negro.

Os astrónomos descrevem a taxa de rotação de um buraco negro com números entre -1 e 1. Um buraco negro que não gira de maneira alguma tem o spin 0 a *, e os buracos negros também têm velocidades máximas de rotação, que atingem o topo quando se aproximam de 1 a * ou -1 a *.

De acordo com o artigo científico, publicado na Monthly Notices da Royal Astronomical Society, este buraco negro tem uma rotação de 0,67.

Existem amplas margens de erro, que podem chegar a 0,82 ou descer até 0,59. No entanto, independentemente disso, a taxa de rotação é “moderada” para um buraco negro com esta massa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.