Mistério dos telefones de Garfield resolvido mais de 30 anos depois

(dr) Claire Simonin‎ / Ar Viltansou

Telefones Garfield

Objetos terão saído de um contentor de transporte marítimo que se soltou de um cargueiro no mar.

Há décadas que as autoridades francesas se deparam com um fenómeno estranho: o aparecimento de telefones de plásticos, de cor laranjas nas costas da Bretanha, França. O primeiro episódio ocorreu na década de 1980, mas os restantes prolongaram-se durante mais de 30 anos sem que se soubesse de onde tinham vindo os aparelhos.

Ao longo dos anos, o icónico telefone do Garfield tornou-se um objecto de coleção e funcionava com uma homenagem à personagem de desenhos animados, nota o IFL Science.

O grande mistério de Garfield foi resolvido com a ajuda de um agricultor, cuja memória foi avivada por uma renovada campanha sobre os telefones de uma equipa de limpeza de praia em França. Quando a imprensa local se focou na história, o homem entrou em contacto para dizer que se lembrava de ter visto um telefone Garfield depois de uma tempestade no início dos anos 80. Para alívio das autoridades, o agricultor também parecia saber de onde vinham.

Aparentemente, os telefones Tyco Garfield haviam escapado de um contentor de transporte marítimo que se tinha soltado de um cargueiro no mar. Um exemplo semelhante é o caso dos Friendly Floatees, no qual um carregamento de 28.000 patos de borracha foram libertados no oceano depois de um contentor de transporte marítimo se ter soltado durante o transporte da China para a América.

Sendo brinquedos de banho, estavam excecionalmente bem preparados para viajar através dos mares, mas o telefone Garfield não pode ser considerado tão navegável.

O contentor marítimo de onde tinham vindo os telefones estava preso numa caverna escondida, sendo a sua localização conhecida apenas pelo agricultor que em 2019 decifrou o caso. Décadas tinham passado desde o incidente, mas quando as equipas foram explorar a caverna, encontraram o contentor destruído, assim como alguns telefones que ainda se arrastavam.

“Vi peças dos telefones Garfield por toda a caverna”, disse a presidente da associação local de limpeza de praias, Claire Simonin-Le Meur, a Ouest-France. “Mas o grosso dos telefones já desapareceu, o mar fez o seu trabalho durante 30 anos”. Chegamos após a batalha”.

Apesar de o mistério do Garfield ter sido resolvido, a presença dos objetos na costa francesa mantém-se e promete continuar, já que a carga total do contentor nunca chegou a ser conhecida.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.